Flávio Citro - Direito Eletrônico

Reclamações sobre extravio de bagagens cresce em aeroportos

Anac registrou, em 2010, 74% mais reclamações de passageiros que tiveram bagagens extraviadas ou violadas
Só em Brasília, foram 105 reclamações do tipo neste ano; Ministério Público abriu inquérito para investigar o caso

A cena é cada vez mais comum nos aeroportos brasileiros: embarcar em um avião e, ao chegar ao destino final, não receber a mala de volta, ou encontrá-la violada.
Só em 2010, foram 7.170 queixas envolvendo problemas com bagagens na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), um aumento de 74% em relação a 2009.
No mesmo período, a movimentação de passageiros aumentou 21% no país.
Segundo especialistas, além da falta de policiamento para prevenir furtos, o forte crescimento do setor sem melhorias de infraestrutura nos aeroportos tem contribuído para o aumento do extravio de bagagens.
O aeroporto de Guarulhos, maior do país, é um exemplo: não possui um leitor de código de barras para fazer a triagem automática de malas.
“Esses equipamentos ajudam muito e você fica menos sujeito a erro humano”, diz Ubiratan Lago, da Swiss Port, empresa especializada no manuseio de bagagens.
Nem Anac nem Infraero fornecem estatísticas sobre o extravio de malas, um problema que é global: no mundo, em 2009, a cada mil passageiros, 11,4 malas foram perdidas, diz a Sita, empresa de tecnologia da informação para o setor aéreo.
Mas o aumento das ocorrências no aeroporto internacional de Brasília fez o Ministério Público do DF abrir um inquérito para apurar responsabilidades.
“Não é possível, no país que vai sediar a Copa, a pessoa despachar a mala e não saber se vai recebê-la de volta”, afirma o promotor Guilherme Fernandes Neto, da 4ª Promotoria de Defesa do Consumidor.
Nos dois primeiros meses do ano, o Juizado Especial do aeroporto registrou 68 reclamações de extravios e 37 de violações ou furtos. “Há uma falta evidente de policiamento ostensivo dentro dos aeroportos”, diz o promotor.
Ele também quer apurar as responsabilidades das companhias aéreas e até, se for necessário, autuá-las.

MARIANA BARBOSA
JOANA CUNHA
DE SÃO PAULO

Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

http://www.aeronautas.org.br/aeroclipping/798-aeroclipping-2o-feira-14-de-marco-de-2011-ano-ix-no-47#Queixa

 

Passageira recupera mala após dois meses
DE SÃO PAULO

Ao voltar de uma temporada de um ano em Londres, Mayara Alves Ricci desembarcou em São Paulo em abril do ano passado.
Sua segunda mala, não. Enquanto fazia o check-in, não reparou que não havia recebido o comprovante de uma – justo a extraviada.
Sem poder ter provas, Ricci ligou diariamente para a empresa aérea, a Iberia. Foi orientada a obter imagens das câmeras de segurança, o que considerou impossível.
Decidiu, então, enviar uma carta ao aeroporto de Heathrow, que, dois meses depois, a avisou que havia encontrado a mala e que a responsabilidade por enviá-la ao Brasil seria da Iberia.
“Uma semana depois a mala chegou, o cadeado estava aberto e tinham furtado meu Nike e canivete”, disse.
Elizabeth Veloso, 40, assessora legislativa, também sofreu com o problema. Teve uma mala extraviada no voo Brasília-SP da Gol em agosto do ano passado.
Descobriu em Guarulhos que embarcaria em duas horas para os EUA sem a mala, que só foi localizada em Curitiba e despachada para os EUA quatro dias depois. Ela processou a companhia.
“Minha viagem era de sete dias. Tive que comprar tudo e fiquei sem meus remédios.”
A Iberia não foi encontrada e a Gol informa que só se manifestará na Justiça.
Todo ano, 1 milhão de bagagens são furtadas ou perdidas para sempre no mundo. Cada país tem uma política com relação a malas que por algum motivo não se reencontraram com seus proprietários: uns doam para caridade, outros as vendem. (JC e MB)

Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

http://www.aeronautas.org.br/aeroclipping/798-aeroclipping-2o-feira-14-de-marco-de-2011-ano-ix-no-47#recupera

Faça seu comentário (1)

Comentado por Breno em 1/6/12

Devemos sempre tentar não despachar malas,tentando comprar o q for possivel no local de destino ,levando so o essencial na mala de mão!

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br