Flávio Citro - Direito Eletrônico

COLUNA DE DEFESA DO CONSUMIDOR DO O GLOBO RECEBE DAS EMPRESAS RESPOSTAS QUE NADA DIZEM.

defesadoconsumidorPara analistas, empresas desrespeitam os clientes quando não são claras ao responder queixas, pondo seu futuro em risco.

HENRIQUE GALINKIN se diz insatisfeito como consumidor e leitor: “Também me incomoda ler respostas que não dizem nada”.

A resposta não atende o leitor. É assim que muitos consumidores classificam, em suas réplicas, as repostas às suas queixas enviadas pelas empresas a esta coluna. Ao abrir as mais de dez mil cartas recebidas anualmente, verifica–se que a insatisfação não se restringe unicamente à solução proposta, mas se estende à falta de clareza e de compromisso de algumas companhias com as promessas feitas. Ricardo Morishita, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), considera pouco respeitoso, por parte das empresas, se furtar a prestar esclarecimentos publicamente, quando o seu cliente buscou essa esfera para ser respondido:

— Uma empresa que responde de forma evasiva está retirando da sociedade a possibilidade de tomar conhecimento do caso. E é pouco respeitoso “dizer” aos leitores que não se trata de um problema deles e, por isso, não têm direito a saber o resultado. Isso denota ainda falta de transparência — diz Morishita. — Se a empresa fez tudo certo, qual é o problema de discutir o caso à luz do dia? É preciso colocar a termo o relacionamento das empresas com a sociedade. É uma questão de maturidade mostrar que, se um fornecedor pode errar, ele também está preparado para solucionar satisfatoriamente o problema. Quem mente ao consumidor, bem, nesse caso, não dá nem para considerar.

Para consultores de varejo, há risco real de perda de clientela

Na visão de Morishita, respostas padrão estão fora de questão. Bradesco e Apple, por exemplo, estão entre as empresas que permanentemente respondem a esta coluna terem esclarecido o caso com o cliente. Perguntadas sobre a estratégia, ambas disseram acreditar estar atendendo à demanda ao responder diretamente ao cliente. Já o Grupo Santander, que também já adotou essa prática, admitiu a dificuldade de responder aos questionamentos sem quebrar o necessário sigilo bancário, mas assumiu a necessidade de melhoria na qualidade das respostas:

— Os bancos de forma geral têm dificuldade em responder, pois a quebra de sigilo bancário pode ocasionar processos judiciais. Mas estamos trabalhando numa forma de melhorar as respostas sem ferir o sigilo. Entendemos que o canal de informação é um instrumento de cidadania e orientação. Por isso, estamos analisando as melhores repostas de diferentes setores para reformular a nossa — afirma Marcelo Linardi, Superintendente de Ouvidoria do grupo Santander.

Para Ulysses Reis, consultor de varejo e coordenador do MBA na área de consultoria da Fundação Getulio Vargas, as empresas ainda não se deram conta de que as redes sociais estão mudando definitivamente a forma e o peso das reclamações dos consumidores dentro da sociedade.

— Pesquisas mostram que numa rede social, rapidamente, de 200 pessoas são acessadas e que é grande a credibilidade que o grupo atribui às informações que chegam pela rede. Se existe um receio das empresas de levantar de lebre com uma resposta muito completa, fazer o cliente se sentir desrespeitado pode ser muito mais danoso. Em dois ou três anos, as empresas vão começar a perceber que a repercussão dessas atitudes nas redes sociais está custando a perda de clientes com poder aquisitivo, assim como a antipatia dos jovens, seus futuros consumidores. E reconquistar um cliente é muito mais caro do que mantê-lo.

Henrique Galinkin está entre os que não se conformaram com a resposta recebida. Ele reclamou à Motorola a falta de um CD com programa que permitisse a transferência de dados do seu celular para o computador.

— A resposta enviada pela empresa dizia que estava tudo solucionado, mas o que fizeram foi ofertar um kit de R$90, com o CD e cabo USB, que já veio no meu aparelho. O que não concordo. Se o aparelho faz transferência de dados, o CD deveria vir com o celular, como no meu aparelho anterior e não ser vendido com um plus. Além disso, procurei em autorizadas e no site e o kit não está disponível para venda — queixa-se Galinkin, dizendo-se também inconformado com algumas respostas enviadas a outros consumidores que lê no jornal — Como leitor, também me incomoda ler respostas que não dizem nada.

Já Alexandre Oliveira, home broker, pôs em dúvida a informação dada pela Net Rio de que tentou várias vezes o contato com ele, sem sucesso, para resolver sua queixa:

— Trabalho em casa, estou praticamente 24 horas próximo ao telefone fixo e ao celular. A não ser que eles estejam considerando a ligação gravada, que recebi algumas vezes, informando que havia problema na minha região. Mas isso seria muito desrespeito com o consumidor.

Harry Frajhof — que reclamou da baixa durabilidade de sua TV e do alto valor para o conserto — afirma que a resposta da Samsung a sua queixa aumentou sua indignação:

— Já havia enviado e-mail à empresa e tinha sido ignorado. Só se dignaram a me responder quando mandei a queixa pelo jornal e mesmo assim com uma resposta que não diz nada. Não quero nada de graça, mas acho que uma televisão não pode durar pouco mais de um ano e quando dá defeito ter um conserto com custo equivalente ao preço de uma nova. Me senti um trouxa. O discurso das empresas é bonito, mas a prática é diferente.

Na avaliação do consultor de varejo Marco Quintarelli, as empresas estão mais preocupadas com a operacionalidade do atendimento do que em ouvir de fato o cliente. E o consumidor, por sua vez, acrescenta ele, está cada vez mais crítico:

— O consumidor percebe quando a sua reclamação não ecoa na empresa. E mesmo quem não está ligado à questão, está atento aos detalhes da resposta e difere um retorno de qualidade de um proforma. Diferentemente do que as empresas podem pensar, o cliente prefere uma resposta rápida e eficiente, mesmo que negativa, do que a “enrolation”.

Empresas dizem que priorizam atendimento aos clientes

A Motorola alega estar preocupada em oferecer um melhor atendimento aos consumidores. Especificamente sobre Galinkin, a empresa diz que explicou ao consumidor que o seu aparelho não é vendido com o CD do software que permite realizar transferências de dados. Dessa forma, para atender à necessidade do cliente, seria necessária a aquisição de kit, como sugerido. Após as explicações, o caso foi dado como resolvido, já que a decisão cabe ao consumidor.

A Net Rio afirma que todos os casos recebidos têm prioridade da equipe de atendimento, que sempre entra em contato com os usuários para esclarecer dúvidas e solucionar as pendências. A empresa ressalta que, por se tratar de informação sigilosa e de cunho pessoal, os detalhes são discutidos apenas com o cliente. A Net diz ainda que todas as tentativas de contato ou informações fornecidas são controladas e registradas.

Já a Samsung diz adotar um padrão de resposta alinhada à sua estratégia de mercado, em que analisa cada caso de forma exclusiva, visando à satisfação do cliente. A empresa destaca que os equipamentos da marca são fabricados por processos de alta tecnologia e os mais rígidos critérios de qualidade. Em relação ao caso de Frajhof, a Samsung se compromete em entrar em contato até a terça-feira para propor uma solução satisfatória às partes.

