Flávio Citro - Direito Eletrônico

Febraban lança ferramenta gratuita que permite consumidor planejar finanças. Escolas também poderão usar método.

São Paulo – Saber planejar o orçamento doméstico e conseguir que o dinheiro renda até o fim do mês não é tarefa fácil. Para ajudar a população a administrar melhor as finanças sem precisar se endividar, a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) criou o www.meubolsoemdia.com.br. O portal já está no ar, tem acesso gratuito e pode ser utilizado em qualquer lugar, basta apenas ter um computador conectado à Internet.

Lá, o internauta pode planejar gastos diários e mensais, traçar estratégias de como alcançar projetos a longo prazo, como o sonho da casa própria, e até tirar dúvidas em tempo real com especialistas. A ferramenta servirá também de base para professores de escolas públicas do Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte no programa de educação financeira do governo federal.

A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) tem previsão para ser lançada em maio e vai levar para as salas de aula conceitos de educação para o bolso. Segundo o diretor da Escola Financeira da Febraban, Fabio Moraes, a proposta é que os alunos transfiram para as casas os ensinamentos apreendidos no colégio e testem os conhecimentos em família. “O portal é uma iniciativa dos bancos que vem dialogar com o projeto do governo federal, que visa ao atendimento de 800 escolas públicas em todo o País”, antecipou.

A iniciativa veio com a popularização de contas e serviços bancários entre a população brasileira e, especialmente, ao aumento nos índices de inadimplência.

“Os bancos contam hoje com cerca de 80 milhões de clientes, 70% a mais que há três anos. O uso de cartões de crédito é 130% superior. Por isso, a preocupação em criar estrutura de educação financeira, que não é projeto novo. Diversos bancos já lançaram ferramentas próprias e parecidas, só faltava a Febraban”, disse o presidente da instituição, Fábio Colleti Barbosa.

“É importante educar financeiramente a população a fim de que o crédito se torne uma ferramenta de inclusão social. E isso só é possível se a população conhecer melhor suas necessidades e aprender a se planejar”, completou.

Não é necessário se cadastrar

O projeto foi desenvolvido em sete meses e conta com investimentos de R$ 7 milhões. Para evitar riscos de vazamento de dados, o usuário não vai precisar se cadastrar no site ou compartilhar informações sigilosas, como quantia de dinheiro em banco, fontes de renda e despesas. O internauta precisará apenas baixar as planilhas e fazer a administração do orçamento no computador pessoal. O programa prevê ainda jogos com simulação, concurso cultural com premiações para pessoas que apresentarem histórias de vida de superação e boa administração das finanças.

POR ALINE SALGADO  30.03.10

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/3/ajuda_para_manter_contas_no_azul_72185.html

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br