Flávio Citro - Direito Eletrônico

Toyota deve pagar multa recorde de de US$ 16,4 milhões a autoridades de segurança dos Estados Unidos.

toyota2WASHINGTON – A Toyota Motor concordou em pagar uma multa recorde de US$ 16,4 milhões a autoridades de segurança dos Estados Unidos. A penalidade ocorre por acusação do governo de que a empresa reconhecidamente atrasou a realização de um grande recall em janeiro de veículos com problemas no pedal do acelerador. A informação foi divulgada no domingo por um membro do governo americano.

O acordo entre o Departamento de Transportes dos EUA e a maior montadora do mundo deve ser assinado nesta segunda-feira em Washington, segundo a fonte.

A administração de Barack Obama concluiu que a Toyota atrasou propositalmente o recall relacionado a um problema potencialmente perigoso que pode causar travamento do pedal acelerador em alguns dos modelos mais vendidos da empresa, entre eles, o Camry.

Ao concordar em pagar a multa, a Toyota “aceita a responsabilidade por esconder este defeito de segurança” da Administração Nacional de Segurança de Tráfego, “violando a lei”, disse à Reuters um representante do Departamento de Transportes, pedindo para não ser identificado porque o acordo ainda não foi finalizado.

Um porta-voz da Toyota no Japão disse que a montadora não havia chegado a uma decisão sobre o pagamento da multa aos Estados Unidos.

A Toyota ainda enfrenta mais de 100 processos sobre fraude ao consumidor e ferimentos pessoais provocados por aceleração não intencional de seus veículos.

Em um novo embaraço para a companhia, a Toyota foi forçada a parar a produção do utilitário de luxo Lexus GX 460 por causa de um problema com o sistema eletrônico de controle e avalia se terá de fazer um recall do modelo.

As ações da Toyota caíram quase 2 por cento em Tóquio, nesta segunda-feira.

A decisão da montadora de pagar a multa não a libera de potencial responsabilidade nos processos abertos após aceleração indesejada em veículos Toyota e Lexus, afirmou o representante.

Plantão | Publicada em 19/04/2010 Reuters/Brasil Online

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/04/19/toyota-deve-pagar-multa-recorde-aos-eua-diz-fonte-916376122.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br