Flávio Citro - Direito Eletrônico

UMA NOVA ARMADILHA NA INTERNET

Uma nova armadilha à espreita na internet.

Usando o nome das Casas Bahia, ‘spam’ para roubar dados ameaça incluir usuário no SPC

Com mais de 500 filiais espalhadas por 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, as Casas Bahia são o mais novo alvo dos hackers de plantão na internet. Começou a circular pela rede esta semana um e-mail com o assunto “Consultas de débitos em aberto” em nome da rede varejista, em que o pretenso consumidor é informado que, caso o valor pendente não seja regularizado, seu nome será incluído no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e bloqueado nos Cadastros Nacionais de Pessoa Física e Jurídica. O texto orienta o internauta a clicar em um link para ter acesso ao extrato de débitos.

Consultada, as Casas Bahia alertam que o e-mail é falso e orientam os internautas, clientes ou não clientes da rede, que recebam esse spam a deletarem a mensagem sem abrir seu conteúdo ou qualquer link anexado.

Isso porque, ao clicar no link, o usuário pode estar abrindo as “portas” de seu computador para a invasão de um hacker que poderá capturar os dados pessoais do internauta para uso indevido, o que pode causar sérias dores de cabeça.

As Casas Bahia solicitam que, no caso de dúvida, os clientes entrem em contato com o SAC da empresa pelo 0800-888-8008, no estado de São Paulo, ou pelo 0800-285-8008, em outros estados.

Jornal: O GLOBO Autor: Luciana Casemiro   04/11/2009

Editoria: Economia Edição: 1 Página: 28 Coluna:  Seção:  Caderno: Primeiro Caderno

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br