Flávio Citro - Direito Eletrônico
Categorias(s): Notícias

A Resolução 527 da Anatel regulamentou Banda Larga pela energia elétrica “PLC – Power Line Communication”.

Banda Larga pela energia elétrica “PLC – Power Line Communication” é regulamentada pela Anatel
 
A Anatel publicou a Resolução 527, regulamentando o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC) que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL).
 
A Tecnologia PLC abre oportunidade para os setores de Telecomunicações e Energia Elétrica de explorarem serviço de banda larga visando testar a capacidade de transmissão e o desempenho da PLC sobre a rede elétrica, com o objetivo de viabilizar uma solução combinada desta tecnologia com a rede de transmissão por fibras ópticas para provimento de conectividade de banda larga.

 A PLC consiste na aplicação de fios de energia como duto responsável pela condução de sinais. A tecnologia, classificada como utilities, pode substituir a rede de telefonia na oferta de serviços como Internet e já é utilizada em caráter experimental em diversos países. No Brasil, empresas de energia elétrica como Eletropaulo, Cemi, Light, Excelsa e Copel realizam testes com o sistema. A oferta de redes diferentes das constituídas pelas concessionárias é o que faz a diferença em termos de competição, em todo o mundo. A PLC é uma alternativa a mais, além das redes de cobre, de cabo e da tecnologia sem fio e contribuirá muito para a universalização do aceeso à internet.

plc            instalacao-plc3            carro-plc5       

 

O fato de a penetração da rede elétrica no País ultrapassar 90% será determinante para que a PLC aumente a inclusão digital no Brasil, ampliando acesso à Internet, com conexões rápidas e velocidades superiores à do ADSL.

A capilaridade da rede e o baixo custo, em função da competição, são objeto de estudos sobre desenvolvimento de novos padrões de rede e aplicações.

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=91024&assuntoPublicacao=Power%20Line%20Communications%20é%20tema%20de%20seminário&caminhoRel=Cidadao&filtro=1&documentoPath=biblioteca/releases/2003/release_04_11_2003.pdf

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br