Flávio Citro - Direito Eletrônico

Novo sistema de cobrança de energia prejudicará consumidores, diz especialista.

Novo sistema de cobrança de energia  prejudicará consumidores, diz especialista.

 

<br />
Usina térmica de Candiota: custo de geração extra de energoia será repassado imediatamente ao consumidor a partir de janeiro<br />
Foto: Divulgação/Eletrobras

Usina térmica de Candiota: custo de geração extra de energoia será repassado  imediatamente ao consumidor a partir de janeiroDivulgação/Eletrobras

 

RIO – O novo sistema de cobrança de energia, de bandeira tarifária, que  entrará em vigor em janeiro vai fazer com que o consumidor brasileiro assuma  riscos do setor elétrico que não são dele. O alerta foi feito pelo especialista  Roberto D’Araújo, diretor do Ilumina, organização não governamental  especializada em energia.

Por meio do sistema de bandeira tarifária, todos os consumidores arcarão  imediatamente com os custos extras da geração das térmicas, por exemplo, em vez  de esses custos serem repassados apenas uma vez por ano, na época de reajuste  das tarifas. Segundo o especialista, isso vai fazer com que as tarifas possam  sofrer uma variação entre 10% e 15% de um mês para o outro, o que vai demandar  dos consumidores, principalmente industriais e comerciais, um grande esforço de  gestão.

— Se o consumidor vai ter que pagar quando os reservatórios das usinas estão  baixos, eles também vão receber descontos quando estiverem elevados? — indagou  D’Araújo.

A partir de janeiro, passará a vigorar o sistema de bandeiras tarifárias,  pelo qual cada distribuidora terá uma tarifa-base, que sofrerá acréscimos em  função da necessidade de complementação térmica, como está ocorrendo  agora.

Leia mais sobre esse assunto em  http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/novo-sistema-de-cobranca-de-energia-prejudicara-consumidores-diz-especialista-9837150#ixzz2e3PfArPa © 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Ramona Ordoñez

Publicado:
Atualizado:

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br