Flávio Citro - Direito Eletrônico

Operação da Delegacia do Consumidor no BarraShopping flagra restaurantes com alimentos vencidos

 Fiscal apreende mercadorias em restaurante do BarraShopping - Foto: Marco Antônio Cavalcanti - O Globo

RIO – Com o objetivo de flagrar restaurantes com alimentos fora do prazo de validade, pelos menos 60 policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor e da 16ª DP (Barra da Tijuca) realizaram uma operação, na manhã desta sexta-feira, no BarraShopping, na Avenida das Américas, 4666, na Barra da Tijuca. Os restaurantes foram fechados parcialmente por cerca de duas horas para a vistoria da Vigilância Sanitária e cinco gerentes de estabelecimentos que foram apanhados em flagrante tiveram que depor na delegacia.

O primeiro gerente foi o do restaurante Burger King, que estava com quase 90% do queijo, usado em seus sanduíches, com prazo de validade vencido. Depois foi o do Benkei Asiático; do Bibi Sucos, inaugurado no início do ano no shopping; do Oriento e do Buonasera. Todos os gerentes prestam depoimentos e os proprietários serão indiciados no artigo 7 da Lei 8137/90 (vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo), com pena de dois a cinco anos de prisão ou multa.

O Restaurante Buonasera estava sem as etiquetas e os policiais checam, com a perícia, se os alimentos estavam ou não com prazo vencido. Alguns dos restaurantes flagrados também estavam etiquetando as mercadorias por cima das etiquetas.

- O chefe da Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, está apoiando as operações porque elas acabam alertando os donos de restaurantes para as etiquetas dos alimentos. Com isso, eles acabam resolvendo os problemas. A operação contou com o apoio dos policiais da 16 DP (Barra da Tijuca) e isso foi importante – esclareceu o delegado Carlos Augusto Nogueira, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor.

A administração do BarraShopping informou, à tarde, que ” orienta regularmente os restaurantes sobre os procedimentos exigidos pelos órgãos públicos, com o objetivo de conscientizar os lojistas”. O empreendimento lamentou o ocorrido.

Mercadorias apreendidas no Shopping Tijuca no início do mês

Em uma operação surpresa no dia 1º, policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) autuaram cinco dos 20 restaurantes da praça de alimentação do Shopping Tijuca , na Avenida Maracanã. Grande Muralha, Viena, Doce Delícia, Montana Grill e Camarão & Cia tiveram mercadorias apreendidas devido ao prazo de validade vencido ou à falta de especificação das datas. As lojas tiveram as cozinhas parcialmente interditadas para a perícia das mercadorias.

Veja mais imagens da operação

A operação da Decon foi desencadaeada por um incidente no início da semana, quando um rato caiu na mesa de clientes na praça de alimentação do shopping. O site do GLOBO registrou cerca de 140 reclamações de internautas sobre os restaurantes do shopping.

Na época, a assessoria de imprensa do Shopping Tijuca informou em nota que “a responsabilidade pela operação e cumprimento das normas legais é de inteira responsabilidade de cada lojista. Ainda assim, permanentemente acompanha e orienta seus lojistas a cumprirem as normas vigentes na relação com os consumidores, promovendo inclusive palestras e workshops apresentados por profissionais da área de saúde e vigilância sanitária. Por outro lado, periodicamente, e em conformidade com o protocolo existente, realiza ações de combate e controle de vetores”. Declara ainda que a ação da Decon teve “total apoio” do shopping, já que “acima de qualquer coisa deve ser preservada a saúde e o bem estar dos consumidores”.

Já o Restaurante Viena esclareceu que está reforçando todos os procedimentos de etiquetagem e datação de seus produtos de modo a evitar qualquer tipo de falha. Segundo a assessoria de imprensa do restaurante, “a rede tem a qualidade dos produtos como ponto essencial e, mais do que isso, um compromisso com os convidados que frequentam suas casas ao longo destes 35 anos de história, e que tornaram o Viena uma referência em alimentação saudável fora de casa”.

A nota diz, ainda, que ” a cozinha do Viena sempre esteve e continuará aberta a todos aqueles que queiram visitá-la, já que o objetivo é manter sempre o nosso padrão de qualidade”.

Já o Grupo Montana Grill afirmou que “todos os procedimentos de segurança alimentar são rigorosamente respeitados pelas suas franquias e que todos os procedimentos técnicos preconizados pela legislação são cumpridos e supervisionados por profissionais devidamente treinados. O fato ocorrido no Shopping Tijuca está sendo apurado e todas as providências serão tomadas pela direção do grupo”.

10/09/2010 Ronaldo Braga

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/09/10/operacao-no-barrashopping-flagra-restaurantes-com-alimentos-vencidos-917599665.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br