Flávio Citro - Direito Eletrônico

Justiça proíbe venda de andador infantil em todo o país.

Justiça proíbe venda de andador infantil em todo o país.

Entidade alega que equipamento coloca crianças em risco de acidentes graves, inclusive com morte. Ainda cabe recurso.

Rio – A Justiça no Rio Grande do Sul decidiu liminarmente suspender a comercialização, em todo o país, de andadores infantis. A medida foi tomada em ação civil pública elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A entidade alega que o equipamento coloca crianças em risco de acidentes graves, inclusive com morte. Ainda cabe recurso.


Justificativa da instituição é que o andador dá mobilidade para que os bebês se aproximem de fogões, piscinas, escadas e produtos tóxicos.

A justificativa da instituição é que o andador dá mobilidade para que os bebês se aproximem de fogões, piscinas, escadas e produtos tóxicos. “Em situação biológica de vulnerabilidade potencializada, seja proibida a comercialização visando assegurar os direitos fundamentais à vida e à segurança”, informa decisão da juíza Lizandra Cericato Villarroel.

Em julho deste ano, o Inmetro reprovou todas as marcas de andadores produzidas no Brasil. Ainda neste ano, pelo menos três relatos de morte em decorrência do uso do andador por bebês chegaram até a Associação Brasileira de Produtos Infantis. No ano passado, 850 bebês receberam atendimento médico por acidentes em andadores, sendo 60% delas com lesão na cabeça.

O Dia.

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br