Flávio Citro - Direito Eletrônico

Portugal – Milhares de cartões de crédito e débito portugueses serão cancelados após alertas recebidos sobre cópias fraudulentas (clones dos cartões) utilizados no estrangeiro em Agosto e Setembro, na Espanha e Marrocos.

Portugal – Milhares de cartões de crédito clonados retirados por suspeita de fraude por utilização no estrangeiro.

Depois do cartão Unibanco, ontem foi a vez de o BBVA retirar mais de cinco mil cartões. A Caixa e o Millennium bcp também o fizeram, embora não possam confirmar

Milhares de cartões de crédito e débito portugueses estão a ser cancelados, desde ontem, depois de várias alertas recebidos sobre possíveis cópias fraudulentas dos mesmos, a partir do estrangeiro. Há suspeitas de uma mega-fraude informática, desenvolvida em Agosto e Setembro, envolvendo países como Espanha e Marrocos.

Alguns bancos contactaram ontem os seus clientes, informando-os do cancelamento ou indicando-lhes a não utilização até à recepção de um novo cartão. A operação de substituição deverá ocorrer durante o fim-de-semana.

Depois de há duas semanas a Unicre ter confirmado a substituição de cartões Unibanco, ontem foi a vez do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) contactar mais de cinco mil clientes, informando-os do mesmo procedimento.

O DN sabe que foram igualmente contactados clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Millennium bcp. Fonte oficial da Caixa, no entanto, não confirmou a notícia. O Millennium bcp informa que foram feitas apenas substituições regulares de cartões.

“Os serviços de monitorização de segurança da Sibs identificaram indícios de utilização fraudulenta de cartões de crédito portugueses em território estrangeiro”, confirmou ao DN a entidade gestora da rede de débito Multibanco. E acrescentou: “É uma situação de fraude à qual a Sibs é totalmente alheia. Os cartões de crédito afectados neste contexto estão identificados e os clientes são contactados pelo seu banco”.

O BBVA explicou igualmente que se tratou de um procedimento preventivo, não querendo dizer que os cartões em causa foram de facto alvo de cópia fraudulenta.

A substituição de cartões de crédito e débito, por suspeita de cópia indevida, é um procedimento normal hoje em dia. Devido ao apuramento das técnicas de detecção de fraudes, as grandes marcas internacionais, como a Visa e a Mastercard, informam regularmente os bancos, com listas de números de cartões suspeitos de terem sido utilizados em redes menos seguras ou em locais onde foram detectados actuações de piratas informáticos que se dedicam a este crime. Apesar dos cartões poderem ter sido copiados, a rápida actuação e detecção dos mesmos evita, na maior parte das vezes, a sua utilização indevida.

Tags:

 Bolsa por PAULA CORDEIRO

14 Novembro 2009

 http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1420320

 
 

 

Faça seu comentário (2)

Comentado por Hacker em 25/11/09

Só para informar que os cartões foram copiados de um servidor em Espanha.
E mais não digo

Comentado por Filomena Santos em 18/11/09

Lamento informar que esta vossa noticia nao corresponde totalmente a verdade.
Vivo fora de Portugal desde sempre, tenho conta no BBVA,
Recebi uma informacao do BBVA que estariam a ser efectuadas retiradas do cartao do meu marido, e mandei imediatamente cancelar o mesmo.
Para minha surpresa e depois de efectuar uma compra num estabelecimento onde resido, verifiquei que os meus cartoes, supostamente seguros por terem pin, tambem tinham sido cancelados sem eu ter sido sequer informada pelo Banco.
Agora eu pergunto: se ha fraude generalizada com os cartoes emitidos por bancos portugueses dos que vivem fora de Portugal, qual e a seguranca que os novos cartoes emitidos pelas mesmas entidades podem dar aos seus clientes?
Ou sera que os Bancos ja sabem quem sao os autores das fraudes e ja tomaram medidas adequadas para salvaguardarem os clientes dos bancos????
De qualquer forma e tambem possivel ver-se pela actuacao deste banco, o respeito que este BBVA tem pelos seus clientes!

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br