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Procon-SP notifica Golden e Unimed-Rio a comprovarem manutenção de contratos após migração.

Procon-SP notifica Golden e Unimed-Rio a comprovarem manutenção de contratos após migração.

  • Se identificadas irregularidades, empresas poderão ser penalizadas com multa que pode chegar a R$ 7 milhões.
Migração de planos da Golden para a Unimed-Rio ocorreu em 1° de outubro de 2013 Foto: Divulgação

Migração de planos da Golden para a Unimed-Rio ocorreu em 1° de outubro de 2013

 

RIO — O Procon-SP notificou Golden Cross e Unimed-Rio a prestarem esclarecimentos sobre problemas enfrentados pelos consumidores e para comprovação da manutenção dos tratamentos continuados e das condições contratuais após a transferência da carteira dos planos de saúde individuais e familiares da primeira para a segunda operadora. A fundação já havia se reunido com as empresas em no último dia 30, quando elas se comprometeram que não haveria prejuízos ao consumidor. Se ficarem comprovadas irregularidades, as empresas poderão ser penalizadas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, com multa que pode chegar a R$ 7 milhões.

A transferência, a partir do último dia 1°, de cerca de 160 mil beneficiários de planos de saúde individuais e familiares da Golden para a Unimed – operação validada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – veio acompanhada de desinformação, incertezas e consequente insegurança para os consumidores da Golden Cross, avalia o órgão de proteção ao consumidor. De acordo com o Procon-SP, ficou evidente a falta de planejamento, de forma a garantir, com a devida antecedência, informações importantes sobre a continuidade dos serviços de assistência médica.

A fundação informa estar recebendo “diversas reclamações de consumidores com dúvidas e dificuldades para utilização dos serviços de saúde, tais como: não recebimento das carteirinhas de identificação, boletos de pagamento, guia de rede credenciada e cancelamento de consultas e exames agendados antes do dia 1° de outubro. Para agravar, relatam dificuldades para contatar a nova operadora por meio dos canais disponibilizados, ficando sem os esclarecimentos necessários ou expostos a falhas de informação.

Segundo o Procon-SP, somente após a transferência, as empresas se preocuparam em orientar, tanto os consumidores, quanto a rede credenciada, e responder a dúvidas, perfeitamente previsíveis, como as dos beneficiários que se encontram internados ou em tratamento continuado (radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, pré-natal, etc) que, segundo a legislação, não podem ter seu tratamento interrompido.

Procuradas, Golden Cross e Unimed-Rio informaram que vão fornecer todas as informações solicitadas pelo órgão de proteção ao consumidor. A Unimed-Rio ainda informou que está seguindo todas as determinações da ANS.

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Site publicado em 04/05/2009
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