Flávio Citro - Direito Eletrônico

Médico esquece pinça no abdômen de paciente após cirurgia em Minas Gerais.

Uma cirurgia virou caso de polícia em Uberaba, no Triângulo Mineiro. No dia 24 de dezembro, o aposentado Lázaro Lorena da Silba, de 59 anos, foi internado para retirada de parte do intestino. Na recuperação, passou a sentir fortes dores no abdômen e teve de retornar ao hospital.

Foi tirado um Raio-X do abdômen e até a funcionária ficou surpresa: a imagem era de uma pinça, um instrumento cirúrgico semelhante a uma tesoura, usada para suturar ou pinçar órgãos. A funcionária do hospital chegou a perguntar para a mulher dele se o aposentado levava algum objeto no bolso.

pinca

A família, revoltada, registrou boletim de ocorrência.

- Estamos indignados sim. Ele veio fazer uma cirurgia, que para o hospital é de rotina, estão acostumados. Eles disseram que tem instrumentador que é treinado para isso, o instrumentador tem de ter ciência do número de instrumentais que está numa mesa cirúrgica. E, de repente, um dos instrumentos aparece dentro do abdômen do meu pai – diz a professora Renata Cristina Assis.

O aposentado teve de ser submetido a uma nova cirurgia para retirada da pinça. Segundo o hospital, ele está internado na UTI, mas passa bem e deve receber alta nos próximos dias.

O diretor presidente do hospital, Luiz Flávio Rodrigues, diz que não tem poder para punir os responsáveis e vai apurar o caso, conversando com todos os profissionais que participaram da cirurgia e que serão tomadas as providências cabíveis.

O médico que fez a cirurgia não foi encontrado para comentar o fato. O Conselho Regional de Medicina de Uberaba informou que espera uma reclamação formal da família, feita no órgão, para apurar o caso. O médico pode receber advertência ou até ter seu registro profissional cassado.

04/01/2011

O Globo on line

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/01/04/medico-esquece-pinca-no-abdomen-de-paciente-apos-cirurgia-em-minas-gerais-923418187.asp

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br