Flávio Citro - Direito Eletrônico

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE PREVENIR SUPERENDIVIDAMENTO

endividadoResistir às tentações do mercado de consumo é uma dificuldade para a maioria das pessoas. O problema realmente acontece quando as dívidas se acumulam e resultam no superendividamento do consumidor.

Uma das estratégias para minimizar, ou mesmo eliminar, o superendividamento é a educação financeira. Durante a Oficina de Crédito realizada pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), encerrada na última sexta-feira (14.05) o grupo de trabalho que discutiu o assunto definiu princípios para educar financeiramente a sociedade.

“O objetivo principal da educação financeira é preparar o consumidor para compreender os mecanismos de sedução e proteção existentes na sociedade de consumo”, afirmou a gerente Técnica do Procon Estadual, Eneide Maria Cruz Modesto da Costa, que representou o órgão de defesa do consumidor .

Segundo o documento elaborado pelo grupo, a educação financeira deve ser trabalhada de acordo com o dia a dia da pessoa, levando em consideração os aspectos culturais, regionais e existenciais do consumidor. A educação também deve ser contínua durante toda a vida do cidadão e deve ser desenvolvida em espaços sociais formais (escolas e universidades) e não formais (associações e organizações).

As ferramentas pedagógicas utilizadas para educar financeiramente a sociedade devem possibilitar o consumidor a reflexão sobre produtos e serviços financeiros e a sua postura em relação a eles. “O consumidor deve entender que a qualidade de vida dele está relacionada com as decisões que toma sobre o seu dinheiro. Desejamos formar cidadãos críticos e conscientes frente às práticas do mercado, como as ofertas e publicidade”, destaca a gerente.

O Grupo de Trabalho voltará a se reunir para a elaboração de ações e estratégias de para a implementação da educação financeira. “Acreditamos que por meio de políticas públicas e legislações especificas poderemos estabelecer ações em benefício dos consumidores de todo o país”, conclui Eneide.

Mais informações sobre a oficina da ENDC ou os GTs podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500. A sede do Procon-MT está situada na Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 917, bairro Aráes. O horário de funcionamento do órgão é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

18/05/2010

http://24horasnews.com.br/index.php?mat=328950

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br