Flávio Citro - Direito Eletrônico

Tarifas bancárias sobem 290% acima da inflação em dois anos

As tarifas avulsas dos serviços bancários subiram 328% entre abril de 2008 e fevereiro de 2010, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Tarifas avulsas são as cobradas individualmente pelos serviços e que não estão incluídas em pacotes.

Para comparar, a inflação no período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 9,88%. Ou seja, o aumento dos ganhos dos bancos acima da inflação em menos de dois anos foi de 290%.

Esse reajuste ocorreu, ironicamente, devido aos esforços do Banco Central (BC) para facilitar a vida do cliente. Em abril de 2008, o BC obrigou os bancos a adotar nomes e descrições parecidos para produtos que eram vendidos separadamente. Por exemplo, “limite de saque” passou a ser anunciado com o nome verdadeiro: “cheque especial”.

A intenção era permitir que os clientes comparassem os custos, mas ocorreu que ficou mais fácil para os próprios bancos acompanhar os preços da concorrência. Onde deveria haver competição, ocorreu justamente o contrário. “Quem cobrava menos que a média elevou os preços”, diz Ione Amorim, economista do Idec.

Não é a primeira vez que isso ocorre. No início da década de 90, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), um instituto de pesquisa econômica ligado aos sindicatos, começou a fazer uma pesquisa comparando as taxas do cheque especial dos bancos. A pesquisa era mais usada pelos próprios bancos, para monitorar a concorrência de graça, do que pelos clientes.

O que fazer? Não é possível escapar dos serviços bancários e, na prática, muitas pessoas têm de, obrigatoriamente, ser clientes de um determinado banco, que paga seus salários. A alternativa é reduzir ao mínimo o uso dos serviços bancários desnecessários e privilegiar as transações via internet ou telefone.

http://colunistas.ig.com.br/seudinheiro/2010/03/31/tarifas-bancarias-sobem-290-acima-da-inflacao-em-dois-anos/

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br