Jornal: O GLOBO Luciana Casemiro 18/04/2010

Faça seu comentário (40)

Comentado por Andrea em 12/4/12

Tenho um logan 2009/2010, o mesmo já apresentou travamento da roda traseira esquerda por problemas relacionados ao freio por duas vezes em 1 ano e por varias vezes tiveram que mecher no freio de mão, a ultima vez foi no último dia 5/3/2012. Meu carro foi guinchado para a oficina da renault aricanduva SP,por apresentar travamento da rodas traseira com presença de fumaça e cheiro de queimado, o problema é quando entrei em contato com o SAC da renault após 4 dias de espera pela peça, a funcionaria Lusiane me informou que eu não teria direito a um carro reserva devido meu carro não ter sido guinchado pelo renault assistence o qual eu também não tinha direito. Entrei em contato com a oficina e fui informada que não tinha previsão de conserto para meu carro pois a peça estava em falta no mercado. Fui orientada a entrar em contato com o sac outra vez. A mesma funcionaria que me atendera anteriormente me disse que iria abrir uma exceção e liberar um carro reserva até que o meu ficasse pronto, perguntei a ela a hipótese da renault trocar meu carro pois tenho um bebe de 2anos que sempre esta comigo e eu estava seriamente preocupada com o problema de freio do meu carro, a mesma disse que isso não poderia acontecer e que eu não tinha nenhum direito. Foi me concedido um carro inferior ao meu, com o aluguel em meu nome, tive que dar um cheque no valor de $1700.00 me responsabilizando pelo o carro , ou seja a renault só pagou as diárias. Por fim quando completou 30 dias que meu carro estava aguardando peça liguei para o SAC falei com a Lusiane que não queria mais o mesmo carro pois estava com medo de que algo aconteça quando estiver em velocidade ou com a criança no carro, ela me disse que não tinha nenhuma chance e que este não era um assunto tratado pelo SAC, solicitei então o contato ela me deu o endereço da fabrica da Renault no Paraná para que eu escreva uma carta perguntei aos cuidados de quem, ela me disse que não teria ninguém de contato e que quando a carta chegasse seria avaliada e encaminhada ao responsável. Perguntei então pelo setor jurídico da empresa, a mesma me respondeu que este seria o caminho.

Agora eu gostaria de saber quem é o responsável pelos problemas da renault, acreditando na promessa e na missão da empresa comprei um carro zero e paguei a vista, Agora tenho um carro com defeito no freio que não tem peça no mercado, sabendo que a minha garantia termina em outubro pergunto se alguém do departamento responsável ficaria sossegado em carregar seus filhos em um carro com problemas de freio? E se meu carro der problemas após a garantia quem se responsabilizará? e se acontecer algum acidente a renault vai assumir?? Que empresa é esta que não sabe os direito do seu consumidor?

PEÇO QUE ME AJUDEM A ENCONTRAR O RESPONSÁVEL A QUEM EU POSSA ME REPORTAR, ACREDITO QUE A RENAULT NÃO QUEIRA SUJAR O NOME DA EMPRESA POR UMA CAUSA JUSTA.

Comentado por Francisca Becker em 21/3/12

Meu nome eh Francisca Becker e fiz uma reclamacao contra a Oi na semana passada – nao sei em que dia certo – mas nao recebi confirmacao da Globo. Obrigada,

Comentado por Nilo de Oliveira Paiva em 8/3/12

Adquiri um Condicinador de ar split Samsung 24000BTUs na Americanas.com e, ao instalá-lo, o profissional credenciado no CREA não conseguiu fazê-lo funcionar. Utilizou de todos os seus recursos e conhecimentos porém, quando o aparelho ia iniciar a refrigeração, a energia era interrompida, desligando-o e o disjuntor do quadro de distribuição do imóvel .Após várias tentativas sem êxito, orientou-me a acionar o fabricante, tendo sido gerada a solicitação de assistência técnica nº 5103003151, de 29 de fevereiro pp. Foi-me dado o prazo de dois dias úteis para a confirmação do agendamento. Após passados cinco dias úteis sem o contato da Samsung telefonei, novamente, para o nº 4004-0000 sendo atendido pela funcionária Rebeca e, após não concordar com as descupas recebidas da mesma, me foi dito por ela que ainda na tarde de hoje, 07 mar, um funcionário da Samsung me retornaria informando a data da visita técnica em minha residência o que, mais uma vez, não foi feito. Entendo como falta de respeito para com o consumidor a atitude da Samsung, não provendo os meios para a solução do problema. Informo que, além dos fatos narrados acima, a primeira solicitação que fiz, junto à Sansung foi cancelada pela empresa sem ter me comunicado e, ao meu ver, sem justificativa coerente, motivos pelos quais exponho o problema aos senhores solicitando ajuda.

Comentado por Regina Coeli Lemos Leite em 3/3/12

Rio de Janeiro, 3 de março de 2012.

Prezados Senhores,
Meu nome é Regina Coeli Lemos Leite, sou moradora da Barra da Tijuca/ RJ…,uma região que possui uns dos mais altos valores de IPTU, onde estão localizados os melhores shoppings, supermercados, e equivocadamente, todos pensam ser uma zona nobre da cidade , com a prestação de serviços básicos de água / CEDAE funcionando adequadamente…Ledo engano de todos !!!
Infelizmente, que desde o dia 28/fev./2012, estou sem água / CEDAE, apesar de estar com as contas em dia e após diversas ligações para a CEDAE, gerando diversos números de protocolos de atendimento, & ordem de serviço…… e até a presente data, não foi feito ou teve qualquer tipo de visita dos técnicos da CEDAE aconteceu, etcc…
Abaixo listo os protocolos, gerados através de ligações realizadas para a “fale com a NOVA CEDAE, n* 08002821195”:
• Em 29/02/2012 (12hs40min) __ protocolo N* 20120229124206347, quando forneci o N* de minha matricula junto a CEDADE__1101519-9 , efetuei a reclamação de falta de água…, gerando a Ordem de Serviço de n*202391787
• Em 01/03/2012___ protocolo N* 2012030109258993, novamente reclamei a CEDAE a falta d’água….quando fui informada que uma vizinha de rua comunicou a mesma ocorrência de falta d’águam minha rua e em outras casas do mesmo Cond. Sta. Marina / Barra da Tijuca…, gerando assim , mais uma Ordem de Serviço N* 203018885
• Em 02 / 03 / 2012 ___ protocolo N * 20120302093256397, novamente em contato com a CEDAE, e nada resolvido
• Em 03/03/2012___ protocolo N* 201203031140267, com a falta de atendimento e com a falta d’água, entrei novamente em contato com a CEDAE…….Como das outras vezes, fui informada que estariam reforçando o pedido de urgência …

Estando sem água desde 28/02/2012 , decidi tornar esta reclamação pública, para que o dirigentes de NOVA CEDAE envergonhem-se dos serviços que vêem prestando a população, apesar do aumento constante das tarifas etc.., esperando que alguma atitude para resolver o problema seja tomada…
Atenciosamente,
Regina Coeli Lemos Leite

Comentado por natali dos santos pereira em 1/3/12

olá comprei um oculos neste site com prazo de entrega de 5 á 14 dias e ate agora não recebi o produto,gostaria de cancelar o pagamento que sera cobrado daqui a 15 dias o que devo fazer

Comentado por Andrea em 21/2/12

Comprei uma maquina de lavar diretamente no site da Electrolux.Coincidencia ou nao, a mesma passou a apresentar problemas para centrifugar logo apos o vencimento da garantia. A Plustec, assistencia indicada por eles vem a minha casa desde entao duas a tres vezes ao mes, mas nao providenciam solucao definitiva para o caso. Realmente chego a conclusao que no momento da venda o tratamento e um, nao existe pos venda e muito menos preocupacao com o consumidor. Electrolux. . . Nunca mais.

Comentado por Marcial em 20/8/11

Meu problema é o mesmo de milhares.

Tenho um Plano Oi Velox de 600 Kb pelo qual pago $99,90 sendo que o valor para o mesmo Plano informado no site da OI é de $39,90.

Ao tentar contestar via chat da empresa, a atendente informou-me que não tinha “as ferramentas” adequadas para resolver meu problema. Porém havia disponibilidade de conexão a 2Mb para a minha cidade e que ela poderia mudar na mesma hora. Feliz da vida (mesmo sendo enganado no preço há meses), aceitei imediatamente a mudança de Plano, disposto até a “esquecer” tudo que perdi até agora.

