Flávio Citro - Direito Eletrônico

Ministério da Justiça notifica empresas de comércio eletrônico.

Ministério da Justiça notifica empresas de comércio eletrônico.

Treze empresas terão de apresentar informações sobre medidas adotadas após decreto que regulamentou o Código de Defesa do Consumidor em relação ao e-commerce.

As empresas também são obrigadas a ter uma velocidade média da banda larga fixa. Foto: Foto: Bloomberg

As empresas também são obrigadas a ter uma velocidade média da banda larga fixa.

Foto: Bloomberg

 

RIO — A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça notificou as 13 principais empresas que comercializam produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. As empresas terão de apresentar informações sobre as medidas tomadas a partir da implementação do Decreto 7.962/13, que dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico.

Foram notificadas as empresas B2W (que engloba as marcas Americanas, Submarino e Shoptime), Compra Fácil, Nova PontoCom, Máquina de Vendas, Groupon, Mercado Livre, Peixe Urbano, Clickon, Decolar.com, TAM, Gol, Azul e Avianca, que têm até dez dias para responder a notificação.

O decreto, lançado no âmbito do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, aperfeiçoa o direito à informação nas compras online, estabelece regras para o atendimento do consumidor e mecanismos para o exercício do direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor.

 

O que dizem as empresas.

A Decolar.com e o site Click On esclarecem que já estão de acordo com a nova lei do comércio eletrônico, respeitando, assim, todos os pontos abordados pelo Decreto 7.962/13, pelo Código de Defesa do Consumidor e ao direito à informação nas compras on-line. A Nova Pontocom informa que os sitesCasasBahia.com.br, Pontofrio.com eExtra.com.br pautam suas ações na obediência irrestrita da legislação brasileira. Sobre o decreto em questão, a instituição informou que “já está adequada”.

Groupon e Peixe Urbano, sites de compras coletivas, informaram ter recebido a notificação da Senacon e que vão responder dentro do prazo estabelecido.

O MercadoLivre disse, por meio de nota, que tem como prática “colaborar permanentemente com as autoridades cumprindo as leis vigentes” e se coloca “à disposição das mesmas sempre que solicitado”.

A TAM e a Azul confirmaram o recebimento da notificação do Ministério da Justiça e informaram que apresentarão os esclarecimentos necessários ao órgão.

Já B2W, Gol e Avianca informaram que não vão se pronunciar a respeito do assunto.

Compra Fácil e Máquina de Vendas (Ricardo Eletro e Insinuante) também foram procuradas pelo GLOBO mas não enviaram posicionamento até o momento.

 

Debate sobre comércio eletrônico.

Ainda nesta semana, a Senacon promove, de 25 a 27 de junho, em Brasília, oficina sobre o tema “Consumo e Sociedade da Informação”. A oficina será realizada pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor e serão debatidos temas como a proteção do consumidor no comércio eletrônico, novos perfis do consumo na Sociedade da Informação, Marco Civil da Internet, Cadastro Positivo, o papel do Comitê Gestor da Internet, além de estratégias para monitoramento da implementação do Decreto 7.962/13.

A iniciativa é voltada para o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor. Entre os palestrantes estão Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor, Ronaldo Lemos, professor da FGV- Direito Rio e Demi Getschko, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/ministerio-da-justica-notifica-empresas-de-comercio-eletronico-8805466#ixzz2XHJdYyvk
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br