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Rato assusta clientes na praça de alimentação em shopping na Tijuca

Rio – Dois ratos que circularam por mesas da praça de alimentação do Shopping Tijuca, há cerca de 15 dias, desencadearam nesta terça-feira operação da Delegacia do Consumidor no centro comercial. Cinco restaurantes dos 20 vistoriados foram parcialmente interditados por armazenamento de produtos com prazo de validade vencido ou sem a indicação da data.

Segundo o delegado Carlos Augusto Nogueira, a presença dos roedores nas mesas assustou clientes e motivou que as pessoas denunciassem a falta de higiene. Uma das vítimas era um policial.

Cinco equipes da delegacia chegaram ao shopping pela manhã e causaram espanto em frequentadores do local. A vistoria feita no local não constatou a presença de roedores ou insetos. No entanto, dentro dos restaurantes, a polícia encontrou mercadorias estragadas: amostras de frangos, queijos, manteigas, refrigerantes e verduras, entre outros produtos usados na preparação dos alimentos, foram apreendidos porque estavam vencidos. As amostras foram enviadas para perícia. A Vigilância Sanitária foi acionada e os restaurantes, interditados até que a mercadoria estragada fosse retirada.

“A operação foi feita pelas denúncias de que o shopping estaria com ratos. Todos os restaurantes foram visitados. Em alguns, a cozinha estava impraticável”, disse o delegado Nogueira. Os donos dos restaurantes Muralha da China, Viena, Doce Delícia, Montana Grill e Camarão & Cia. serão chamados a depor. De acordo com o delegado, os responsáveis serão indiciados por artigo que prevê pena de multa ou detenção de dois a cinco anos para quem vende ou armazena mercadoria ou matéria-prima imprópria para o consumo.

Lojas são responsáveis por higiene

Clientes se mostraram surpresos com a informação de que roedores teriam sido vistos entre as mesas. O delegado Carlos Augusto explicou que o consumidor que presenciar alguma irregularidade em restaurante, deve denunciar.

“Não é só questão de higiene, mas de saúde. A presença de insetos ou roedores pode gerar graves doenças, assim como o consumo de alimentos vencidos. O cliente deve e denunciar”, disse o policial, disponibilizando o telefone 2332-2916.

Em nota, o shopping informou que a operação teve apoio do centro comercial. “O cumprimento das normas legais é de inteira responsabilidade do lojista. Ainda assim, orientamos os lojistas promovendo palestras com profissionais da área de saúde e Vigilância Sanitária”, diz o texto. Segundo o shopping, ações de controle de vetores são periódicas.

POR VANIA CUNHA

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Site publicado em 04/05/2009
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