Flávio Citro - Direito Eletrônico

Mulher encontra saco de amendoim vazio em garrafa de cerveja fechada.

Mulher encontra saco de amendoim vazio em garrafa de cerveja fechada.

Comerciante de São Carlos encontra saco de amendoim vazio em garrafa de cerveja fechada (Foto: Paulo Chiari / EPTV)
Comerciante de São Carlos encontra saco de amendoim vazio em garrafa de cerveja fechada (Foto: Paulo Chiari / EPTV)

Uma comerciante de São Carlos (SP) encontrou um saco de amendoim vazio dentro de uma garrafa da marca Brahma, ainda fechada, segundo ela. A mulher decidiu procurar a EPTV depois de ver que um consumidor de Rio Claro encontrou um objeto estranho dentro de uma garrafa de cerveja Skol no sábado (21). A Ambev informou no domingo (22) que é necessária uma análise técnica da garrafa para afastar a possibilidade de violação da embalagem, situação verificada em diversas outras ocasiões. Sobre o segundo caso, a empresa ainda não se manifestou.

A cerveja, que já veio com o aperitivo junto, está guardada na casa da comerciante, que pediu para não ser identificada. Segundo ela, o produto foi comprado há alguns meses e está lacrado. A mulher não pediu a troca do produto, ela apenas comentou com o revendedor e decidiu ficar com a garrafa de 600 mililitros em casa.

A cerveja, que tem validade até 26 de novembro deste ano e faz parte do lote AG08:122, foi produzida na fábrica de Lages (SC). O amendoim é de uma fábrica em Ribeirão Preto.

Consumidor disse ter se assustado com objeto dentro da garrafa fechada (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Consumidor disse ter se assustado com objeto
dentro da garrafa fechada (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Outro caso
O químico Rogério Gomes, de Rio Claro, estava em um bar quando percebeu o objeto estranho dentro da garrafa de cerveja ainda fechada, segundo ele. Assim que pegou o vasilhame, o consumidor percebeu que o líquido estava turvo, com várias partículas e uma substância maior, que ele não soube definir o que era.

“Fui abrir a garrafa e apareceu o que a gente chama em química de sólidos suspensos, parecia uma falange de um dedo. E eu falei, tem alguma coisa errada. Acho que deve algum problema no processo de fabricação, o que é bem preocupante devido aos coliformes fecais. Fiquei preocupado comigo e com todo mundo que está consumindo isso”, relatou.

Gomes conferiu a data de fabricação e viu que a cerveja ainda está dentro do prazo de validade. O químico disse que ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. O atendente sugeriu a troca, mas ele não aceitou. “A empresa não se preocupou com o lote, com quem está consumindo, não se preocupou com nada”, afirmou. “A providência seria retirar todas as garrafas deste lote imediatamente do mercado e depois ver um parecer do que aconteceu”, disse o consumidor.

Qualidade

A Ambev afirmou é necessária uma análise técnica da garrafa e, ainda, que preza pela qualidade de todos os seus produtos e, por isso, mantém rigorosos processos de controle em todas as suas linhas de produção.

“Quando ocorre qualquer reclamação, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) tem como procedimento padrão, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, substituir o produto para que o mesmo seja encaminhado para análise técnica”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br