Flávio Citro - Direito Eletrônico

Telemar-Oi lidera em Vitória no Espírito Santo o ranking das empresas mais reclamadas no Procon.

Procon de Vitória ES divulga ranking dos fornecedores que desrespeitam consumidor.

Uma empresa de telefonia está na lista divulgada pelo Procon Municipal.

O Procon de Vitória divulga, pela primeira vez, o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas, que foi realizado no período de 1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009. A capital é o unico município do Estado integrado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, coordenado pelo Ministério da Justiça.

Este cadastro apresenta um ranking dos fornecedores que pior atendem o consumidor da capital. A lista apresenta número de todas as reclamações fundamentadas dos consumidores nesse período e o detalhamento de todos os tipos de irregularidades praticadas pelos fornecedores.

Foram iniciados no Procon de Vitória, no período do cadastro, 1.627 processos de reclamações fundamentadas. Deste total, 892 foram atendidas e 735 não atendidas. Além dos processos abertos, o Procon municipal registrou no período, 15.898 reclamações de consumidores.

Ranking  

A telefonia móvel é outra atividade que também gera bastante reclamação

O destaque do Procon de Vitória é para as empresas que tiveram um percentual maior de reclamações fundamentadas não atendidas, diante do número de processos que receberam.

No topo da lista estão as seguintes empresas: Oi-Telemar, que das 128 reclamações recebidas não atendeu a 100; seguida da Claro, que das 34, não chegou a acordou em 27 reclamações; a Eletrocity, que dos 50 processos, não atendeu o consumidor em 16; e o Ponto Frio, que das 33 reivindicações, deixou 16 sem acordo.

O gerente do Procon Municipal de Vitória, Marcos Augusto Nati, explica que, embora este registro se deva a reclamações fundamentadas no Código de Defesa do Consumidor, muitas empresas ainda não têm uma política de respeito a quem consome e não tem interesse em buscar uma solução para resolver tais conflitos. 

“Essa relação de consumo tem melhorado desde a implantação do Código, mas há ainda empresas que não garantem o direito do consumidor, previsto em lei”, ressaltou.

Esse Cadastro é uma referência para o consumidor capixaba, principalmente o morador de Vitória, pois é uma fonte que o ajudará na hora de fazer uma transação comercial, podendo escolher os melhores fornecedores.

A publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas atende ao disposto no artigo 44, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que determina a divulgação de reclamações fundamentadas, atendidas e não atendidas pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços. Foram cadastradas 400 empresas.

 

    Ranking das 25 empresas que desrespeitam o consumidor de Vitória

Classificação

Fornecedor

 Reclamações não atendidas

 Total de Reclamações Fundamentadas

 1º

 Oi-Telemar

 100

 128

 2º

 Claro

 27

 34

 3º

 Eletrocity

 16

 50

 4º

 Ponto Frio

 16

 33

 5º

 Sony Ericsson

 15

 30

 6º

 Itaucard

 11

 14

 7º

 Ricardo Eletro

 10

 32

 8º

 Officina do celular

 10

 23

 9º

 Vivo

 09

 55

 10º

 Tecmobile

 09

 31

       
       
       
       
       
       

Faça seu comentário (9)

Comentado por simoni em 21/5/10

gostaria muito que a oi resolvesse meu problema

isso cansa…toda vez que a gente entra em contato ninguem sabe dizer nada…fica um empurrando para o outro.

se souberem de um atendimento de alguma loja no estado que possa falar comigo seria otimo!

vamos ate cancelar o plano…desse jeito nao da

Comentado por Maria Lucia Moraes Lehwing em 12/11/09

`Peço ajuda para saber aonde se encontra o VIVO on line, que funcionava no IV juizado Especial Cível no Catete, Rio de Janeiro. Grata.

Comentado por Maria Lucia Moraes Lehwing em 12/11/09

`Peço ajuda para saber aonde se encontra o VIVO on line, que funcionava no IV juizado Especial Cível no Catete, Rio de Janeiro. Gostaria de uma conciliação, como o Expressinho da Telemar. Grata.

Comentado por Adriano Dutra em 5/11/09

Não consigo falar com os atendentes da Oi Móvel. Fica uma música irritante durante a espera e isso qdo dá certo, pois geralmente depois de 20min de espera, ouvindo a musiquinha irritante (viva-voz, obviamente), a linha cai. Qdo consigo falar com algum atendente da Oi, não consigo resolver meu problema. Além disso, a Oi não tem atendimento depois das 22h e nos finais de semana não tem atendimento, bem como nos feriados. Como posso então eu ou vc, que é cliente da Oi, resolver algo no Sábado a tarde? Teremos que esperar pela 2ª Feira apartir das 8h para que alguém TALVEZ atenda.
Em minha conclusão, considero isso um desrespeito ao cliente ou despreparo da empresa em todos os campos: logística, cobrança, atendimento, etc.

Comentado por Flávio Citro em 26/10/09

Tente sempre registrar a reclamação administrativa pedindo o indébito (devolução do pagamento a maior) ou a compensação

Comentado por ipojucanjose O.DIAS DE ALMEIDA em 22/10/09

pAQUEI A CONTA DUAS VEZES QUERO QUE ABATE NA DE OUTUBRO

Comentado por ipojucanjose O.DIAS DE ALMEIDA em 22/10/09

Paquei a conta do meu telefone do mes de setembro duas vezes por engano. meu telefone e 32279098, gostaria que este dinheiro quitasse o mes de outubro e o credito ficasse para o outro mes.

Vitoria, 22 de outubro de 2009.

Ipojucan Oliveira dias de almeida

Comentado por Flávio Citro em 13/10/09

Se vc estiver no Rio procure o expressinho no 2o andar no final do corredor D do Tribunal de Justiça para tentar um acordo.

Comentado por nayara em 13/10/09

tambem estou tendo problemas com a oi ,tive o cel roubado e fui resgata meu chip ,agora minha linha nao fuciona mais isso ja tem 12 dias e eles nao resolver nada so fica me fazendo de boba dizendo pra ir na loja e a loja diz q e oi quem reslover uma falta de respeito …

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br