Foi registrado o pedido através do protocolo:

Solicitação: 20111105750223

E fui informado que em até 72 horas tudo estaria solucionado.

Estas 72 horas já foram prorrogadas por mais 3 vezes e nenhuma das coisas foi feita.

Nem o valor do 600 Kb que tenho foi diminuído, e nem a mudança para o Plano de 2Mb foi realizada.

Sempre há a confirmação de que não foi atendido por um “erro sistemico”, há o pedido do numero de telefones de contacto e um prazo de mais 72 horas.

Hoje – 20 agosto – mais um protocolo: 20110820000030

É mais que óbvio que tudo isto é simples enrolação com o objetivo de continuar lesando o cliente.

Nova tentativa via telefone.

Novo protocolo: 20111109127731

Chegou até à supervisora Daniele. Mais uma vez nada resolvido sobre nenhuma das duas questões.

Comentado por Almir em 26/7/11

Fui Vítima de Fraude e de Extorsão do Grupo CAOA
A Loja do Grupo Caoa de Ribeirão Preto/SP, remetera-me/vendera-me um Subaru Impreza WRX Sedam 0km batido em duas ocasiões, enquanto sob custódia na autorizada Subaru de Ribeirão Preto/SP.
Fora batido/sinistrado em um teste drive a mais de 200 km/h e em uma pilastra no interior da Loja Subaru de Ribeirão Preto/SP, e mesmo assim me foi vendido como se 0km fosse e sem vícios/defeitos.
A problemática me levou a ter sérios problemas irreversíveis de saúde, e prejuízo econômico.
Para substituí-lo exigiram/extorquiram R$ 12.000,00, bem como se negaram a entregá-lo (transportado) em Foz do Iguaçu/PR, como havia sido acordado quando da compra do viciado/defeituoso/sinistrado (consta tal obrigação no pedido, bem como na nota fiscal eletrônica de venda).
Fizeram, depois de seis meses sem substituí-lo (inclusive acusando-me que fora eu que o sinistrara), eu ir buscar o substituto, lá Avenida Ibirapuera na Loja Caoa Subaru em SP/SP.
Não bastasse, ali nessa Loja me fizeram ficar esperando das 8:15 às 10:30, e mais duas horas na fila do Banco do Brasil, para que eu efetivasse depósito de mais R$ 12.000,00 (o primeiro havia sido integramente pago à vista) ao Grupo CAOA (não aceitaram o meu Cheque Especial do Banco do Brasil, cliente desde 1984, e ainda me obrigaram que declarasse formalmente que não reclamaria de vícios/defeitos daquele que viriam a me entregar em substituição.
Tive que ir perante Tabelião, para autenticar tal documento, por eles unilateralmente formalizado. Tudo se dava sob ordem da Advogada Dra Carolina Marinho, pois funcionários da Loja Subaru/Ibirapuera, inclusive seu Gerente Fábio Luiz, estavam reiteradamente a ligar a essa Advogada para como procederem.
E acaso não aceitasse todas essas exigências/abusividades não haveria a substituição: voltaria a Foz do Iguaçu de “mãos vazias”.
Estava fragilizado por seis meses de angústias e demora na troca. Sabiam disso. Aproveitaram-se. Humilharam-me.
A compra ocorreu em junho de 2010, utilizaria aquele Subaru Impreza WRX em uma viagem ao Chile, nas minhas férias de outubro daquele ano. Substituíram somente em dezembro de 2010, sob condição de pagamento de mais R$ 12.00,00 e ir buscá-lo na Cidade de São Paulo.
(tchecomax@yahoo.com.br, acavagnolli@gmail.com, telefone: 45 30281927)
Senhores,
Por que entendo ter havido fraude? Porque venderam-me veículo 0km, sem me alertarem que fora batido na parte posterior e repintado toda a traseira, e ainda nele a existência de partes/peças não originais do modelo, e outras consertadas.
E de ter havido extorsão por parte do Grupo CAOA? Somente substituiriam se eu pagasse mais R$ 12.000,00 e buscá-lo na cidade de São Paulo, enquanto estava a cargo do Grupo CAOA sua entrega em Foz do Iguaçu.
Acaso assim não procedesse o viciado, o batido, o repintado – o objeto da fraude – não seria substituído.
Espero que esses acréscimos, em torno de R$ 15.000,00, sejam-me ressarcidos.
Atenciosamente,
Almir Cavagnolli

Comentado por SERGIO DE SOUZA GOMES em 17/5/11

FIZ UM REGISTRO NA DEFESA DO CONSUMIDOR DE O GLOBO, RECEBI UM PROTOCOLO E QUERIA SABER COMO FAÇO PARA CONSULTAR O ANDAMENTO DO MESMO.

GRATO PELA ATENÇÃO
SÉRGIO GOMES

Comentado por Marcia Macri em 16/4/11

Solicite junto a TecVal o conserto da máquina de lavar pela primeira vez em 27/01/2011. O técnico veio até minha residência e identificou o problema como sendo do capacitor. Foi feito o conserto no mesmo dia pois, conforme alegação do técnico, ele possuía a peça. No dia 21/03 solicitei nova visita do técnico pois a máquina voltou a dar o mesmo defeito de antes. O técnico esteve na minha casa no dia 26/03 e disse que o problema não era com a peça trocada em janeiro, mas sim em uma nova peça, sendo cobrado pela nova peça o preço de R$98,00. Agendamos o retorno do técnico para o dia 30/03 para que fosse efetuado a troca. Aí começaram os problemas pois o técnico não apareceu no dia 30/03, nem nos dias 02/04, 09/04 e 16/04.É lamentável que uma empresa do porte da TecVal não tenha o mínimo de respeito com seus clientes pois quando ligamos para questinar o acontecido sempre dão desculpas esfarapadas e sem nexo. Parece que eles não precisam de seus cliente s para sobreviver no mercado.

Comentado por Evaldo em 3/2/11

Quero registrar que hoje (03 fevereiro) fui contactado pelo setor de relacionamentos da SKY, através do Sr. Vasco. Fui muitíssimo bem atendido e tive meu problema solucionado. Como disse a ele, acho que as coisas poderiam ser mais fáceis e menos dolorosas se desde o começo ouvissem melhor os apelos de seus clientes. No que ele concordou e afirmou tentarem melhorar neste aspecto.
Quero agradecer ao site Reclame Aqui e principalmente não posso deixar de ressaltar para todos os consumidores a importância da luta por seus direitos. Que todos busquem os meios necessários para que sejam ouvidos e atendidos. Um melhor relacionamento entre empresas e consumidores deve ser um desejo comum.
Um melhor relacionamento entre consumidores e empresas deve ser um interesse comum.

Comentado por Lourdes em 30/1/11

BOA NOITE!!!!

Estou, há dias, tentando entrar em contato com a SKY para adicionar mais pontos na minha casa, passo minutos e mais minutos no telefone sem que eles me atendam. O interesse maior pe deles, pois os dois pontos extras não são de graça, eles vão ganhar com isso, mas a falta de respeito e consideração com o cliente falam mais alto.

Hoje, tentei duas vezes contato pelo chat, no site da Sky e os atendentes – que são robozinhos e não sabem dizer nada além do script deles – derrubam a conexão sem a menor cerimônia, deixando o cliente sem resposta.

Segue a minha segunda tentativa pelo chat, hoje (e a prova do descaso que a SKY tem com o cliente):

Sheila Gomes: 12:23:31 Olá Maria de Lourdes, seja bem vindo(a) a SKYHDTV é isso! Em que posso ajudar?

Maria de Lourdes: 12:23:37 Olá
Maria de Lourdes: 12:23:39 boa tarde
Maria de Lourdes: 12:23:42 td bem?

