Flávio Citro - Direito Eletrônico

Falha humana provocou falta de luz em dez bairros da cidade que ficaram sem energia.

  • Sinal de trânsito no Centro sem luz - Foto: Gabriel de Paiva - O Globo

RIO – O problema na subestação Frei Caneca da Light que deixou sem luz cerca de 200 mil clientes da Light, na manhã desta terça-feira, foi provocado por uma falha humana. Segundo a concessionária de energia, um técnico fez uma operação não autorizada, a anormalidade na rede foi detectada e o sistema de proteção entrou em ação, provocando a interrupção do fornecimento. O funcionário foi afastado da função.

A pane afetou trechos de dez bairros – Centro, Glória, Catete, Largo do Machado, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Santa Teresa, Copacabana e Leme – por vinte minutos. O prédio da prefeitura do Rio, na Cidade Nova, ficou às escuras, e os funcionários deixaram o edifício.

O desarme ocorreu às 10h04m. Em trechos de ruas do Leme e Copacabana, a energia foi normalizada às 10h05m e foi sendo restabelecida gradativamente em outros pontos. Às 10h24m, o fornecimento foi concluído para todos os clientes de trechos dos bairros da região central, Glória, Largo do Machado, Catete, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras e Santa Teresa.

Você sofreu com a falta de luz? Conte para a gente!

A linha 2 do metrô ficou paralisada durante 20 minutos, das 10h às 10h20m, entre as estações de Inhaúma e Estácio. Segundo a assessoria de imprensa do metrô, a falta de energia aconteceu fora do horário do rush e não foi registrada confusão nas estações.

Na Marechal Floriano, no Centro, caixas eletrônicos de bancos estão sem funcionar. Segundo a Infraero, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, ficou sem energia elétrica por 16 minutos, mas o gerador garantiu que não houvesse interferência nas operações.

A falta de luz afetou também o sistema eletrônico do Detran, que voltou a funcionar às 11h37m. O órgão salientou que, em casos assim, o religamento do sistema depende também da qualidade da energia ofertada, que era instável no momento em que voltou a ser distribuída, sendo esta a causa da demora no retorno das operações do departamento.

Subestação Frei Caneca da Light, onde ocorreu a falha - Foto: Simone Marinho - O GloboOs sinais de trânsito das avenidas Primeiro de Março e Rio Branco, no Centro, e da Mem de Sá, na Lapa, ficaram apagados. O mesmo aconteceu entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Riachuelo.

No Twitter, o leitor Filipe Dias contou que Botafogo ficou sem luz por cerca de cinco minutos, mas que agora o fornecimento já voltou ao normal. Moradores do Flamengo afirmam que sofreram com dois piques de luz pela manhã. Já moradores do Catete contam que a energia ficava oscilando.

Durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira, Otávio Azevedo, presidente do Grupo Andrade Gutierrez, empresa que controla a Cemig, que controla a Light, falou sobre os problemas que a companhia de energia vem enfrentando, como as explosões em bueiros e a falta de energia.

- A Cemig está focada em resolver esse problema até o ano que vem. Esse problema não chega até o fim do ano que vem. São projetos complexos. Os dutos subterrâneos são antigos – afirmou.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/10/05/falha-humana-provocou-falta-de-luz-em-dez-bairros-da-cidade-na-manha-desta-segunda-feira-922710413.asp

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br