Flávio Citro - Direito Eletrônico

Via Varejo é a pior prestadora de serviço do país, aponta lista do Ministério da Justiça.

Via Varejo é a pior prestadora de serviço do país, aponta lista do Ministério da Justiça.

RIO – A Via Varejo, controladora de Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, é a primeira da lista dos dez piores prestadores de serviço, com 22,08 mil reclamações de consumidores, de acordo com a relação divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. A elaboração do ranking baseou-se nas queixas registradas, de janeiro a agosto, no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) que reúne 25 Procons estaduais, mais o do Distrito Federal, e 223 Procons municipais.

A Máquina de Vendas (Ricardo Eletro, Insinuante, Citylar) com 17,9 mil queixas, ficou na segunda posição, a Samsung aparece em terceiro lugar com 12,1 mil reclamações. A B2W (Americanas.com, Shoptime, Submarino, Ingresso.com) e as Lojas Americanas surgem em quarto lugar com 10,1 mil registros, enquanto o Magazine Luiza ficou em quinto, com 7,4 mil queixas.

A marca de eletroeletrônicos LG foi incluída na sexta posição, com 6,5 mil reclamações, seguida pela CCE com 6,2 mil, e pela Whirlpool — responsável pela Consul, Brastemp, site Compra Certa e Multibras — com 6,01 mil queixa. A Mabe Eletrodomésticos, com 5,9 mil, e a Nokia, com 5,8 mil reclamações, encerram a lista.

As respostas das empresas

A Via Varejo informou que a lista divulgada pela Senacon inclui todos os contatos realizados pelos clientes com os Procons (não apenas queixas) e o número representa a soma de cinco marcas — Casas Bahia, Pontofrio, CasasBahia.com.br, Pontofrio.com e Extra.com.br. A empresa acrescentou que “atua continuamente na melhoria da qualidade dos serviços”, visando reduzir tais manifestações.

A Máquina de Vendas disse que, com o objetivo de acelerar a solução das reclamações, criou uma linha 0800, exclusivamente para atender aos Procons. A empresa diz ter investido em ferramentas tecnológicas para monitorar processos, “o que levou à redução de cerca de 90% do volume de reclamações por dificuldade em falar com a empresa”.

A Whirlpool disse que o consumidor está “no centro de todos os processos da companhia, seja no desenvolvimento de novos eletrodomésticos ou no atendimento pós-venda”. E também afirmou que investe em treinamento e revisão de procedimentos para “atender com excelência”.

A LG também afirmou que “trabalha fortemente” para satisfazer os consumidores, inclusive revendo processos internos e da Rede Autorizada.

A B2W informou que não iria comentar o ranking divulgado pela Senacon, e as demais empresas não encaminharam posicionamento até o fechamento desta edição.

 
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/via-varejo-a-pior-prestadora-de-servico-do-pais-aponta-lista-do-ministerio-da-justica-9958664#ixzz2epEFfNCB
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br