Sheila Gomes: 12:23:50 boa tarde

Maria de Lourdes: 12:24:34 conforme estava tentando falar no chat anterior qd a conexão foi cortada propositalmente pelo atendente…estou há dias tentando contato pelo telefone com vcs, sem q ngm me atenda…dps de horas esperando na linha, a ligação sempre cai
Maria de Lourdes: 12:24:50 preciso saber cm proceder pra solicitar um novo ponto da sky na minha ksa

Sheila Gomes: 12:25:27 Esse canal é exclusivo para novas assinaturas. Por favor, para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, através do telefone 10611 ou 4004-1001. Agradecemos pela compreensão.
Sheila Gomes: 12:25:29 Agradecemos pelo seu contato, tenha uma boa tarde !

Maria de Lourdes: 12:25:34 e na primeira tentativa de chat, hj, a conexão tb foi cortada, da mesma forma q vcs derrubam o telefone, sem atender
Maria de Lourdes: 12:25:56 gostaria de saber se alguém pode atender o cliente com respeito e me dar essa informação…OBRIGADA!!!

Houve um erro de conexão.
Por favor, reconecte-se para efetuar um novo atendimento.

Enfim, como vocês puderam ver, eles encerram o atendimento quando bem entendem sem dar nenhuma resposta ao cliente.
Não sei a quem devo recorrer e como devo proceder, antes que eu desista da SKY, por conta do seu péssimo atendimento!!
Agradeço a atenção e aguardo orientações.
Obrigada!!

Comentado por Evaldo em 20/1/11

Conforme “combinado” de minha parte, acabo de dar entrada junto ao PROCON na Reclamação nº 085/11.

Incrível! Minha cidade tem menos de 200.00 habitantes.

A funcionária perguntou-me contra quem seria minha reclamação. Ao ouvir minha resposta, sorriu e disse:

- Terceira. Só hoje.

Tô indo pro site da ANATEL. Agora.

Comentado por Evaldo em 20/1/11

Exatamente conforme a ameaça (e nisto foram eficientes e perfeitos), desligaram meu sinal na data “combinada”.
Na mensagem acima esqueci-me de dizer que quando fiz os contatos com a empresa, fui informado que eu teria sim, a alternativa de fazer um depósito no valor que eu “julgava” ser o correto.
Mas que isto não impediria de forma alguma que o meu sinal fosse desligado após os 15 dias do vencimento da fatura que recebi se não pagasse o valor integral que estava sendo cobrado.
Então, é óbvio que não fiz depósito algum. Jamais por recusar-me a pagar uma conta, e sim por querer pagá-la, porém no valor correto. Apenas o meu direito (e dever).

Comentado por Evaldo em 19/1/11

Grande problema com a TV por Assinatura SKY:

Solicitei uma alteração de pacote de programação no dia 05 de janeiro (dia do vencimento da minha fatura), por estar com problema financeiro no momento (morte e doença na família).
No mesmo dia todos os canais que não pertenciam ao novo pacote foram desligados.
Sendo que a Sky cobra antecipadamente pelo serviço que ainda irá prestar (o que jamais compreendí e aceitei, porém acatei silenciosamente durante anos ) , obviamente compreendi que pagaria (antecipado), como sempre fiz, porém o valor do novo pacote, já que não usaria um dia sequer do pacote anterior. Porém, chegou uma fatura com o valor do pacote antigo.
Minha esposa entrou em contato com a empresa, solicitando que fosse emitido outro boleto com o valor do novo pacote ou então que fosse autorizado para que de alguma forma, eu fizesse um crédito no valor do novo pacote. Fui informado (por telefone, chat e e-mail) que a empresa não tem condições técnicas de fazer isto e que tenho que pagar o valor que está na fatura, sob pena de desligarem meu sinal após 15 dias do vencimento da fatura.
Imagine: vou pagar adiantado (deveria ter pago dia 05 de janeiro) o valor referente a 03 meses, porque o pacote atual custa um terço do pacote anterior e apenas Deus sabe quando, devolverão meu dinheiro. Ou seja, eu, cliente, com problema financeiro, vou emprestar dinheiro a SKY . Isto porque não são capazes de achar uma forma de receber um crédito no valor correto.
Ora, se pedí uma alteração para um novo pacote, que custa um terço do que eu tinha anteriormente, eu o fiz exatamente porque “neste momento” não estou mais podendo pagar por ele.

Para uma empresa que se gaba tanto de excelente relacionamento com o cliente, completamente arbitrária e repulsiva esta conduta.

Comentado por joao souza em 8/1/11

continua tudo do nesmo geito o clubesdv telemensagem prestando um pessimo trabalho , e pior enganando o povo e so entrar no site e ver http://www.clubesdv.com e ver a pilantragem os telefone nao funciona a mas de 5 meses nao responde email ja envieo mas de 500 , sao desonesto nao paga os frangueados devem a 4 meses sem dar esplicaçao e sem ter meios de se cominicar com o clubesdv gue e covarde se esconde em endereço falso em telefone gue nunca atende , eo pior site do brasil porgue sao nal intencionado , perdi dinheiro com esse saite gue continua na internete apesar de tantas reclamaçoes , nunca deram resposta porgue sabem gue estao errados , http://www.clubesdv.com telefone (21)30053012 /(11)40620175 / (31)40620183 email : faleconosco@hotmail.com SR leandro coinbra de uma esplicaçao nao se esconda deixe de ser covarde , ,

Comentado por Cristiane Basilio em 30/12/10

Venho através deste e-mail informar o descaso e desrespeito ao consumidor por parte da empresa SOM LIVRE. No dia 1 de dezembro fiz uma compra do Box do José Rico e Milionário, que daria de presente a minha mãe, pois não consegui encontrá-lo em loja. Me deram o prazo até o dia 14/12 e como não recebi entrei em contato por telefone e e-mail ao SAC para cobrar a entrega pois se tratava de um presente de natal. Por telefone me disseram que entregaria em dois dias por causa da demanda de pedidos e por e-mail não obtive resposta. Bom após os dois dias não recebi tentei contato novamente sem sucesso pois os telefones só davam ocupado. Quando consegui ligar novamente me disseram que entregaria o mais rápido possível, que estariam pedindo prioridade na entrega. Bom hoje dia 30/12/2010 recebi a resposta do SAC do e-maill passado em 15/12/2010 pedindo desculpas pelo atraso e transtorno. Entrei em contato nos telefones indicados no e-mail e a atendente Rejane me disse que meu endereço estava errado, então perguntei porque não confirmaram os dados quando fiz contato para cobrar a entrega como ela não soube me explicar pedi para falar com o supervisor ou com a pessoa que assinou o e-mail que recebi (Samia Mariano) ela me disse que não poderia pois não havia supervisor no local. Insisti para falar e disse que só desligaria a ligação quando fosse atendida por um supervisor pois queria a solução do problema visto que comprai a quase um mês e ela desligou a ligação.
É ABSURDA A FALTA DE RESPEITO DA SOM LIVRE COM O CONSUMIDOR!!!!
Espero que este e-mail possa me ajudar na solução deste problema.

Obrigada!

Atenciosamente,

Cristiane Basilio

Comentado por Isabela Oliveira Castro de Skowronski em 23/12/10

Oi ou hellloooo?

