TJRJ divulga lista das empresas mais acionadas em abril
A Comissão Estadual dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Rio divulgou a relação dos 30 fornecedores de produtos e serviços com maior número de ações no mês de abril. A Oi aparece em primeiro lugar, com um total de 3.148 processos novos. Em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares estão Light, com 1.962; Santander Banespa, com 1.895; Ampla, com 1.618; e Itaú, com 1.452.
Ao longo de todo o período, os Juizados Especiais receberam um total de 26.857 novas ações. Por setor, os bancos lideram as queixas, com 9.591 processos movidos contra 12 instituições. A telefonia vem logo depois, com 8.320; seguida pelo comércio (4.086), energia, água e esgoto (4048), TV por assinatura (579) e planos de saúde (234)
A listagem completa pode ser conferida no site www.tjrj.jus.br, no caminho Consulta -Juizados Especiais-Empresas mais acionadas.
VEJA A TOP 30 mensal:
Consulta às Empresas Mais Acionadas
O presidente da Comissão Estadual dos Juizados Especiais, FAZ SABER a quem interessar possa que no período de Abril de 2011 constam como fornecedores de produtos e serviços mais acionados em sede de Juizados Especiais, as 30 (trinta) empresas seguintes
Última atualização: 01/05/2011 01:04
Consulta às Empresas Mais AcionadasO presidente da Comissão Estadual dos Juizados Especiais, FAZ SABER a quem interessar possa que no período de Abril de 2011 constam como fornecedores de produtos e serviços mais acionados em sede de Juizados Especiais, as 30 (trinta) empresas seguintes
Última atualização: 01/05/2011 01:04
Empresa Quant.
TELEMAR NORTE LESTE S/A (OI – TELEFONIA FIXA) 3148
LIGHT SERVICOS DE ELETRICIDADE S A 1962
BANCO SANTANDER BANESPA S/A 1895
AMPLA – ENERGIA E SERVIÇOS S/A 1618
BANCO ITAU S A 1452
BCP S.A. (CLARO, ATL-ALGAR, ATL, TELECOM LESTE S.A) 1301
BANCO ITAUCARD S. A. 1289
GLOBEX UTILIDADES S/A (PONTO FRIO – BONZAO) 1219
VIVO S/A 1149
BANCO BRADESCO S/A 1058
BV FINANCEIRA S/A 949
CASA BAHIA COMERCIAL LTDA 922
TIM CELULAR S.A 852
TNL PCS S.A. (OI – TELEFONIA CELULAR) 852
RICARDO ELETRO DIVINOPOLIS LTDA 796
EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. – EMBRATEL – (LIVRE/VESPER) 764
BANCO IBI S.A. – BANCO MÚLTIPLO 663
B2W -COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO/AMERICANAS.COM/SUBMARINO/ SHOPTIME 658
BANCO DO BRASIL S/A 648
LOJAS AMERICANAS S/A 491
COMPANHIA ESTADUAL DE AGUAS E ESGOTOS CEDAE 468
BANCO ABN AMRO REAL S.A. 427
BANCO BMG S/A 373
BANCO PANAMERICANO S/A 348
NET RIO LTDA 343
NEXTEL TELECOMUNICAÇÕES LTDA 254
BANCO HSBC – BANK BRASIL S/A – BANCO MULTIPLO 246
BANCO BRADESCO S/A – ADM. DE CARTÕES DE CRÉDITO 243
SKY BRASIL – SEVIÇOS LTDA – DIRECTV 235
UNIMED 234
veja a Top 30 anual do TJRJ divulgada na página do CNJ:
Top 30
http://www.cnj.jus.br/evento/eventos-novos/seminario-os-100-maiores-litigantes
http://www.cnj.jus.br/images/imprensa/litigantes/tabelatop30anual2005a2011_riodejaneiro.pdf
http://www.cnj.jus.br/images/imprensa/litigantes/tabelatop30mensal2010a20111_riodejaneiro.pdf
lista das 100 empresas mais acionadas do CNJ:
Assunto: seminário 100 maiores litigantes
http://www.cnj.jus.br/images/pesquisas-judiciarias/pesquisa_100_maiores_litigantes.pdf
A guerra entre consumidores e as empresas de varejo.
As empresas de varejo como a B2W, Ponto Frio (Globex), Americanas, Hermes, Compra Fácil, Ricardo Eletro, Casas Bahia, que vendem produtos em pequenas quantidades (retalho), direto ao consumidor final, especialmente as que comercializam produtos pela internet, vem sendo alvo de crescente número de reclamações de consumidores nos veículos especializados do segmento consumerista, com reflexo no aumento de processos no Procon e na Justiça, em razão de produtos não entregues ou recebidos pelos consumidores em prazo muito além do prometido, produtos com defeito, frustrando a expectativa dos consumidores cujos presentes visavam datas festivas e eventos.
O foco da Justiça e do sistema de defesa do consumidor está voltado para o comportamento do varejo, que deve capacitar seus colaboradores e implantar ou incrementar o serviço de pós-venda para impedir que a relação dos varejistas com os consumidores azede. As empresas varejistas precisaram ajustar suas práticas ao sistema de proteção ao consumidor, porque não sobreviverão ao desgaste gerado por milhares de reclamações e ações judiciais com abalo da reputação que decorrerá dessa equação.
A reeducação dos varejistas pode evitar que entrem “em guerra com o consumidor”, como retrata a revista Exame de 4/5/2011, que tem como pauta o desagrado dos consumidores da B2W, com fotografia na capa da Presidente da B2W, Anna Saicali. Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a publicação denuncia que, em 2010, nenhuma empresa piorou tanto seu atendimento ao cliente quanto a B2W, dona das marcas Americanas.com e Submarino. A matéria traz um ranking das empresas com os melhores e piores padrões de atendimento ao cliente (EXAME/IBRC). Há confirmação dos registros de queixas das entidades de defesa do consumidor que apontam o comércio eletrônico como campeão. As três companhias que mais caíram na pesquisa foram Submarino, TAM e Americanas.com. Isso mostra que o consumidor começa a perceber o poder que tem, quando é mal atendido ou desrespeitado. O dano que isto causa à reputação é terrível. Não há propaganda ou comunicação que reverta esta situação, se não houver uma mudança radical nas práticas de relacionamento com o consumidor (http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br/ ).
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