Alerj aprova Livro de Reclamações para comércios e prestadores de serviços no Estado do Rio.
- Canal permite a consumidores reclamar nos próprios estabelecimentos.
- Para entrar em vigor, documento precisa ser aprovado em segunda discussão e sancionado pelo governador.
O autor do projeto, deputado Wagner Montes (PSD), explica que a medida, já adotada em outros países, auxilia na solução de conflitos entre os consumidores e os comerciantes ou prestadores de serviço.
- A criação do livro de reclamação vai revolucionar o atendimento aos consumidores no estado, pois garantirá o direito de reclamar, no ato da insatisfação. Com isso, o fornecedor ou prestador de serviço vai querer atender a reclamação para evitar o registro no livro. Hoje, a maior parte dos consumidores deixa de reclamar por falta de tempo para ir ao Procon, e convivem com situações abusivas – argumenta.
Há cerca de um mês, o ministério do Turismo anunciou que irá implantar, a partir do ano que vem, o livro de reclamações em estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, como hotéis, pousadas, agências de turismo e parques temáticos. Começará pelo Rio e pelas outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo. Em seguida, a ação será ampliada às demais cidades do país.
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