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Consumidor encontra pedaços de bolor em néctar de manga Del Valle.

Consumidor encontra pedaços de bolor em néctar de manga Del Valle.

Rio — “Néctar de Manga! Tão forte, tão saudável, que vem com vitaminas a mais. O que é ninguém sabe. Mas vem até com o que não é para vir”, ironiza o consumidor Gilson Ennes Junior, de 30 anos, ao encerrar o vídeo publicado no Youtube, no qual relata ter encontrado corpos estranhos, com aparência de bolor, em uma caixinha de um litro da bebida da marca Del Valle.

Ao GLOBO, Ennes Junior contou ter comprado o néctar em uma Lojas Americanas, em Jacarepaguá, no dia 11 do mês passado, por R$ 4,99. Ao chegar em casa, decidiu abrir o suco para ele e a namorada beberem. Quando retirou o lacre de alumínio da embalagem, veio a surpresa. Corpos estranhos boiavam em meio ao suco. A cor da bebida também estava alterada. Em vez do habitual amarelo, era esverdeada, conta.

— Decidi fazer o vídeo e publicá-lo para alertar outros consumidores sobre este absurdo. Uma empresa do porte da Coca-Cola (detentora da marca Del Valle) tem tecnologia suficiente para evitar que um problema como este ocorra. Isto mostra uma falha grave no controle de qualidade — avalia o consumidor.

O vídeo, que tem pouco mais de cinco minutos de duração e já teve mais de centena de visualizações, não é para qualquer estômago. Depois de gravar o vídeo, o consumidor resolveu denunciar o problema em sites de reclamações e na página oficial da bebida no Facebook:

— Quando entrei na internet para expor minha reclamação, fiquei surpreso ao perceber que existem muitos outros casos semelhantes. Fiz questão de registrar o meu porque entendo que somente expondo o nome da marca é que ela pode se sentir tocada a resolver o problema.

No dia seguinte, uma segunda-feira, Ennes Junior foi procurado pela fabricante do suco. Segundo o consumidor, a empresa informou que iria recolher uma amostra do suco para análise. Para compensar o problema, deram a ele sete caixas de néctar próprios para o consumo. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que, num caso como este, o fornecedor deve substituir o produto por um em bom estado ou reembolsar o valor pago ao cliente. Apesar da compensação, Ennes Junior não pretende mais consumir bebidas da marca.

O consumidor conta que, dois dias depois do recolhimento da bebida, um técnico da fabricante fez contato e confirmou que o néctar continha bolor. Segundo relatou a empresa ao consumidor, o problema pode ter sido causado durante o transporte da bebida. Em um choque mais brusco, por exemplo, a proteção interna da embalagem, que protege o alimento de contaminações, pode romper, colocando a bebida em contato direto com o papel da caixinha, causando o problema. Ennes Junior estranhou a versão da empresa, pois garante que embalagem estava intacta no momento da compra:

— A empresa disse que isso é passível de acontecer. Eu discordo. Numa empresa do porte da Coca-Cola isso não deveria ocorrer — conclui o consumidor.

Procurada para comentar o assunto, a Leão Alimentos e Bebidas, fabricante do produto, informou “que vem prestando todo atendimento ao consumidor por meio do SAC e que permanece a disposição dele”. No entanto, a empresa garantiu ter “rigorosos controles de qualidade que garantem que os produtos saiam das fábricas em perfeitas condições de consumo”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/consumidor-encontra-pedacos-de-bolor-em-nectar-de-manga-del-valle-9888832#ixzz2eUtsVZmB
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Site publicado em 04/05/2009
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