Flávio Citro - Direito Eletrônico

Anatel vai apurar causas da pane da Oi no centro do Rio.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje que já encaminhou fiscais para apurar as causas da pane que atingiu hoje telefones da Oi no centro da cidade do Rio de Janeiro. Uma pane hoje pela manhã em um equipamento interrompeu o funcionamento de várias linhas telefônicas do centro da cidade.

O problema começou pela manhã e ainda não foi completamente solucionado. Um dos prejudicados, a Petrobras, chegou a divulgar uma nota à imprensa informando a impossibilidade de comunicação com os telefones da empresa em seus três prédios no centro do Rio. Uma outra vítima da pane foi o serviço de matrícula da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

Segundo a Oi, os prefixos 2531, 2532, 2533 e 2534 apresentaram problemas. A companhia telefônica diz que os técnicos continuam trabalhando no local para que o funcionamento das linhas seja normalizado “o mais brevemente possível”.

UOL Notícias
29/01/2010 – Agência Estado

 

Problema no sistema de telefonia da Oi que prejudicou serviços no Rio foi resolvido.

 RIO – Com problemas desde a manhã desta sexta-feira, a Oi informou que o serviço de telefonia fixa da base de clientes dos prefixos 2531, 2532, 2533 e 2534, no Centro do Rio, foi totalmente restabelecido às 19h30m. De acordo com a companhia, um equipamento de comutação (responsável pelo encaminhamento das chamadas), de fabricação da NEC do Brasil, havia apresentado uma séria falha de software, prejudicando de forma intermitente e parcial o funcionamento do serviço de telefonia fixa de clientes destes prefixos. Ainda segundo a empresa, o serviço foi restabelecido de forma gradual, chegando a mais de 70% dos terminais normalizados às 18h30m. O reparo foi finalizado às 19h30m.

O problema técnico na empresa de telefonia Oi prejudicou o serviço de pré-matrícula na rede estadual e fez a Petrobras divulgar uma nota à imprensa alertando que não conseguia realizar ou receber chamadas telefônicas em seus três prédios no Centro do Rio. O número 0800-0240400, colocado à disposição pela Secretaria estadual de Educação para a realização de matrículas, encaminha chamadas por um dos prefixos afetados e, por isso, o serviço não estava sendo efetuado ao longo de todo o dia. Quem tentava ligar para fazer a matrícula só ouvia sinal de ocupado. O serviço, que começou nesta-sexta-feira e será realizado até o dia 5 de fevereiro, é destinado aos candidatos que perderam o prazo para inscrição da pré-matrícula na rede e desejam uma vaga para o 6º ano do ensino Fundamental ou 1º ano do ensino Médio. Já os candidatos a uma vaga na Rede Municipal, do Pré ao 9º ano, Classes Especiais e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), devem entrar em contato com a central de atendimento do bairro de sua preferência, entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

- Estou há duas semanas tentando efetuar matrícula para o 1º ano do ensino Médio em 2010 e agora, na data marcada para o atendimento, o telefone continua mudo. Enviei e-mails e obtive diversas respostas desconexas – informou Lucimar Salles, em e-mail enviado ao site do GLOBO.

Diante do problema, a Secretaria estadual de Educação (SEE) pôs sete números de telefone à disposição para tirar dúvidas dos interessados na segunda fase da pré-matrícula: 2333-0597, 2333-0802, 2333-0739, 2333-0821, 2333-0820, 2333-0778 e 2333-0562.

- A pane dos telefones prejudicou a matrícula, como vocês já sabem. O problema é que inscrevi minha filha antes, e ela não foi alocada. Agora não consigo realizar por telefone esta segunda chamada. Os números informados pela secretaria deram ocupado o dia todo. Estou com medo da minha filha ficar sem escola – escreveu outra leitora, Tatiana Lima.

Sobre as vagas da rede municipal de ensino, também haverá novo prazo, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, para os pais dos alunos da educação infantil (modalidade Pré-escola), do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos que perderam a pré-matrícula ou não tiveram a matrícula confirmada. Os interessados deverão solicitar a matrícula nas centrais de atendimento telefônico. Os responsáveis que perderam o prazo de confirmação da matrícula nas escolas também devem entrar em contato com as centrais. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 77.389 novos pedidos de matrícula. Deste total, 57.526 alunos foram alocados.

O problema com a empresa de telefonia afetou consumidores que também enfrentam falta de água e de luz nos últimos dias.

- Há três dias falta água aqui no Castelo, onde trabalho. Hoje estamos também sem telefone – escreveu para o site do Globo o leitor Alexandre Spinola de Oliveira Marques, que também está enfrentando falta de água no bairro do Gradim, em São Gonçalo, onde mora. – Há uns 4 dias, houve um pique de energia que queimou o aparelho da Sky e o nobreak do computador. Ontem faltou energia na parte da tarde. Não temos alternativa à Cedae, nem à Light, nem à Oi.

Em Niterói, alguns moradores contaram também ter passado pelo mesmo transtorno até o começo da tarde. A assessoria de imprensa da Oi, no entanto, informa que não detectou qualquer problema em Niterói.

O Globo on line – Publicada em 29/01/2010
Ediane Merola e Ludmila Curi

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br