Flávio Citro - Direito Eletrônico

Decreto 6.523 do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) completa um ano e cumprimento às regras salta de 59% para 89%.

LEI DO SAC MELHORA ATENDIMENTO

Decreto completa um ano e cumprimento às regras salta de 59% para 89%.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) não é mais aquele. Ainda bem! É o que mostra o quarto teste feito com exclusividade para a Defesa do Consumidor de O GLOBO, desde que o decreto 6.523, que regulamenta o serviço, entrou em vigor há um ano. Do primeiro levantamento, em dezembro do ano passado, para o encerrado na última semana, a média de conformidade às regras saltou de 59% para 89%.

— O desempenho das empresas melhorou muito. Destaque para o setor de transporte terrestres, que sequer tinha SAC antes do decreto. Mas, se pensarmos que se trata de uma lei, o cumprimento deveria ser de 100%. As empresas saíram do vermelho, mas o sinal amarelo, de alerta e vigilância, ainda está ligado — avalia Alexandre Diogo, presidente do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC), responsável pelo levantamento.

Apesar da melhora considerável, as empresas ainda não alcançaram o grau de excelência. Das 47 testadas, quatro foram reprovadas, com cumprimento inferior a 80% das normas. Dessas companhias, uma é de transporte aéreo (Azul Linhas Aéreas) e três do setor de telefonia (Claro, Oi, Vivo), o mais crítico dos nove regulamentados pelo decreto. Nem mesmo uma ação judicial no valor de R$300 milhões, proposta por 33 entidades, sendo 23 Procons, contra Claro e Oi/Brasil Telecom, que pedia danos morais por descumprimento do decreto, levou as empresas a mudarem de postura.

Apenas 30% das empresas forneceram gravação da ligação

Entre os 11% de não conformidade às regras, o tempo de espera para atendimento por um operador, um dos pontos centrais do decreto, está entre os itens desrespeitados por boa parte das companhias. Na média, a espera é quatro vezes maior do que o limite da lei (um minuto). Outro ponto crítico é o envio da gravação do atendimento telefônico: só 30% o fizeram.

— O que se percebe é que as empresas não estão preparadas para cumprir a exigência e decidiram que vale a pena o risco de serem acionadas na Justiça ante o custo de implementação de processos — diz Diogo.

O levantamento mostra ainda que, apesar da expansão dos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia, elas não estão preparadas para atender novas demandas.

— Nas dúvidas sobre 3G, hoje o calcanhar de Aquiles das empresas, todas apresentaram problemas. Quando a questão era sobre o serviço de voz o atendimento era mais adequado — ressalta o presidente do IBRC.

O atendimento do SAC aos não clientes foi um dos avanços apontados pelo teste. Ainda segundo a pesquisa, a publicidade no atendimento eletrônico (URA) foi praticamente abolida.

O teste avaliou 12 itens: se a ligação é gratuita; se o SAC funciona todos os dias por 24 horas; se número do SAC está em materiais e site; se no primeiro menu há opção de falar com o operador, reclamar e cancelar; se a espera de atendimento pelo operador é de até um minuto; se há publicidade na URA; se há protocolo; se não transfere a ligação para reclamar ou cancelar; se ao transferir, há necessidade de informar tudo novamente; se envia a gravação; se há cortesia no atendimento; e se ligação é interrompida.

Empresas se dizem comprometidas com o decreto

Entre as empresas reprovadas pelo levantamento, a Claro informa que busca aperfeiçoar seus processos e ferramentas de relacionamento com o cliente. A operadora esclarece que, para o caso de queda do telefonema, será lançado um serviço em que a ligação é restabelecida a despeito da origem da interrupção, com o mesmo atendente.

A Oi diz que recebe mensalmente cerca de sete milhões de ligações e que o teste avaliou-a por duas chamadas, volume sem relevância estatística. A operadora diz cumprir as regras e ter investido para se adequar ao decreto.

Para a Vivo, o resultado do teste aponta uma questão pontual, que não reflete a qualidade de seu atendimento. A operadora ressalta ser a que tem melhor média acumulada de janeiro a outubro no Índice de Desempenho de Atendimento da Anatel.

Paulo Engelmann, gerente de atendimento ao cliente da Azul Linhas Aéreas, diz que não há publicidade na espera do SAC e que não há a necessidade de transferência entre operadores. Ele esclarece que a ligação é desconectada por falha de sistemas de conexão externos.

 Jornal: O GLOBO 29/11/2009 Luciana Casemiro

Faça seu comentário (2)

Comentado por Oscar em 11/5/10

Tentem ligar no SAC da IBERIA LINHAS AEREAS DA ESPANHA 0800 891 28 04. Se conseguem falar com alguem antes de 15 minutos (sim, 15) de espera, e conseguem resolver qualquer coisa me falem. Se alguem sabe onde colocar a denuncia no PROCON favor faça para mim.

Comentado por Maria Dolores Gomes Rodrigues Claro em 5/1/10

Em 08/12/09 fiz um pedido de um conjunto de tres malas pelo telefone (21) 2125-7000 que constava no catálogo da CompraFacíl, na pagina 29. O número do pedido é 9084996. Em 09/12/09 efetuei o pagamento a vista por boleto bancário que me foi enviado pelo e-mail e com a promessa de que me entregariam a mercadoria até o dia 11/12, o valor foi de R$ 189,90, pago no Bradesco da Praça seca. No domingo dia 13/12/09, a mercadoria foi entregue, totalmente diferente do que foi pedido, na mesma hora enviei de volta e passei um e-mail para compraFacil, onde eles me disseram que após a transportadora disser que a mercadoria foi devolvida, eles teriam 10 dias para devolver o que paguei, inclusive pediram o número de minha conta bancária para efetuar a devolução do dinheiro.depois de varias ligações para reclamar sobre o deposito não efetuado na minha conta, pedi que me desse um número de protocolo da reclamação que ja vinha fazendo a vários dias, eles me deram protocolo 18411181. No dia 22/12/09, voltei a ligar e eles me disseram que seria 10 dias úteis. Enfim, fiz inúmeras ligaçãos, inclusive por várias vezes me deixaram esperando na linha e depois desligavam. Deixei passar as festas de final de ano, fui ao banco no dia 04/01/10, e constatei que o deposito não tinha sido efetuado, então resolvi voltar a entrar em contato com eles hoje, e por sinal fui muito mal atendida, desligaram varias vezes na minha cara e pra resumir, pedi o número do protocolo, ela Marcele Lopes disse que seria o mesmo número, e continuo sem o meu dinheiro.- Que providencias devo tomar?
– A quem me dirigir? jaque eles não chamam a pessoa responsável.
Desde já agradeço a atenção de quem me atender.
Atenciosamente,

Dolores

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br