Flávio Citro - Direito Eletrônico

METADE DAS FAMÍLIAS PAULISTANAS ESTÁ ENDIVIDADA, APONTA FECOMERCIO

Metade das famílias na cidade de São Paulo está endividada neste mês, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Estado de São Paulo.

Dentro desse universo, 16% já estão inadimplentes e afirmaram ter contas em atraso e, nesse grupo, 7% disseram não ter condições de honrar os pagamentos.

Os resultados de outubro são semelhantes aos contabilizados em setembro, quando as proporções eram de 51%, 15% e 7%, respectivamente. Em números absolutos, o total de famílias endividadas caiu de 1,825 milhão em setembro para 1,786 milhão em outubro.

A maior parte das dívidas assumidas pelos consumidores em outubro continua sendo feita por meio do cartão de crédito, forma de financiamento que respondeu por 71,3% do endividamento. “A popularização do uso do cartão de crédito tem se expandido nas classes C, D e E, oferecidos até mesmo gratuitamente”, afirma Fernanda Della Rosa, assessora econômica da Fecomercio. Em seguida, aparecem carnês (28,7%), crédito pessoal (9,7%), financiamento de carro (8,4%) e cheque especial (6,2%).

A pesquisa mostra ainda que, do total de famílias endividadas, 56% têm pagamentos atrasados há mais de 90 dias. “É notável a necessidade de alongamento dos prazos a fim de tentar equacionar parcelas menores em seu orçamento”, completa.

Na análise sobre a parcela de renda comprometida com o pagamento de dívidas, 48,5% das famílias endividadas vincularam entre 11% e 50% e 26,8% delas, até 10%. Já a parcela das famílias endividadas que têm mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas representa 19,3% do total.

27/10/2010 DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/821273-metade-das-familias-paulistanas-esta-endividada-aponta-fecomercio.shtml

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br