Minha reclamação é concernente ao péssimo atendimento prestado pela Oi ao consumidor. Há dias venho tendo problemas com minha net e a princípio vinha adotando todos os procedimentos requeridos pelo suporte técnico: formatei modem, contatei provedor, aguardei as 24 hs requeridas pela Oi pra efetuar o conserto e absolutamente nada do requerido pela empresa se mostrou eficaz. contratei um técnico pessoal para verificar a situação da minha linha (cabo), comprei novo modem, embora o técnico me assegurasse que o meu estava em perfeito estado,e o problema persistia. Qual era a minha surpresa quando entrava em contato com a Oi , os atentendes diziam que meu sinal estava perfeito, sem problema algum mas requeriam a prorrogação do prazo para análise do problema . Após muitas horas aguardando me foi enviada tb uma visita técnica da OI, que ficou ser comprovado um problema na Central deles, (Planta Interna) e que eu deveria aguardar mais 24 hs pela resolução do problema.
Novamente aguardei.. e o problema não só persistiu como se agravou, tendo em vista que a ligação eletrônica afirmava que eu tinha problemas de autenticação com o Provedor Netkey.Ora,jamais tive contato com tal provedor fato este que me deixou assustada ante a possibilidade de ter meus dados cadastrais expostos. Assim sendo contatei meu provedor de acesso Uol, a fim de verificar se tal empresa era terceirizada deles, e me foi garantido que não era e que não havia problemas de autenticação algum no meu provedor sendo me dado a hora exata do momento de minha conexão.
Enfim, o que reclamo aqui é não apenas em relação a péssima qualidade do serviço prestado e do descaso ao consumidor, mas sobretudo no que tange a falsas informações prestadas pela empresa, no que tange a perfeição do atendimento prestado, no que se refere ao problema de autenticação, e pela falta de responsabilizade pelo serviço prestado, pois alega que o problema é junto ao provedor ou da rede interna, quando na verdade a falha é na prestação de seus serviços.
O problema persiste, continuo com inumeros kicks , tendo eu que copiar este e-mail pra poder postar quando a Oi se dispuser a liberar alguns minutos da minha net paga regularmente
Infelizmente nos tornamos títeres de empresas descompromissadas em atender bem ao consumidor.
(tive que copiar este e-mail, uma vez que o sinal tenha se perdido enquanto digitava)

Comentado por Dalva Maria dos Santos Moreira em 22/12/10

Compramos uma cozinha da Favo (Casashopping) em 2007 e desde o inicio tive dificuldades em resolver os problemas que foram surgindo, como porta arranhada de fabrica (levaram quase um ano para trocar, formica indevida perto do fogao que descolou, etc, etc). Por ultimo sollcitei uma visita para alguns ajustes e para troca de algumas dobradiÇas com ferrugem , um tubo de pedurar pano de prato e alguns puxadores que estao manchados e descascados. A resposta que ouvi de 2 funcionarios que estiveram em minha casa e tambem por outros 2 por telefone, é que a Favo nao cobre peÇas enferrujadas mesmo para quem mora perto da praia e esta sujeito â maresia, como é o meu caso, e quanto ao tubo manchado e descascado nao me deram resposta até hoje. Isso vem rolando desde o inicio de novembro. Nao aguento mais ligar para a Assist. Técnica, eles dizem sempre a mesma coisa, que vao falar com a diretoria e que depois retornam e nao fazem nada. Esta visita que fizeram foi cobrada, mesmo a cozinha estando na garantia. Aguardo a resposta. Grata, Dalva Moreira

Comentado por vladimir em 19/12/10

No inicio do ano comprei um aparelho celular e uma memória pelo site FATOR DIGITAL, recebi mas ambos apresentaram defeito, fiz a devolução para a assistencia técnica e até hoje não me devolveram o aparelho e a memória, Fiz inúmeros contatos por e-mail e por telefone e sempre disseram que teria que esperar e estou esperando até hoje. O que faço?

Comentado por Manfredo em 17/12/10

“Já a Samsung diz adotar um padrão de resposta alinhada à sua estratégia de mercado, em que analisa cada caso de forma exclusiva, visando à satisfação do cliente.”

HAHAHAHAHAH…Vou ser irônico: no meu caso é:

Já a Samsung … blá, blá, bla,… visando à INSATISFAÇÃO do cliente… Pelo menos no meu caso, estou muito mais do que insatisfeito…

Não foi por falta de contato com o SAC e flexibilidade de minha parte. Pensava em receber uma devolução em dinehiro para o meu caso, mas fui contatado pelo SAC para efetuar a troca por um aparelho superior. Aceitei e aguardei… Mas eles (do SAC) não querem entregar o Blu Ray que acordaram trocar (defeituoso depois de 2 meses de uso e sem peça para reparo). O motivo: não podem efetuar troca do aparelho através da Assistencia Autorizada NA QUAL ENTREGUEI (EM 17/11/2010) O APARELHO DEFEITUOSO E SEUS ACESSÓRIOS, porque a assistência não mais opera para troca. E não posso retirar em outra? Eles não deixam… Dizem que “as ferramentas do sistema são essas)… Vc, cliente, ridículo, um inseto, que se vire! Que aceite dinheiro ou nada… ! Com um prazo ainda mais dilatado do que o prazo para troca !!!

Bizzaro, não?

Comentado por marlene em 15/12/10

Mensagem original
De: jhgi
Para: linoforte@linoforte.com.br
Assunto: sofa com defeito
Enviada: 25/10/2010 11:27

Senhores no dia 25/08/2010, comprei pela internet(extra.com.br) 01 (um) jogo de sofa de 3 e 2 lugares, marca lino forte malta bege, que foi entregue em minha residencia no dia 14/09/2010; verifiquei que onde tem um costura grossa em linha preta estar rasgando em dois lugares no sofa de 2 lugares, solicitei a troca no extra.com, porem eles infomaram que não era com eles, pos ja havia passado 7 dias; mandaram falar com o fabricante, foi o que fiz porque o sofá tem 3 meses de garantia do fabricante, sendo que o fabricante disse que a troca é com o extra.com, enfim depois de varios contado por e-mails e telefone com ambos nao consegui resolver o problema, e o tempo da garantia estar se esgotando.
Os senhores podem me ajudar???.

atenciosamente,

Marlene Ernesta Gomes.

Rio de janeiro, 15 de desembro de 2010.

Comentado por jo souza em 15/12/10

o clubesdv vem lesando clientes e frangueados , e nao acontese nada , e pior comtinua lesando porgue esse site comtinua na internete lotado de mentira , com os telefones gue ninguem atende a mais de 4 meses (21) 3005-3012 /
(11)4062-0175 / (31)4062-0183 , email gue nunca te responde
faleconosco@clubesdv.com , site http://www.clubesdv.com.br , alguem deveria envestigar essa enpresa gue esta dando golpe nas pessoas de boa fe , veja guantas reclamaçoes sao feitas do clubesdv , e nada acontese continua lesando as pessoas , por favor se alguem puder denunciar essa enpresa clubesdv telemensagem faça , nao deiche ser mas uma a dar golpe com o dinheiro suado das pessoas , desde ja agradeço .

Comentado por jo souza em 7/12/10

o clubesdv telemensagem continua devendo seus frangueados e nao dar nenhuma esplicaçao , nada funciona no clubesdv telefone e email , eo pior continua a enganar a boa fe das pessoas , eu nao entendo como ainda a pessoas utilisando desse site para enviar ou trabalhar o clubesdv e pessimo , nao tem meios de se comunicar , e uma enpresa gue tudo ta errado e ela nao corrige . tel (21) 3005-3012 / (11) 4062-0175 / (31) 4062-0183. nao atende a mas de 4 meses , email : faleconosco@clubesdv.com , ja emviei mas de 300 e nunca tive resposta ,
site : http://www.clubesdv.com , site cheio de mentira .
esse clubesdv mostra gue usa de ma fe , nao paga e ainda te ensentiva a pagar a eles para ter uma comiçao melhor , ja perdi mas de R$2.000,00 com o clubesdv gue sinplesmente sumio .

Comentado por Patricia Rocha em 5/12/10

Bom dia..

