Flávio Citro - Direito Eletrônico

RENAJUD: TECNOLOGIA A SERVIÇO DA JUSTIÇA

A Justiça brasileira conta com mais uma ferramenta tecnológica para agilizar a prestação jurisdicional com rapidez e eficiência à população. Trata-se do Renajud -Sistema On Line de Restrição Judicial de Veículos, lançado pelo CNJ -Conselho Nacional de Justiça, em conjunto com os Ministérios da Justiça e das Cidades. A ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro -Serviço Federal de Processamento de Dados.

Com o Renajud, os juízes acessam, em tempo real, informações do Renavam -Registro Nacional de Veículos, que traz base de dados sobre veículos e seus proprietários, para determinar o impedimento de transferência, licenciamento e circulação ou registrar a penhora de veículos para garantir o pagamento de dívidas. O acesso se dá por meio de uma senha que deverá ser fornecida aos magistrados pelos responsáveis pelo Renajud. Com a senha, o juiz, de dentro do seu gabinete, poderá acessar o Renavam, consultando pelo CNPJ das empresas ou CPF do cidadão para verificar de imediato a posse de veículo em qualquer dos estados da federação e registrar os impedimentos judiciais que se fizerem necessários. Isso evitará a comunicação, via ofícios, entre o Poder Judiciário e o Detran, eliminando o trânsito de papel.

Segundo o juiz André Leite Praça, membro da Comissão de Tecnologia da Informacao do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e membro do Conselho Gestor do CNJ, a idéia do Renajud surgiu a partir de contatos dos tribunais estaduais com os Detrans -Departamento de Trânsito. “O objetivo era eliminar o uso de papel. O CNJ tomou a iniciativa para solucionar o problema. Entrou em contato com o Ministério das Cidades, responsável pela administração da base de dados do cadastro nacional de veículos, para desenvolver e distribuir esse sistema para todos os tribunais do país”, explica.

Ainda de acordo com o magistrado, do TJMG: “essas ferramentas são importantes para que a Justiça caminhe rumo ao processo eletrônico”… “São ferramentas que buscam eliminar o uso de papel para ganharmos em eficiência, reduzindo custos e dando agilidade processual”, conclui.

Extraído de: Tribunal de Justiça de Minas Gerais  ascomfor@tjmg.gov.br

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/101198/renajud-tecnologia-a-servico-da-justica

ver também:

http://www.flaviocitro.com.br/v1/index.php/2009/08/29/renajud-sistema-on-line-de-restricao-judicial-de-veiculostotalizou-864474-registros-em-todo-o-pais/

Faça seu comentário (3)

Comentado por Renato Abrantes em 6/4/12

Como tenho acesso ao NÚMERO DE UM PROCESSO, EM RELAÇÃO AO IMPEDIMENTO JUDICIAL (RENAJUD) ?

Comentado por cristiano baraxio em 25/4/11

ola, eu tenho uma moto e ela se encontra com bloqueio judicial eu gostaria de saber se algum comando,blits parar eu eles podem estar fazendo apreensao do veiculo?
e como faço para fazer o licenciamento?obrigado

Comentado por evandro jose de santana em 1/10/10

Na verdade muitas pessoas de bem vao ter seus bens tomados por avalizar para pessoas sem carater é vengonhoso.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br