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O Ministério Público quer que a Vigilância recolha todas as caixinhas do achocolatado que estiverem sem as informações de validade e fabricação.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde chegou a suspender por duas semanas a comercialização do Toddynho no Estado, após 39 pessoas terem relatado que passaram mal ao ingerir o produto em 14 municípios gaúchos.
O ofício da Promotoria de Ribeirão baseia-se em denúncia feita nesta semana por um cliente do Extra, localizado na avenida Presidente Vargas, que comprou o achocolatado no último dia 4.
O cliente, ao ver a falha nas embalagens, chamou o gerente do Extra, que respondeu que ira questionar o fabricante. O consumidor ficou aborrecido com a resposta, diz a Promotoria, e até retrucou com o gerente que o hipermercado também era culpado por ter exposto o produto sem as informações. Em seguida, pegou uma das caixinhas e efetuou a compra.
Além do produto lacrado sem as informações, o consumidor deixou na Procuradoria a nota fiscal da compra para comprovar onde o Toddynho foi adquirido.
“É perigoso porque sem a data de validade você não sabe se o produto traz riscos ao consumidor”, diz o promotor Carlos Cezar Barbosa.
Além de notificar a vigilância, o promotor vai encaminhar o Toddynho lacrado à perícia da Polícia Civil e também alertar a Promotoria do Consumidor de São Paulo para verificar se não há casos semelhantes em hipermercados do Estado.
A vigilância, via assessoria de imprensa, diz que pediu à Promotoria na tarde desta sexta mais informações sobre o caso para decidir qual medida tomará.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria do Extra diz que o hipermercado “trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores” e que tem “rigoroso procedimento para auditar a validade e a qualidade dos produtos” em suas lojas.
A nota diz ainda que a rede está apurando o caso apontado para que isso não volte a ocorrer e que solicitou esclarecimentos do fabricante.
Já a PepsiCo, fabricante do Toddynho, diz, em nota, que não foi notificada pelo Ministério Público nem recebeu reclamação de consumidores em seu site.
Também informou que tem rigoroso controle de qualidade na produção de suas marcas.
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