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Procon alerta: consumidor deve exigir o Custo Efetivo Total do financiamento

Ao financiar um produto ou adquirir um crédito, o consumidor precisa ser informado sobre todos os custos que envolvem essa operação. Trata-se do CET (Custo Efetivo Total), que representa o custo completo da operação de empréstimo ou financiamento. Muitos consumidores não sabem, mas eles têm o direito de saber exatamente quais são esses valores.

Ao financiar um produto ou adquirir um crédito, o consumidor precisa ser informado sobre todos os custos que envolvem essa operação. Trata-se do CET (Custo Efetivo Total), que representa o custo completo da operação de empréstimo ou financiamento. Muitos consumidores não sabem, mas eles têm o direito de saber exatamente quais são esses valores.

A gerente de atendimento do Procon Estadual, Lorena Tamanini, explica que o CET é uma taxa que engloba, além dos juros, todas as tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas do consumidor. “Com o Custo Efetivo Total, o consumidor saberá efetivamente quanto custará o financiamento, uma vez que nem sempre os juros mais baixos significam custo menor”, afirma.

E completa a gerente: “Temos o exemplo de um consumidor que resolveu financiar o valor de R$ 10.000,00 de um veículo, em 24 vezes. A taxa de juros informada a ele na hora da compra foi 0,99% ao mês. No entanto, ao calcular o CET, o consumidor percebeu que pagaria de fato 1,53% ao mês de custos do financiamento”.

O CET foi o instrumento que possibilitou ao consumidor realizar uma análise objetiva do melhor financiamento a ser feito. “Antes desta regra, o consumidor corria o risco de fechar o negócio sem saber quanto custaria efetivamente”, ressalta Lorena Tamanini.

Essa regra está em vigor desde março de 2008, com a resolução nº. 3.517/2007, do Conselho Monetário Nacional. É importante destacar também que, conforme a resolução, o CET também deve constar nos informes publicitários.

Inicialmente, as denúncias do não cumprimento da resolução devem ser feitas diretamente ao Banco Central (www.bcb.gov.br), podendo o consumidor também registrar sua reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Por Redação Multimídia ES Hoje.

http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-noticia,inoticia,85,procon+alerta_+consumidor+deve+exigir+o+custo+efetivo+total.aspx

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Site publicado em 04/05/2009
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