Fiz uma reclamação aqui e em outros órgãos,mas infelizmente nada resolveu..A empresa SDV PROC DE DADOS LTDA ME( clube sdv de telemensagens) continua ativa…fui enganada pela empresa que encontra respaldo nas mídias online..Como pode ser isso possível??
A quem recorrer?
Paguei(R$21.00) por um serviço oferecido e não o recebi.
Sigo com o meu pequeno protesto…como uma formiguinha a buscar abrigo em meio de grande tempestade….
Quem tiver alguma idéia objetiva,por favor,a mesma será bem recebida!
Obs: Tenho o comprovante de pagamento em espécie a empresa citada.
Att.
Patricia.
e-mail adcional:
nycca12@bol.com.br

Comentado por Patricia Rocha em 2/12/10

Como posso proceder para reclamar da empresa SDV PROC DE DADOS LTDA ME????????
Fiz um pagamento.Tenho o comprovante.Enviei 85 e-mails.Eles não cumpriram o acordado.
O valor que eu perdi foi de R$21,00.
Mas não quero deixar isso assim por nada fazer.
Vou ao juizado de pequenas causas?
Alguém me oriente por favor.
Obrigada.

Comentado por Patricia Rocha em 30/11/10

Olá..

Preciso da ajuda de vcs por favor!!!

Efetuei pagamento de R$21,00 hoje(30/11) em favor de :
sdv proc de dados ltda me
Ag: 1575-x C/C: 17.440-8
Em dinheiro na boca do caixa
Número de depósito: 31.191.332.100.079
Data: 30/11/2010.
Meu nome:
Patricia da Rocha Carmona
E-mail: prc1215@yahoo.com.br
Número do meu pedido: 3530122
Código do pedido: 040119
Envio de uma telemensagem para a data:
01/12/2010 as 20h55
Telefone que irá receber: 21-92206925

Tentei sem sucesso(mais de 10 vezes), entrar em contato via telefone dado pelo site:
21- 3005-3012.
E ao escolher a opção desejada dava ocupado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviei mais de 40 e-mails.Eles não respondem!!!
Aguardo contato.
Att.
Patricia.

Comentado por jo souza em 16/11/10

clubesdv e uma franguia gue nao atende telefone a mais de 90 dias e nen responde a email ja enviei mas de 100 , e uma falta de respeito aos seus frangueados , porgue estao devendo e nao dao nenhuma justificativa , nada funciona telefone , suporte , financeiro , e uma bagunça total , tem sido uma decepiçao pos confiamos no clubesdv e ele trata muito mal a guem nao deveria , pos paguei R$500,00para entrar e pago R$300,00 para divulgar , a o clube nao ti paga .

CLUBESDV – SDV
PROCESSAMENTO DE DADOS LTDA ME
TEL (21)3005-3012 / (31)4062-0183 /(11)4062-0175
site: http://www.clubesdv.com.br
email: faleconosco@clubesdv.com

Comentado por valeria moraes em 17/10/10

Desde que a loja Datelli abriu no Plaza Shopping virei cliente assidua e hoje como me arrependo. Tenho ao todo 19 sapatos da Datelli e quatro bolsas. TODOS os sapatos estão prontos para serem colocados no lixo. O couro se desmancha, a plataforma se parte e ate mesmo um sapato q usei uma unica vez os pedaços nsoltam pelas ruas. Sem falar das bolsas que descamm o couro como se fossem da pior qualidade. A sandalia lindissima de verniz partiou completamente. Ao contactar a loja fui informada que deveria ser desgaste de uso. Expliquei q akguns sapatos ainda tem etiqueta. tenho sapatos da Arezzo, Animale, Sonho dos pes, Nativa e por ai adiante e NENHUM deles apresentou esse absurdo. Mandei um email para o SAC e fui ignorada. Logicamente não passo nem na porta das lojas mas acho um absurdo meu prejuizo. Um dos meus sapatos esfarelou no primeiro uso e ainda assim tive q esperar por um mes para q fosse feita a avaliação. um absurdo total.

Comentado por Francisca Maria Lima Araújo em 24/9/10

Assunto: TELEFONE CELULAR SGH-16210 NEXT TV-SAMSUNG

Prezados Senhores,

Em 20/10/2009 adquiri um aparelho celular conforme descrito no título da reclamação no site do PONTO FRIO NF 160441 no valor de R$ 599,00 (Quinhentos e noventa e nove reais) parcelado no cartão de crédito o qual ainda se encontra em garantia e ainda falta 1 parcela a ser paga.

Em agosto último esse aparelho começou aparentemente sem acontecer qualquer acidente falhas nas informações no visor. Estive na Rua Gomes Freire nº 148 (Barrafix Informática Ltda. – autorizada) para solicitar reparo e naquele momento o aparelho foi testado pelo funcionário da loja não apresentando qualquer anormalidade no funcionamento e assim não foi feito qualquer registro. Alguns dias depois voltou apresentar mais problemas conforme relaciono abaixo:
- APLICATIVO JAVA INICIA-SE SOZINHO E BLOQUEIA O APARELHO E SOMENTE VOLTANDO AO NORMAL SE FOR TODO DESMONTADO (RETIRADO A BATERIA E COLOCADA NOVAMENTE)
- APARELHO DESCARREGA MESMO ESTANDO DESLIGADO.
- NÃO ATUALIZADA DATA E HORÁRIO.

Estive no último dia 21/09/10 no mesmo endereço da representante da SAMSUNG (Barrafix Informática Ltda.), Rua Gomes Freire, 148 – centro-RJ, Tel. 2526-9292 e deixei o aparelho para ser analisado. Ontem, dia 22/09/10, me retornaram passando um orçamento para troca de peças (pci e flex do display) e incluindo a mão de obra no valor total de R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais).

Para mim não justifica essa cobrança, pois não aconteceu qualquer acidente com esse aparelho, pois sou a única usuária dele e ainda se encontra em garantia conforme toda documentação que se encontra comigo.

Gostaria de solicitar de V.Sas., ajuda para solucionar essa situação. Solicito que eles façam o reparo sem qualquer custo/ônus ou substituam o mesmo por um outro aparelho similar, pois apesar de ser relativamente novo está fora de linha (informação do funcionário da loja).

Desde já agradeço e me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais julgados necessários.

Atenciosamente,

Francisca Maria Lima Araújo
tel: 2281-9172 ou 3380-4000 ramal 212
e-mail: francisca@normaambiental.com.br ou framla@ig.com.br

Comentado por Marcia Janete Castro em 13/9/10

Estou sem velox desde o dia 31/08, fazendo reclamações todos os dias, na qual solicito um técnico devido o problema ser no MODEM que pertence à eles (velox), o retorno das ligações é sempre para aguardar 24hs e com isso, está se estendendo esta triste estória, dependo da internet para trabalhar e todo dia me aborreço muito quando faço a ligação solicitando o conserto. Meu tel é 21-24371138, e nr do protocolo é 2170165980391, outro protocolo de reparo 218030971992, falei com Sr Anderson 31/08. O que não me falta é nr de protocolos!!!! O que interessa NADA. Não sei mais o que fazer…. Me ajudem.

Comentado por dalirio muniz lima em 10/9/10

trabalho com a defesa do consumidor em salvador bahia , e recebo uma serie de reclamações de consumidores com relação aos juros abusivos praticadospelo¨ fies¨( program do governo para ajudar estudantes de baixa renda ) e gostari de ser informado onde procurar ajuda com relação a calculo para diminuir os juros aplicados ?
Pois como funcionario publico e trabalhando no CODECON de Salvador fico angustiado em perceber que nad posso fazer para ajudar os alunos e pais de alunos que nos procura .

Comentado por luis carlos facury em 25/8/10

comprei um pc positivo em franca no magazine luiza e levei para assistencia,ja se passaram 50 dias e nada de resolverem meu problema numero de serie 1a049713k
ordem de serviço 3951

Comentado por Karla Patrícia Barbosa em 21/7/10

Extra/Grupo Pão de Açucar – Pedido 2982243

Comprei pela internet no dia 23/06/10 às 1:27 h (dado ao meu curto tempo durante o dia para resolver tais pendências) um FOGÃO MAGISTER 4B BR FGDK004 – DAKO na empresa EXTRA.COM.BR. O produto foi entregue na recepção do prédio no próprio dia 23.06.2010, final da tarde. Entretanto, ao abrir a caixa de papelão, que estava devidamente lacrada e sem vestígios de avarias, constatamos que na parte da frente do fogão, lado lateral esquerdo, estava amassado, com uma avaria (mossa) e que ainda, que uma das grades do queimados, também se encontrava com avarias ( pintura descascada).

