Flávio Citro - Direito Eletrônico
Categorias(s): Curtas

Apelo de Heidelberg.

Documento enviado ao governo alemão exigindo o fim da violação dos direitos autorais praticados pelo Google Book Search.  Os escritores alemães não estão dispostos a aceitar o acordo proposto pela empresa aos autores e editores americanos em outubro de 2008, que garante o pagamento de U$ 60 por livro escaneado, bem como 63% dos lucros com anúncios publicitários publicados junto com o livro.

Críticos questionam a excluvidade de direitos que o Google teria para publicar online e lucrar com milhões de “livros órfãos” – títulos esgotados com direitos autoriais ainda em vigência, mas cujos autores não se manifestaram para reinvindicá-los. Dos sete milhões de livros escaneados pelo Google Books até agora, nada menos do que cinco milhões se enquadram nessa cateforia de órfãos. 

O “Apelo de Heidelberg” procura combater também um projeto – o Open Access - apoiado por diversas fundações alemães e de outros países europeus, de disponibilizar todas as publicações científicas na internet com acesso livre.

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br