Flávio Citro - Direito Eletrônico

Cozinha da Estação Gourmet de Botafogo é fechada por ter alimentos vencidos, sem condições de consumo.

RIO – A cozinha do restaurante Estação Gourmet, na Rua da Passagem 44, em Botafogo, foi fechada nesta manhã, por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), após constatarem que quase todos os produtos alimentícios do restaurante estavam com o prazo de validade vencido. Além de cervejas e refrigerantes vencidos, os investigadores encontraram temperos, molhos, maioneses, queijos, presuntos, nori (alga usada na culinária japonesa) e outros alimentos sem condições de serem consumidos.

No local, foi detido o gerente Robson Alexandre Nascimento, levado para a Decon para prestar esclarecimentos. Ele e o proprietário do estabelecimento responderão pelo crime do Art. 7º, IX, da Lei 8137/90 (que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo), que é vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo. A pena é de detenção de dois a cinco anos, ou multa.

- Estivemos nesta restaurante após várias queixas de consumidores. O que encontramos é muito grave. Quase todos os produtos alimentícios estavam vencidos. Vamos continuar a ouvir as queixas dos consumidores – disse o delegado Carlos Augusto Nogueira, titular da Decon. A cozinha só será aberta após perícia e a fiscalização da Vigilância Sanitária.

No início do mês, em uma operação surpresa no Shopping Tijuca, na Avenida Maracanã, policias da Decon autuaram cinco dos 20 estabelecimentos de alimentação que funcionam na área de restaurantes do shopping. As lojas Grande Muralha, Viena, Doce Delícia, Montana Grill, e Camarão & Cia tiveram as mercadorias apreendidas pelos policiais por causa da validade vencida ou sem especificação das datas .

No dia 10 passado, também com o objetivo de flagrar restaurantes com alimentos fora do prazo de validade, cerca de 60 policiais da Decon e da 16ª DP (Barra da Tijuca) realizaram uma operação, no BarraShopping, na Barra da Tijuca. Os restaurantes foram fechados parcialmente por cerca de duas horas para a vistoria da Vigilância Sanitária e cinco gerentes de estabelecimentos que foram apanhados em flagrante tiveram que depor na delegacia .O primeiro gerente foi o do restaurante Burger King, que estava com quase 90% do queijo, usado em seus sanduíches, com prazo de validade vencido. Depois foi o do Benkei Asiático; do Bibi Sucos, inaugurado no início do ano no shopping; do Oriento e do Buonasera. 

Publicada em 21/09/2010 às 19h48m

Ronaldo Braga

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/09/21/cozinha-da-estacao-gourmet-de-botafogo-fechada-por-ter-alimentos-vencidos-921044798.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br