Diante do acima exposto, encaminhei um e-mail com fotos para a empresa solicitando providências de trocas. Desde então iniciou-se uma maratona de e-mails, muitos sem respostas e todos sem resoluções.

No dia 27/06/2010 entrei em contato com o SAC do Extra através do número 4003-3383 às 9:30 h e mais uma vez expus meu problema, solicitando providências imediatas sobre a troca do fogão, uma vez que ao comprar doei o meu antigo fogão. Entretanto, após anotação da ocorrência, fui informada pela Sra. Natalia de que eu teria que esperar até o prazo do dia 06/07/2010 a retirada do fogão e em HORÁRIO COMERCIAL! e que enviariam um novo fogão a partir de 19/07/2010. Partindo do princípio que trabalho em horário comercial, solicitei o agendamento de uma data e horário para que eu faltasse o trabalho para aguardar a troca ou pagasse alguém para ficar em minha residência aguardando visto que resido sozinha. Entretanto recebi a informação sem qualquer argumento de que não era possível e teria que esperar a retirada nos próximos 10 dias no horário comercial!
Após nova troca de e-mails, no dia 29/06/2010, recebi um e-mail do Extra enviado pela Sra. Meggie Aline informando que o fogão seria retirado no dia 06/07/2010 em horário comercial. Faltei o trabalho para resolver de vez esta situação e infelizmente ninguém apareceu.
Após isso, continuei trocando inúmeros e-mails solicitando providências e ninguém resolvia. Recebi 2 ligações solicitando novas datas para retirada do fogão avariado novamente em horário comercial, o que prontamente não aceitei. Solicitei horário fixo, uma vez que já havia faltado antes e ninguém do Extra apareceu nem repassou nenhuma satisfação pela ausência. Uma total falta de atenção com o cliente! Fui na loja Extra na Barra da Tijuca e os responsáveis informaram que nada poderiam fazer uma vez que tratavam-se de estabelecimentos distintos (loja e internet). Inacreditalmente continuei minha saga com e-mails diários e em 17/07/2010 pela manhã um funcionário do PONTO FRIO me ligou perguntando quando poderia retirar o fogão avariado. Após minha indignada reclamação relatada, o funcionário se colocou no meu lugar e disse que tentaria conversar com seu gerente e mudar a rota do caminhão daquele mesmo dia e buscaria o fogão. E foi o que aconteceu finalmente. Entretanto, envio diariamente e-mails solicitando informações da data da entrega do fogão novo (que já está sendo pago!) e recebo a mensagem automática dizendo: “…O produto se encontra em rota de devolução. Após o retorno do produto em nosso centro de distribuição, a senhora receberá um email sendo informada sobre a data da nova entrega”.
Dado o exposto acima indago, quando será que terei um fogão (bem este já comprado e de uso diário) sem avaria na minha residência?
Quantos e-mails mais terei que enviar ao grupo PÃO DE AÇÚCAR para fazer valer meus direitos uma vez que comprei e já estou pagando?
Quantos dias mais terei que faltar ao trabalho e perder tempo para resolver este simples problema?
Karla Patrícia Barbosa

Comentado por ROSEMERE em 15/7/10

Comprei um fogão pelo site do Carrefour.com no dia 29 de Abril de 2010,sendo que o fogão veio com o puxador do forno quebrado.No dia 06 de Maio de 2010 retiraram o fogão da minha residência,já não sei mais o que fazer, eles prometem que vão estornar o valor do fogão que é de R$ 699,00 do cartão e nada acontece,o departamento financeiro do Carrefour São Paulo entra em contato através do meu telefone e nada cumprem.
A cada mês dão uma desculpa que o estorno não foi feito porque o CPF do titular do cartão que é meu esposo não haia sido informado, pois o mesmo foi informado na primeira fatura que veio a cobrança da parcela.
Por favor preciso de uma solução rápida junto a coluna deste jornal.
A compra foi feita no meu nome pela qual possuo o cartão
adicional do meu esposo.
Carlos Roberto Leite dos Santos
CPF. 428103107-34
Aguardo uma posição dos Srs. junto ao Carrefour.
Grata
Rosemere

Comentado por Maria Cecília Bastos Vieira de Souza em 24/6/10

Quero fazer uma reclamação sobre o serviço de assistência técina da sky Niterói, e também quanto ao SAC da própria SKY. Agendei uma visita técnica a minha residência para o dia de hoje, 24 de junho, para o período da manhã, agendamento este feito com vários dias de antecedência, e concretizado pela sky, sem colocar qualquer objeção quanto a data ou período de atendimento. Na ocasião informei que teria que ser no período da manhã devido a ter consulta médica no período da tarde. Hoje, estou esperando a tal assistência técnica desde às 8h da manhã. Até às 13h30 ninguém aparecera. Liguei uma primeira vez para a Sky próximo às 12 h, pedindo o telefone da assistência técnica para poder ver o que estava acontecendo, e me foi fornecido apenas o nome da empresa, com a desculpa de que ‘eles não tratam com a empresa pelo telefone’!!! . Eu mesma , via internet, obtive o telefone da empresa e liguei para lá imediatamente. Disseram-me que o técnico estaria ligeiramente atrasado, fazendo outro atendimento. Falei que eu possuía consulta médica agendada para a tarde e que o atendimento fora pedido para a parte da manhã. A moça respondeu que ‘atendem até as 18h’ e eu disse que não me interessava isto e quen eu estava no meu direito, pois agendara para o período da manhã. Continuei aguardando que alguém aparecesse e nesse interim liguei outra vez para a empresa. A atendente então me disse que o atrazo estava acontecendo porque eles ligaram para a minha residência para virem me atender e que eu não atendera ao telefone e que o pressuposto era de que eu não estaria em casa. Respondi que isto era uma mentira por parte deles uma vez que eu mesma falara com a empresa, uns quarenta minutos antes, reclamando da não vinda dos técnicos e que por isto não poderia não estar em casa. Depois , ainda na linha por mais alguns minutos, me foi dito que o técnico chegaria em meia hora.
Liguei então para a Sky outra vez, para reclamar da empresa, e vieram-me com o mesmo discurso de que ‘o atendimento é até às 18h ‘(Sra. Silvia Alonso- protocolo 32730892-13h de hoje, 26/6). Eu disse a essa senhora que quando fizera a marcação com a própria Sky , eu o fiz para o período da manhã, sem qualquer objeção por parte da empresa. Ela disse que este era um atraso normal, que já me havia sido informado pela assistência técnica que o técnico estava atrazado, e repetiu que ‘o horário de atendimento era até as 18h’. Ou seja, manteve a postura de que não vale o que se marca, postura de que o cliente não tem o direito de escolher pelo menos o período do dia em que quer ser atendido. Fica o meu protesto quanto ao péssimo atendimento do SAC da Sky. Fica também o meu protesto quatno ao péssimo atendimento dos atendedores dess empresa que presta serviços a Sky em Niterói , que não dão a mínima para a reclamação do cliente, e também repetem o clichê de que ‘o atendimento é até à s 18h’, também descaracterizando o direito do consumidor de ser atendido dentro do período marcado. A tal empresa que presta serviços aqui em Niterói parece pertencer a Sky pois se chama Sky brasil serviços ltda CNPJ 72820822/022-69, e o seu endereço (Nota Fiscal) é de São Paulo. Contudo, para os clientes eles dizem se chamar SkyniteróiWSNA. E não é que a primeira atendente da própria Sky com a qual falei sequer sabia o telefone dessa empresa, para me passar, como dito acima!!! Tremenda má vontade e falta de consideração com o consumidor.
Pois bem, depois de dizer que estaria escrevendo para a defesa do consumidor de O Globo, em menos de dez minutos apareceram aqui em minha residência dois técnicos da assistência técnica Sky , que me atenderam muito bem. Gostaria de uma palavra da empresa SKY e da empresa de assistência técnica aqui em Niterói, solicitando desculpas ,e que as mesmas fossm chamadas à atenção quanto aos direitos do consumidor.
Atenciosamente,
Maria Cecília Bastos Vieira de Souza CPF 44470134791

Comentado por Roberta em 2/6/10

Já usei este canal para reclamar e adiantou. Minha queixa foi atendida e foi contra a NET. Vale lembrar que há outros canais que o consumidor deve fazer uso simultaneamente: Jornais: JB e O DIA, ORKUT (pesquise sobre boticário na web e saiba mais), outros sites como: Reclame Aqui!

