Flávio Citro - Direito Eletrônico

Secadores de cabelos: seguros, mas barulhentos.

RIO — Quatro secadores de cabelos das marcas Philco, Cadence, Taiff e Tany se destacaram positivamente em estudo realizado pela Proteste — Associação de Consumidores com 14 aparelhos. Eles receberam as melhores notas ao terem oito itens de segurança, facilidade de uso e desempenho avaliados. Todos os 14 modelos foram aprovados no quesito segurança elétrica. Porém, no item emissão de ruído todos se mostraram deficientes. Nove tiveram o desempenho classificado como fraco e os outros cinco como aceitáveis. De acordo com a entidade, ao serem ligados na velocidade de ar máxima os secadores produzem níveis de ruído próximos ao limite de tolerância para não causar danos à audição. Por isso, a entidade recomenda que as consumidoras utilizem estes secadores pelo menor tempo possível.

Confira aqui a pesquisa completa.

Além dos quatro aparelhos classificados como “Bons produtos” pela entidade, foram testados secadores das marcas Epilady, Arno, Mondial, NKS, Philips, Britânia, Black & Decker, Lizz, Gama e Mallory.

Bom fluxo de ar e temperatura alta, porém segura, resultam em cabelos secos mais rápido. Por isso, a entidade também mediu e avaliou nos aparelhos esses dois quesitos. Os melhores na avaliação do fluxo de ar foram Cadence, Philips, Black & Decker e Mallory, seguidos de perto pelo Philco.

A avaliação da temperatura foi realizada a 15 cm do bocal — distância considerada ideal para não causar danos aos cabelos. Também é importante que a temperatura do ar que chega aos cabelos não ultrapasse os 80°C. Nesse quesito, receberam avaliações positivas as marcas Philco, Taiff, Tany, Epilady, Mondial e NKS.

Todos foram aprovados ao ser checado se causam interferência em TVs e rádios ao serem usados simultaneamente. No entanto, com relação à garantia de fábrica, a Proteste alerta que os consumidores fiquem atentos aos prazos. Gama, Taiff e Tany dão garantia apenas de seis meses, enquanto os demais dão um ano.

Cadence, Lizz e Taiff trazem os menores fios. Então, se o consumidor não tem muitas tomadas, prefira outros modelos. Os piores manuais são os da marca Epilady e Philips. Neles faltam figuras e representações do aparelho, assim como algumas informações, cuidados e advertências.

A Gama Italy, multinacional de origem italiana e instalada no Brasil há mais de 15 anos, informou que a empresa é pioneira nas certificações ISO 9.001 e ISO 14.001 no país em seu seguimento, bem como certificação dos produtos pelo Inmetro/ABNT, obedecendo a legislação vigente relacionada à segurança e performance dos produtos. A Lizz informou que todos os secadores distribuídos pela empresa no Brasil são importados, mas que possuí uma equipe de engenheiros que presta serviços a empresa, checando e testando as produções na origem. No entanto, reconheceu problemas no secador testado pela Proteste: “tivemos uma infelicidade em uma época de fim de ano e passou um lote deste item CH0004 secador doméstico Super Ionic com um índice alto de reclamações, mas a situação já foi totalmente contornada”.

As demais fabricantes também foram procuradas pelo GLOBO, mas não retornaram os contatos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/secadores-de-cabelos-seguros-mas-barulhentos-8339620#ixzz2TC7dNquq
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br