Flávio Citro - Direito Eletrônico

A COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA (CCT) DO SENADO EXAMINARÁ NA QUARTA-FEIRA DIA 14/04/10 O PL 441/09 DO SENADO QUE OBRIGA OS REGISTROS DOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPCS) A PERMITIREM QUE OS CONSUMIDORES INADIMPLENTES POSSAM TER ACESSO AOS SEUS DADOS PELA REDE DE COMPUTADORES.

serasa1PL estabelece normas para que consumidor negativado acesse registro do SPC pela internet

SÃO PAULO – Projeto de Lei que tramita no Senado estabelece normas de acesso aos registros dos SPCs (Serviços de Proteção ao Crédito) e similares por meio da internet.

A proposta, de autoria do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), obriga os administradores dessas empresas a permitirem que os consumidores inadimplentes possam acessar seus dados pela rede de computadores.

 O ex-senador lembrou que o SPC e outros serviços já são obrigados a informar aos consumidores as razões da colocação dos nomes nas listas de maus pagadores.

O projeto será analisado pela CCT (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática) do Senado na quarta-feira (14).

Segurança

Para evitar que os dados dos inadimplentes possam ser acessados facilmente por outras pessoas, o relator da proposta, senador Flávio Arns (PSDB-PR), apresentou emenda prevendo que o acesso aos registros atenda a requisitos de segurança da informação “e de identificação de cliente da instituição detentora da informação”.

A emenda determina que o consumidor que quiser acompanhar o processo por meio da internet terá de se cadastrar antes no SPC, segundo a Agência Senado.

13/04/2010 – do UOL Economia

http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2010/04/13/pl-estabelece-normas-para-que-inadimplente-acesse-registro-do-spc-pela-internet.jhtm

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br