Flávio Citro - Direito Eletrônico

A fabricante americana Hasbro alerta que os brinquedos “Star Wars Clone Trooper Blaster” e “Spider-Man Dart Blaster” foram vendidos no Brasil sem advertência : “Não apontar para os olhos e para a face” e “Não utilizar projéteis diferentes dos fornecidos”.

Falta de advertência na embalagem

Hasbro alerta para riscos em uso inadequado de brinquedos vendidos no Brasil

RIO – A fabricante americana Hasbro divulgou comunicado nesta segunda-feira alertando que cerca de 4.400 embalagens dos brinquedos “Star Wars Clone Trooper Blaster” e “Spider-Man Dart Blaster” foram vendidos sem advertência de uso. Caso não forem utilizados da maneira correta, os brinquedos podem trazem risco.

As mensagens que deveriam constar das embalagens são “Não apontar para os olhos e para a face” e “Não utilizar projéteis diferentes dos fornecidos”.

Foram cerca de 400 unidades do “Star Wars Clone Trooper Blaster”, uma réplica do arma usada pelos Clone Trooper no filme “Star Wars: The Clone Wars”, e 4 mil unidades do “Spider-Man Dart Blaster”, uma espécie de luva do Homem-Aranha com lançador de teia do personagem da Marvel.

A empresa informou que já determinou a reetiquetagem de todos os brinquedos em estoque e nas lojas. Segundo o comunicado, esses brinquedos, se utilizados de acordo com as advertências recomendadas, não são nocivos aos consumidores.

Para mais informações sobre o problema, o consumidor deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Hasbro no telefone 0800 773 7977, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h30m, ou enviar um email para sac@hasbro.com. O comunicado também está disponível pela internet no endereço www.comunicadohasbro.com.br

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Hasbro, mas não obteve sucesso.

Pro Teste defende inclusão do risco de uso incorreto de produtos em comunicado

Para a coordenadora geral da Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, as empresas devem incluir claramente o risco pelo uso inadequado de produtos em comunicados divulgados ao público, como neste caso específico da Hasbro.

- O ideal é que a comunicação seja ampla e tenha muita informação, inclusive o dano que pode ser causado pelo uso incorreto dos brinquedos – afirmou a especialista em direito do consumidor.

- Faltou tambem uma orientação aos pais que já compraram o brinquedo – disse.

A coordenadora da Pro Teste destacou que o comunicado não exime a empresa da responsabilidade no caso de um acidente com os brinquedos. Apesar de a Hasbro destacar que esta ação não se trata de um recall – por não ter defeito algum com os produtos -, Maria Inês disse que, na sua avaliação, este é sim um caso de recall.

- De fato é um recall, já que se trata de uma falha na informação de produtos potencialmente perigosos.

Plantão  Publicada em 25/01/2010 Lucianne Carneiro

 http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/01/25/hasbro-alerta-para-riscos-em-uso-inadequado-de-brinquedos-vendidos-no-brasil-915698162.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br