Flávio Citro - Direito Eletrônico

TJRJ encerra Semana Nacional de Conciliação com 71,6% de acordos

tiagonaconciliacao  O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou na Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 71,6% de acordos, percentual semelhante ao do ano passado, que foi de 72%. A maioria das composições (86%) envolveu a empresa de telefonia Vivo, que diminui em 2010 a sua posição dentro do ranking das 30 empresas mais acionadas pelos consumidores nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) do Rio – caindo do 4º para o 10º lugar. Foram realizadas, de 29 de novembro a 03 de dezembro, 2.126 Audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento (AIJ), que resultaram em 1.522 acordos, feitos no Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Foro Central. A soma total dos valores homologados chegou a cerca de R$ 2,3 milhões.

 O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, instituiu também este ano um mutirão permanente, que vem ocorrendo sempre às sextas-feiras. A medida permitiu dar solução a cerca de 80 mil processos. “A Semana de Conciliação economiza tempo, queima etapas e melhora a vida das pessoas que aguardam por uma resposta da Justiça. As empresas estão se conscientizando de que diversos processos podem ser resolvidos de forma amigável”, afirmou.

 A novidade em 2010, segundo a coordenadora do evento, Adriana Loriato, foi a participação de funcionários das lojas de empresas ajuizadas que operam no atendimento ao público, que foram convidados a assistirem as audiências durante a semana. “Esta é uma das iniciativas previstas no Projeto do Centro de Conciliação do DEIGE (Departamento de Informações Gerenciais) da Presidência do TJ”, explicou.

 Para o funcionário da Vivo Diogo Santos, que assistiu a várias Audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento (AIJ), supervisionadas pelo juiz Flávio Citro, titular do 2º Juizado Especial Cível da capital, é impressionante o ensinamento da experiência vivida: “Nunca imaginei que vários casos que chegam diariamente ao nosso balcão de atendimento acabassem na Justiça, o que faz com que minha visão tenha um novo foco. Vejo agora que informação, atendimento e pós-venda são fundamentais para evitarmos que o cliente ingresse com uma ação na Justiça para ter seu problema resolvido”, destacou.

 Segundo ainda o advogado da empresa, Paulo Henrique Luz Frejat, a concessionária vem dando continuidade à sua política de melhoria de atendimento na prestação de serviços e de redução de passivo, que teve início em 2008, quando figurava em 4º. lugar na lista de empresas mais demandadas – TOP 30. E hoje ostenta a posição de décima empresa em número de demandas no Judiciário fluminense. “Mantemos firme o objetivo de resolver os problemas dos nossos consumidores”, garantiu.

 A Semana Nacional de Conciliação foi encerrada no Rio, na última sexta-feira, dia 3, com sorteio de livros jurídicos doados pelos desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Alexandre Freitas Câmara e pela procuradora de Justiça Heloísa Carpena, como forma de prestigiar e agradecer aos juízes leigos, conciliadores e estagiários que colaboraram com a organização e realização do evento. Além da Vivo, participaram este ano também as empresas Light, Ibi, Banco Bradesco, Tim Oi, Banco Itaú, Losango, B2W, Claro e Banco Santander.

Notícia publicada em 10/12/2010

http://srv85.tjrj.jus.br/publicador/noticiasweb.do?acao=exibirnoticia&ultimasNoticias=21306&classeNoticia=2

Faça seu comentário (1)

Pingback por Semana Nacional da Conciliação de 2010 atendeu mais de 817 mil pessoas - Flávio Citro - em 15/12/10

[...] http://www.flaviocitro.com.br/v1/index.php/2010/12/10/tjrj-encerra-semana-nacional-de-conciliacao-co… [...]

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br