Flávio Citro - Direito Eletrônico

SAMSUNG LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES SOBRE CELULARES NOS PROCONS DO PAÍS

samsungDe acordo com o ‘Barômetro do Aparelho Celular’, a Samsung foi responsável por quase 30% das demandas dos consumidores entre janeiro e julho.

Um ranking do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça divulgado nesta sexta (27) revela que a Samsung é a fabricante de celular com mais reclamações em Procons do todo o país.

De acordo com o levantamento “Barômetro do Celular”, a fabricante coreana aparece no topo da lista, com 29,4% do total de atendimentos registrados de janeiro a julho deste ano. Em seguida aparecem LG (25,4%), Nokia (21,2%), Sony Ericsson (15,5%) e Motorola (8,6%).

Garantia, produtos com defeito e falta de peças de reposição são os três problemas com aparelhos celulares que mais levaram consumidores aos Procons de todo o país. Do total de atendimentos, estes itens responderam, respectivamente, por 50,6%, 26,7% e 6,5% das reclamações registradas.

O levantamento mostra ainda a evolução da participação das empresas nos Procons mês a mês, de janeiro a julho. A Samsung começou o ano com 22,6% do total, chegou a 34,62% em junho, mas fechou julho em queda, com 30,8%.

A LG, segunda no ranking, representava 26% dos atendimentos em janeiro. Depois de algumas altas, começou a cair. Em julho, foi responsável por 23,8% do total de consumidores que procuraram os Procons. Já a Nokia partiu de 22%, em janeiro, e chegou a 23% em julho.

A Sony Ericsson foi a que mais registrou queda. No início de 2010, a empresa respondia por 21,4% dos consumidores insatisfeitos, mas finalizou o semestre com 13,9% dos atendimentos. A Motorola manteve praticamente a mesma média ao longo do período. Saiu de 8,1%, em janeiro, para 8,6%, em julho.

“Transparência é o princípio fundamental do Código de Defesa do Consumidor. O barômetro é um instrumento que expressa as demandas dos consumidores em todo o Brasil e permite que ele exerça a sua liberdade de escolha”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita.

O MJ prometeu atualizar a lista mensalmente, como forma de pressão nas fabricantes. O DPDC publicou uma resolução no mês passado obrigando as empresas a trocarem aparelhos com defeito imediatamente, mas elas reagiram e entraram na Justiça.

Por Redação IDG Now!

Publicada em 27 de agosto de 2010

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/08/27/samsung-lidera-ranking-de-reclamacoes-sobre-celulares-nos-procons-do-pais/

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br