Flávio Citro - Direito Eletrônico

ANS inclui 70 novos procedimentos na cobertura mínima das operadoras de saúde e odontológica, ampliando a cobertura para alcançar 16 procedimentos odontológicos.

Planos vão bancar coroa e bloco

ANS inclui 70 novos procedimentos na cobertura mínima das operadoras de saúde e odontológica a partir de junho

Rio – Vitória para mais de 54 mil beneficiários de planos de saúde. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu 70 novos procedimentos na cobertura mínima das operadoras e ampliou o número limite de consultas para algumas especialidades. As medidas passarão a valer a partir de 7 de junho e, segundo a ANS, terá impacto no bolso do consumidor inferior a 1%.

Os contratos de saúde individuais e coletivos, por adesão ou empresariais, realizados a partir de 2 de janeiro de 1999, terão de se adequar às novas regras. Entre as mudanças estão a cobertura obrigatória de transplante de medula óssea via parentes ou banco de medula, a inclusão de 16 procedimentos odontológicos como a colocação de coroas e blocos dentários e o exame de imagem para identificação de cânceres em estágio inicial e avançado, o Pet-Scan oncológico

Houve também a ampliação de consultas nas especialidades de fonoaudiologia (de 6 para até 24), nutrição (de 6 para 12 ), terapia ocupacional (de 6 para 12) e psicologia (de 12 até 40 consultas). Confira no quadro ao lado alguns dos procedimentos incluídos no novo rol.

Para a ANS, as novas medidas não terão impacto sobre a mensalidade dos planos de saúde. Segundo o diretor-presidente substituto, Alfredo Cardoso, como o índice de reajuste dos planos individuais, definidos pela agência, só sai em maio, não haverá aumentos porque a resolução entrará em vigor apenas em junho.

De acordo com Cardoso, o impacto da inclusão das 70 novas coberturas médicas e odontológicas só devem ser sentidos no ano que vem e, mesmo assim, será da ordem de 1%.

Mas o mesmo não deve ocorrer com os planos coletivos, empresariais ou por adesão. Isso porque nessas modalidades os reajustes são livres, não fixados pela ANS, e recaem sobre a data de aniversário do contrato. Por isso os consumidores devem ter atenção a abusos.

Entidades querem mais coberturas

Apesar de festejada, a nova lista de procedimentos obrigatórios para os planos de saúde é vista com ressalvas por entidades de defesa do consumidor. Segundo a Pro-Teste, a Agência Nacional de Saúde Suplementar deveria ter incluído na cobertura outros transplantes.

“Assim como foi adicionado o de medula óssea, é possível se estudar uma metodologia para abarcar transplantes já cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como coração, fígado e pulmão”, afirma a advogada Polyanna Carlos.

O advogado Julius Conforti, do escritório Araújo e Conforti Advogados Associados, especializado na área médica, lembra da necessidade de se integrar planos antigos.

“Há uma massa de cidadãos com contratos anteriores a 1999 que fica desprotegida. Só a Justiça garante o tratamento”, diz.

POR ALINE SALGADO 13.01.10 às 01h11

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/1/planos_vao_bancar_coroa_e_bloco_58142.html

Faça seu comentário (1)

Comentado por Mariangela em 2/8/11

E VAMOS AMPLIANDO O LEQUE DE COBERTURAS111

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br