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O Projeto “Criança e Consumo” denuncia campanha da Lojas Renner S/A, por considerar abusiva a publicidade dirigida diretamente às crianças, desenvolvida para divulgar a promoção de Dia das Crianças.

 No dia 13 de dezembro, o Projeto Criança e Consumo entrou com uma representação no Procon do Rio Grande do Sul contra a Lojas Renner S/A, por considerar abusiva a comunicação mercadológica desenvolvida para divulgar a promoção de Dia das Crianças.

Em setembro e outubro de 2010, a rede divulgou a promoção “Dia dos Fuzarkas” em comerciais exibidos na televisão e site na internet. A comunicação, claramente dirigida ao público infantil, utilizava elementos do mundo das crianças, como contos de fadas e protagonistas infantis. A promoção relaciona a compra de produtos Renner à aquisição de brindes, no caso DVDs da Disney, bem como à possibilidade de ganhar iPods.

A campanha foi identificada em um monitoramento realizado em 1º de outubro de 2010 pelo Criança e Consumo. Como resultado desse levantamento, além da representação contra a Renner, o Projeto também entrou com uma representação no Procon de São Paulo contra nove lojas de departamento e redes de supermercados, considerando suas comunicações mercadológicas de Dia das Crianças abusivas por serem voltadas ao público infantil.

Constam na representação, enviada ao Procon no dia 22 de dezembro, as empresas C&A Modas Ltda., Lojas Riachuelo S/A, Marisa Lojas Varejistas Ltda., Marisol S/A (Lilica & Tigor), Lojas Americanas S/A, Grupo SBF Comércio de Produtos Esportivos Ltda (Centauro), Iguasport Ltda. (Decathlon), Carrefour Comércio e Indústria Ltda e CIA Brasileira de Distribuição (Extra).

As comunicações mercadológicas encontradas compunham-se, em sua maioria, por anúncios publicitários veiculados em mídia televisiva e por meio de sites e banners na internet. Algumas marcas utilizaram ícones do universo infantil, como Angélica, Maísa e Ivete Sangalo, ou elementos lúdicos, como desenhos animados.

Além disso, algumas empresas promoveram práticas comerciais que podem ser consideradas como venda casada, condicionando a obtenção de certos bens, ou um número mínimo de peças, à aquisição de prêmios e brinquedos. No momento aguarda-se a manifestação dos órgãos.

Levantamento

No dia 1º de janeiro, o Projeto Criança e Consumo realizou um monitoramento de 10 horas de programação de cinco canais infantis por assinatura (Boomerang, Cartoon Network, Discovery Kids, Disney XD e Nickelodeon) e da programação infantil de dois canais da TV aberta (Globo e SBT). Foram identificadas cerca de 350 publicidades diferentes, com um total de aproximadamente 1.100 inserções comerciais. Enquanto as propagandas de brinquedos ficaram em primeiro lugar no número de inserções, as roupas aparecem em na quinta posição.

Veja o filme e acompanhe o caso da Renner no site do Criança e Consumo:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=181

Leia sobre a representação enviada ao Procon/SP:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=183

Saiba mais sobre o levantamento feito pelo Projeto:
http://www.alana.org.br/_news/2010/out/extra/news-extra-dia-das-criancas-2010.html

24/01/2011

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=7883&origem=23

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Site publicado em 04/05/2009
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