Depois de tantas queixas e superexposição, a empresa fica marcada como má prestadora e atende sua solicitação. Sim, é um processo cansativo, é necessário persistência!!!

Entre no meu blog e procure pela tag *reclamação*, vc saberá mais.

Comentado por Maria Cecília Bastos Vieira de Souza em 29/5/10

Comprei um telefone motorola milestone na loja Vivo do Plaza Shopping em Niterói, no segundo piso. Logo após trazer para cas o tal telefone, no primeiro dia de uso ele já se mostrava com problemas. Como se tratava de um fim de semana, só pude reclamar na loja no dia útil da semana seguinte. Ao achar que o telefone continuaria me dando problemas, mesmo após o rapaz responsável por ‘orientar’ sobre o uso de smartphones ( na loja só há uma pessoa que faz isto e assim não há atendimento constante sobre o assunto e o rapaz em questão tem seu dia de folga. quando ele não está, você fia a ver navios pois ninguém sabe audar a resolver sobre istoa) ter ‘resolvido’ momentanemente os problemas de comunicação ‘rede’ que o celular já apresentavam, eu disse que gostaria de trocar o aparelho. eles olharam lá e disseram que eu já tinha feito uso de mais do que x horas do serviço de telefone do aparelho e que assim não estava mais nas condições de trocar por um outro e sim de pedir ‘conserto’. Ou seja, em menos de três dias úteis de compra eu já teria que ‘mandar o telefone para o conserto’ e não tinha direito a troca. A regra era perversa pois o que não funcionava no aparelho não era o telefone e este sim tinha sido usado pos mais do que x horas no tal fim de semana. Contudo o que não funcionava no aparelho era a parte ‘smart’ ,digamos assim, pois ele tinha sérios problemas de conexão, e eu contratara um pacote de dados razoável para ter justo os serviços que não conseguia ter relacionados ao uso de rede. Esta ‘parte’ do aparelho não tinha tempo quase que nenhum de uso, justo por não funcionar. Achava-me no direito de troca. Não me foi dado e foram me empurrando com a barriga na loja. Depois de umas três idas a loja, para consultar o ‘expert’ no assunto, ele acabou me dizendo que eu deveria me informar no blog da vivo o que comecei a fazer e inclusive a usar o serviço do blog – fale conosco- para reclamar sobre os problemas. Fiz umas seis reclamações nesse serviço o qual nunca me deu qualquer resposta. Comecei a usar o no. de atendimento smartphone da Vivo. Tenho uns seis, sete ou oito protocolos de reclamações feitos lá. Nos primeiros atendimentos, procedimentos eram feitos pelos educados atendedores e a rede do telefone começava a funcionar bem. Passava-se um ou dois dias e o telefone voltava a ter problemas e daí o grande no. de contatos meus com eles, sendo que ,nos últimos o telefone não mais voltava a funcionar, com os procedimentos adotados pelos consultores, para tentar ‘reativar’ a parte de rede do aparelho. Acabei sendo aconselhada a contactar o serviço SAC da Motorola. Nesse serviço, logo da primeira vez a atendente disse que, pelo que conseguiu averiguar on line meu telefone estava mesmo com problema e que eu fosse solicitar conserto em uma autorizada. Aleguei que o telefone era novo e apresentava os problemas em questão desde os primeiros dias e ela disse que isto eu resolvesse com a loja. Resumindo: adquiri um telefone de última linha, com defeito de ‘nascença’, fui sendo enrolada até que saísse do ‘minúsculo’ prazo de uso para que não mais pudesse ser trocado o aparelho e agora pago a vivo por um serviço que não disponho no aparelho, em relação ao pacote de dados. A unica coisa que funciona bem no tal aparelho é o telefone. Mas para telefonar não preciso de um smartphone. Para consertar o aparelho, tenho que deixa-lo em uma autorizada que já me avisou que não dispõe de aparelho para empréstimo durante os quatorze dias que ‘pedem’ para analisar o possível defeito do aparelho . Assim, ou eu compro um aparelho telefônico novo enquanto a Motorola resolve sobre o recèm adquirido ou fico sem telefone algum por quatorze dias no mínimo. Estou até disposta a comprar um novo aparelho e arcar com a perda do qeu gastei na compra desta ‘mercecdes’ da motorola. Não dá para me estressar mais. Concluo que a Motorola e a Vivo não têm qualquer respeito pelo consumidor. Só querem vender e o consumidor que se vire depois. Vendem coisas , no caso a Vivo, sem dispor de pessoal capacitado e em no. suficiente para auxiliar o consumidor sobre o seu funcionamento. Este´já é um outro problema. Gostaria de saber se há como conseguir cancelar a compra e obter de volta o dinheiro gasto com a mesma sem ter que pagar qualquer multa pelo cancelamento também da linha uma vez que , se a vivo não respeita o consumidor, não me merece como tal.
Atenciosamente,
Maria Cecília Bastos Vieira de Souza

Comentado por CARLOS MENDES ROCHA em 20/5/10

Quero fazer um protesto, pois não consigo agendar a renovação de CNH, pois o detran do RJ, diz que o meu prontuário foi transferido para São Paulo, sem que eu tenha pedido em tempo algum, por aqui não conseguem resolver, mandaram eu ligar para São Paulo, que por sua vez também não sabem a razão desta transferencia, então mandaram eu ligar para Ribeirão Preto, pois lá estaria o problema, eu nunca fui nesta cidade, liguei para lá e também nada resolveram, mandaram-me de volta ao detran do Rio de Janeiro, esta um circulo vicioso e nada se resolve, apelo a esta entidade para me ajudar, pois tenho habilitação à exatos 45 anos, sempre renovei aqui no Rio de Janeiro e agora apareceu este abacaxi, estou perdendo tempo com um problema que não fui quem criei.

CARLOS MENDES ROCHA
REG.00082863600- minha habilitação vence em 06.06.2010- quero renovar e estou encontranto dificuldades por causa deste problema, a quem recorro?

Atenciosamente,
Carlos Rocha

Comentado por CARLOS MENDES ROCHA em 20/5/10

Quero fazer um protesto, pois não consigo agendar a renovação de CNH, pois o detran do RJ, diz que o meu prontuário foi transferido para São Paulo, sem que eu tenha pedido em tempo algum, por aqui não conseguem resolver, mandaram eu ligar para São Paulo, que por sua vez também não sabem a razão desta transferencia, então mandaram eu ligar para Ribeira Preto, pois lá estaria o problema, eu nunca fui nesta cidade, liguei para lá e também nada resolveram, mandaram-me de volta ao detran do Rio de Janeiro, esta um circulo vicioso e nada se resolve, apelo a esta entidade para me ajudar, pois tenho habilitação à exatos 45 anos, sempre renovei aqui no Rio de Janeiro e agora apareceu este abacaxi, estou perdendo tempo com um problema que não fui quem criei.

CARLOS MENDES ROCHA
REG.00082863600- minha habilitação vence em 06.06.2010- quero renovar e estou encontranto dificuldades por causa deste problema, a quem recorro?

Atenciosamente,
Carlos Rocha

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br