Flávio Citro - Direito Eletrônico

Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação (Cosip) – Nova taxa de luz começa mês que vem para o carioca.

Medição em residências e comércios para a cobrança da tarifa vai iniciar dia 21. Ministério Público entrará com ação para permitir que consumidor decida se pagará ou não a Cosip

Rio – A nova taxa de iluminação pública começa a atacar o bolso do contribuinte carioca mês que vem. A regulamentação da lei que criou a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação (Cosip) foi publicada ontem e, dia 21, será feita a primeira medição do gasto de energia para calcular o quanto cada unidade residencial e comercial terá que pagar. A primeira cobrança, que será enviada junto com a conta de energia, chega em maio. Os valores variam de R$ 2 a R$ 90, conforme consumo mensal.

João Afonso (E) acendeu velas para conseguir atender seus clientes: falta de luz reduziu vendas em 40% | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O impasse sobre a cobrança, no entanto, não chegou ao fim. Criada para custear a iluminação das vias públicas na cidade do Rio, a taxa pode parar na Justiça novamente. O Ministério Público Estadual vai entrar com a ação segunda-feira, contestando os critérios adotados pela prefeitura para fazer a cobrança. O promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor, explicou que o novo tributo não poderia estar vinculado à conta de luz sem a autorização prévia dos consumidores.

“Como ninguém foi consultado para saber se concordava com a inclusão de mais um serviço na fatura, há o risco de corte de luz no caso do consumidor que não pagar a Cosip, pois o tributo e a conta estão vinculados”, explicou Terra, que ontem concluiu a redação do inquérito civil público.

“Deveria haver dois códigos de barras impressos na conta, para dar opção ao cliente de escolher o que será pago, já que a pessoa pode ter dificuldade de pagar as duas juntas”, sugeriu.

O impasse sobre a polêmica Cosip começou em 17 de dezembro, quando a juíza Georgia Vasconcellos da Cruz, da 7ª Vara de Fazenda Pública, cancelou a sessão da Câmara dos Vereadores que aprovou a taxa. A decisão se baseou na quebra do Regimento Interno da Câmara no dia em que foi votado o projeto. A Procuradoria-Geral da Prefeitura do Rio recorreu e cassou a liminar.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/2/nova_taxa_de_luz_comeca_mes_que_vem_para_o_carioca_66398.html

Faça seu comentário (1)

Comentado por MAIKON PLONKÓSKI em 16/5/11

QUERO COLOCAR AQUI A MINHA CRITICA E MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA ESSA TAXA CHAMADA COSIP, NA MINHA RUA ONDE MORO NÃO POSSUE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, E MESMO ASSIM A CENTRAL DE ENERGIA DAQUI A CELESC ENSISTE EM FAZER A COBRANÇA, E PRA VARIAR DIZEM QUE MESMO QUE NÃO HAJA ILUMINAÇÃO PUBLICA NA MINHA RUA, EU USO AS DEMAIS ILUMINAÇÕES DE OUTRAS RUAS DA CIDADE,ALÉM DE QUE CADA VEZ QUE CHEGA O TALÃO DE LUZ O VALOR DO COSIP É OUTRO, ISSO AL´´EM DE SER ERRADO, É CERTAMENTE ILEGAL, SEM A MINIMA FORMA DE RESPEITO COM AS PESSOAS DA NOSSA SOCIEDADE. FICA AQUI ENTÃO O MEU GESTO DE INDIGNAÇÃO CONTRA A CELESC DE ITAIÓPOLIS SANTA CATARINA.

OBRIGADO A TODOS

MAIKON PLONKÓSKI

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br