Flávio Citro - Direito Eletrônico

Defensoria Pública da União investiga problemas em serviço dos Correios.

correiosA ineficiência dos Correios chamou a atenção da Defensoria Pública da União. O titular do setor de Ofícios de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, defensor André Ordacgy, abriu ontem um procedimento para apurar possíveis irregularidades no serviço postal. Ele solicitará oficialmente informações e prazos aos Correios.

No último domingo, o GLOBO mostrou que apenas nove (36%) das 25 cartas enviadas por jornalistas, no dia 25 de março, foram entregues no prazo correto, no dia seguinte à postagem.

- Queremos que a empresa informe dados mais apurados, como os prazos para a contração de novos funcionários e da compra de equipamentos, além de explicações a cerca de contratos com empresas de transporte aéreo – disse Ordacgy.

Caso não seja possível garantir a melhoria do serviço dos Correios, o defensor afirmou que será necessário ajuizar uma ação civil pública. Paralelamente a isso, a Defensoria Pública da União está se preparando, na Rua da Alfândega 70, no Centro, para receber reclamações de pessoas insatisfeitas com o serviço postal, que tenham se considerado lesadas.

- Vamos avaliar se entraremos com ações individuais ou coletivas – disse Ordacgy.

O Procon do Rio de Janeiro também estimula as reclamações formais. O subsecretário adjunto de Direitos do Consumidor do órgão, José Fernandes, informa que as ações podem redundar em multas de até R$ 5,5 milhões. Para evitar prejuízos, as empresas acabam se disciplinando.

- Também encaminhamos o consumidor para o judiciário, a fim de pleitear uma indenização por danos morais. Nosso objetivo é educar o fornecedor, que ele deixe de lesar o consumidor – afirmou José Fernandes.

Quem depende dos Correios para receber contas não pode perder o prazo, mesmo se o boleto demorar a ser entregue.

Neste caso, a segunda via deve ser pedida, segundo o Procon.

Caso o prazo tenha sido perdido, a é conversar com a empresa, alegando problemas com o serviço postal. E, se não conseguir negociar, o consumidor deve pagar a conta para não haver corte do serviço, mesmo com multa e juros, tentando o ressarcimento na conta futura. Caso haja problemas, deve procurar o Procon e requerer o ressarcimento do débito em dobro.

Atrasos na entrega de cartas pelos Correios geraram muitas reclamações de leitores do GLOBO. Só pela internet, foram 614 comentários sobre a reportagem publicada no último domingo. Entre eles, o de Eugenio Valença: – Se continuar assim, a reputação (dos Correios) vai para o ralo em instantes. Depois, para recuperar, ficará difícil.

 Clipping ANADEF – 6 de abril de 2010   escrito por ANADEF     Ter, 06 de Abril de 2010

http://andpu.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=939%3Aclipping-anadef-6-de-abril-de-2010&catid=34%3Aclipping&Itemid=54&lang=pt

ver também:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1543663-5606,00.html

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/05/correios-defensoria-publica-da-uniao-investiga-problemas-procom-estimula-reclamacoes-916254022.asp

http://sintectsantos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=93:Correios-Defensoria-P%C3%BAblica-da-Uni%C3%A3o-investiga-problemas-e-Procom-estimula-reclama%C3%A7%C3%B5es&catid=7:correios

Faça seu comentário (1)

Comentado por Antonio Carlos Freitas em 16/5/10

Os problemas nos Correios é a falta de funcionários que foram demitidos COVARDEMENTE. Na casa Civil em Brasília D/F está o Projeto de Lei da Camara 083/2007 que anistia os trabalhadores demitidos por pleitear os que era de direito (greve) que o Tribunal Superior Eleitoral julgou procedente. No meu caso, fui demitido tres dias antes das eleições municipais e durante licença médica por acidente do trabalho. Assim como eu, tem muita gente prejudicada por essa arbitrariedade! Ah, eu também me encaixo nesse PLC 083/2007.
Gostaria muito que vc caro Flavio, que nos ajudasse. Se vc procurar no google a seguinte frase: “persseguição política no governo fhc nos correios”
Verás a luta ardua que estamos travando.
Um forte abraço e meus parabéns pelo Blog!

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br