Flávio Citro - Direito Eletrônico

Brasil precisa encontrar caminho para ter juros mais baixos.

Brasil precisa encontrar caminho para ter juros mais baixos.

Se o Brasil quiser consolidar os avanços dos últimos anos, mantém o sistema de metas de inflação, que tem funcionado, e encontra um caminho para ter juros mais baixos no futuro. Os críticos têm razão: o país é campeão nesse quesito, mesmo quando estão mais baixos, na verdade, ainda estão altos. Quando olhamos os juros ao consumidor, então, é um espanto, como um dia foi em termos de inflação. O país precisar dar esse passo.

Mas alterar a política de metas de inflação, que funciona bem desde 1999, é um risco e tomara que o próximo governante não queira fazer mudanças que coloquem em risco esse patrimônio.

A consultoria Uptrend comparou as taxas de juros reais de várias economias, e o Brasil é campeão (ver post abaixo). Essa taxa básica é aquela que o Tesouro paga para financiar seus papéis, diferente do que nós, consumidores, pagamos quando vamos financiar, por exemplo, uma casa, um carro.

O Copom vai subir os juros. Isso é certo, porque a inflação subiu. A dúvida é saber se vai subir 0,5 p.p. ou 0,75 p.p. Na última reunião, a ata não conversou com a decisão. E essa confusão criou um certo ruído na economia. Isso me preocupa, porque se chega a ideia de que o BC está indeciso, sob pressão, eles pensam que a inflação vai subir e pensam logo em aumentar os preços. Aí, cada um começa a reajustar e a inflação sobe mais ainda. Não basta ser independente, tem que parecer independente.

Míriam Leitão

O Globo

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br