Flávio Citro - Direito Eletrônico

PASSAGEIROS SE REBELAM COM CANCELAMENTO DE VOO E PASSAM UMA HORA E MEIA DENTRO DE AVIÃO NO AEROPORTO DE GUARULHOS

tamSÃO PAULO – O cancelamento de um trecho do voo 3875 da TAM causou tumulto dentro da aeronave nesta quarta-feira após o pouso no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O advogado Paulo Brincas, de 48 anos, conta que embarcou em Brasília, com destino a Florianópolis, e que o avião faria escala no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo ele, pouco antes da escala, o comandante avisou que não poderia pousar em Campinas por causa do mau tempo e que a aeronave pousaria em Guarulhos.

No aeroporto de Guarulhos, de acordo com Brincas, todos os passageiros receberam orientação para deixar a aeronave. Os passageiros com destino a Campinas foram informados que seriam levados de ônibus à Viracopos.

- Os 33 passageiros que já estavam no avião e que seguiriam para Florianópolis também receberam determinação para descer, mas sem qualquer informação sobre o restante do trajeto – diz Brincas.

Um grupo de 15 passageiros se recusou a deixar o avião até que a TAM garantisse o tíquete para dar prosseguimento à viagem. Entre eles, diz Brincas, uma idosa de 85 anos, em cadeira de rodas.

- A TAM decidiu interromper a viagem a seu ‘bel prazer’. Decidimos não descer porque achávamos que a companhia aérea deveria nos apresentar uma solução. Uma funcionária nos mandou ligar para o telefone “Fale com o presidente” e ficamos 12 minutos na espera sem que ninguém nos atendesse – diz o administrador de empresas Braz Vieira, de 55 anos.

De acordo com os passageiros, o comandante do voo não deixou a cabine em nenhum momento e apenas os comissários tentaram convencer o grupo a deixar a aeronave. O impasse, segundo eles, fez com que o grupo permanecesse dentro da aeronave durante uma hora e meia, até que a Polícia Federal foi acionada pelo comandante da TAM.

- Não tinha nenhum problema técnico para prosseguir a viagem. Achamos que o restante do voo foi cancelado simplesmente porque éramos apenas 33 passageiros. Os que deveriam ter embarcado em Campinas rumo a Florianópolis não embarcaram e a empresa deve ter achado que não compensava fazer o voo com poucos assentos ocupados – diz Brincas.

O advogado afirma que a negociação entre os passageiros e a companhia aérea teve de ser feita pelos policiais federais. A companhia aérea ofereceu ao grupo prosseguir viagem em um voo de 15h45m e o grupo de passageiros pediu também que a empresa pagasse o almoço.

- Já deveríamos estar em casa naquela hora e nosso direito estava sendo violado de forma aviltante. Ao vender o bilhete, a empresa de comprometeu a nos levar até Florianópolis e não havia motivo para não prosseguir viagem – afirma Vieira.

De acordo com os passageiros, a TAM acabou concordando em pagar o almoço dos passageiros e emitiu bilhete para 15h45m.

- Não foi feito nada além de garantir nossos direitos. Qualquer empresa aérea deveria ter feito isso automaticamente, mas infelizamente só conseguimos fazer valer nosso direito tomando uma atitude drástica, que precisou da intervenção da Polícia Federal para negociar – afirma Brincas.

- Conseguimos garantir nosso direito. O episódio foi lamentável. Se não tivéssemos tomado a atitude de ficar na aeronave, sairíamos como cordeirinhos sem saber a que horas poderíamos embarcar novamente. Isto só acontece porque não temos opção de mais companhias aéreas – disse Vieira.

A companhia aérea TAM confirmou em nota que acionou a Polícia Federal para retirar passageiros do voo 3875 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quarta-feira. A companhia área informou que o grupo foi reacomodado no voo 3185, às 15h45m, e não informou o motivo de o avião não ter seguido até Florianópolis.

Veja a íntegra da nota da TAM:

“A TAM informa que, devido ao mau tempo na cidade de Campinas (SP), o voo JJ3875 (Brasília/Campinas/Florianópolis) alternou o pouso para o aeroporto de Guarulhos (SP). Os passageiros que tinham como destino Campinas seguiram em dois ônibus da companhia aérea. Os que seguiriam para a capital catarinense foram reacomodados no primeiro voo disponível, o JJ3185 (Guarulhos/Florianópolis) que decolou às 15h45 de São Paulo.

Alguns passageiros negaram-se a deixar a aeronave em Guarulhos e, por isso, a Polícia Federal foi acionada para auxiliar no desembarque.”

Publicada em 19/05/2010 Cleide Carvalho, O Globo

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/05/19/passageiros-se-rebelam-com-cancelamento-de-voo-passam-uma-hora-meia-dentro-de-aviao-no-aeroporto-de-guarulhos-916627347.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br