Balanço da lista da Direcção-geral do Consumidor
Mais de 11 mil portugueses já se inscreveram na lista da Direcção-geral do Consumidor que rejeita a recepção de mensagens publicitárias através do telemóvel, segundo dados da Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
A lista, criada em Março de 2008, começou a funcionar em Maio do mesmo ano, tendo acolhido desde então, e até à passada sexta-feira, 11.277 subscrições, disse à Lusa fonte da secretaria de Estado.
A Internet e os serviços de mensagens curtas e mensagens multimédia tornaram-se veículos publicitários atractivos, permitindo aos anunciantes chegar a um grande número de consumidores a um custo reduzido.
Apesar de já se encontrar prevista a obrigatoriedade de obtenção de consentimento prévio do destinatário para o envio de mensagens para fins de marketing directo, bem como a manutenção de listas das pessoas que manifestem o desejo de não receber aquele tipo de comunicações, o Governo considerou estes instrumentos insuficientes.
As empresas que agora pretendam recorrer a este meio publicitário estão legalmente obrigadas a consultar esta lista, não podendo enviar e-mail, SMS ou MMS aos consumidores que nela se inscreveram.
Compete à Direcção-geral do Consumidor manter actualizada a lista, alojada no Portal do
Consumidor.
12-01-2010
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/publicidade-telemoveis-consumidor-tvi24/1130776-4069.html
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