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Apreendidos mais de 2 mil produtos vencidos

Mais de 2 mil pro­du­tos ven­ci­dos fo­ram apre­en­di­dos nas cin­co lo­jas da re­de Ame­ri­ca­nas na quin­ta-fei­ra pe­lo Pro­con de Go­i­â­nia. Cho­co­la­tes, bis­coi­tos, sal­ga­di­nhos, do­ces, cre­me hi­dra­tan­te, tin­tu­ra de ca­be­lo, fral­das e ou­tros pro­du­tos apre­sen­ta­vam ir­re­gu­la­ri­da­des e, em al­gu­mas uni­da­des, a bar­ra de có­di­go era co­lo­ca­da em ci­ma da da­ta de ven­ci­men­to. A re­de foi au­tu­a­da e po­de­rá pa­gar uma mul­ta de R$ 150 mil.
O Pro­con cons­ta­tou as ir­re­gu­la­ri­da­des após ter re­ce­bi­do a de­nún­cia de um con­su­mi­dor que com­prou, nes­te mês, uma bar­ra de cho­co­la­te ven­ci­da em uma das lo­jas. Ao ten­tar tro­car o pro­du­to com a no­ta fis­cal em mãos, a lo­ja te­ria re­cu­sa­do a so­li­ci­ta­ção. “Es­se con­su­mi­dor veio en­tão aqui no Pro­con de­nun­ci­ar o ca­so e, quan­do fo­mos ave­ri­guar a in­for­ma­ção que mais pro­du­tos es­ta­vam sen­do ven­di­dos fo­ra da da­ta de va­li­da­de, con­se­gui­mos re­co­lher uma gran­de quan­ti­da­de de uni­da­des das pra­te­lei­ras”, dis­se o di­re­tor do ór­gão, Jo­sé Alí­cio de Mes­quita.
Validade
Fis­cais do Pro­con se sur­pre­en­de­ram até mes­mo com pro­du­tos que es­ta­vam ven­ci­dos des­de no­vem­bro de 2007, co­mo fral­das, ca­mi­si­nhas e tin­tu­ra pa­ra ca­be­lo. Em ou­tras uni­da­des, o có­di­go de bar­ra era eti­que­ta­do em ci­ma da da­ta de ven­ci­men­to pa­ra en­ga­nar o con­su­mi­dor. “Acho gra­ve es­sa si­tu­a­ção, por­que a lo­ja já ti­nha co­nhe­ci­men­to do pro­du­to ven­ci­do e, ao co­lo­car a bar­ra de có­di­go em ci­ma da da­ta de va­li­da­de, ela ten­ta es­con­der a ir­re­gu­la­ri­da­de, ten­ta le­sar o con­su­mi­dor du­as ve­zes”, afir­mou Jo­sé Alí­cio.
Ao to­do fo­ram au­tu­a­das as cin­co lo­jas da re­de na ca­pi­tal, três lo­ca­li­za­das em shop­pings e du­as no co­mér­cio de rua. On­tem pe­la ma­nhã, os 2 mil pro­du­tos ven­ci­dos lo­ta­ram par­te do cor­re­dor do ór­gão. Eles fo­ram co­lo­ca­dos em sa­cos plás­ti­cos e en­ca­mi­nha­dos pa­ra o ater­ro sa­ni­tá­rio. A mul­ta pa­ra es­ses ca­sos va­ria de R$ 300 a R$ 5 mi­lhões. Jo­sé Ali­cio ex­pli­cou, no entanto, que o Pro­con vai apli­car uma mul­ta de R$ 150 mil pa­ra a re­de. Ela tem dez di­as pa­ra re­cor­rer da au­tu­a­ção.
A as­ses­so­ria de im­pren­sa das Lo­jas Ame­ri­ca­nas afir­mou que a aná­li­se do ocor­ri­do ain­da não foi con­cluí­da. Em no­ta, com­ple­men­ta que as pro­vi­dên­cias ne­ces­sá­rias já es­tão sen­do to­ma­das.  
Ori­en­ta­ções
O di­re­tor do ór­gão dis­se que o con­su­mi­dor, ao re­a­li­zar su­as com­pras, de­ve fi­car aten­to ao pra­zo de va­li­da­de dos pro­du­tos. “A pes­soa pre­ci­sa fi­car de olho na da­ta de ven­ci­men­to, ver se o pro­du­to es­tá cer­to, se po­de ser con­su­mi­do re­al­men­te, por­que em ca­sos de ali­men­tos ela po­de co­lo­car a sua vi­da em ris­co. Se cons­ta­tar qual­quer ir­re­gu­la­ri­da­de, ele po­de vir ao Pro­con pes­so­al­men­te pa­ra de­nun­ci­ar ou li­gar no 0800-646-0156”, ex­pli­cou.
sábado, 11 de dezembro de 2010, Ma­ri­na Du­tra

http://www.ohoje.com.br/cidades/11-12-2010-apreendidos-mais-de-2-mil-produtos-vencidos/

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Site publicado em 04/05/2009
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