Flávio Citro - Direito Eletrônico

AÇÃO REVISIONAL DE DÍVIDA COLOCA CONSUMIDORES EM LISTA NEGRA. APESAR DE SER UM DIREITO GARANTIDO PELA JUSTIÇA…

Apesar de ser um direito garantido pela Justiça, consumidores que entram com a ação revisional acabam impedidos de fazer compras a prestação.

Polêmica no mercado de crédito. Consumidores que recorrem à Justiça pedindo revisão de financiamento não conseguem mais fazer compras a prestação. Entram para uma certa lista secreta e ilegal.

“Meu nome não está inscrito em nenhum cadastro de restrição – nem SPC e nem Serasa – e não consigo efetuar nenhuma compra em nenhuma loja”, reclama uma consumidora.

A consumidora diz que a restrição de crédito começou depois que ela entrou na Justiça pedindo revisão do valor das prestações de um financiamento antigo. É a chamada ação revisional de juros. Rever o valor das prestações é um direito de qualquer cliente de bancos e financeiras, mas consumidores em todo o Brasil se queixam de discriminação quando entram na Justiça.

A advogada da consumidora afirma que instituições financeiras mantêm uma lista secreta com nomes das pessoas que pedem na Justiça a revisão de um contrato de financiamento.

“Esse banco de dados é interligado entre as instituições financeiras, e quando o cliente efetivamente se dirige a uma loja para adquirir um produto financiado, mesmo que não haja qualquer tipo de negativação no seu CPF, ainda assim o crédito lhe é negado”, aponta a advogada Maria Cristina Siqueira.

Um consumidor do Rio Grande do Sul faz a mesma acusação. Ele diz que o histórico de crédito está limpo, mas tem uma ação revisional de juros aberta no ano passado, e por isso não consegue financiar a compra de um caminhão zero quilômetro. O consumidor gravou um telefonema dado à financeira. Do outro lado da linha, o funcionário confirma a existência da lista.

Funcionário – O banco acabou recusando a ficha em função de uma ação, em 2009. Apareceu lá e daí eles recusaram por este motivo. Eles fazem consulta agora de todos os clientes que pedem financiamento para ver se tem ação contra banco.

Consumidor – Então, na verdade, eu estou na ficha negra

Funcionário – É, infelizmente, no momento, sim.

“Para mim estava tranquilo, continuo pagando a dívida. Mas hoje eu não consigo comprar um fusca velho, quanto mais um caminhão novo”, reclama o gaúcho.

O repórter do Fantástico Giovani Grizotti se apresentou como cliente em oito revendas de carros. Depois que o repórter diz que tem uma ação revisional contra um banco, os vendedores, que não sabem que estão sendo gravados, confirmam a existência da lista.

Vendedor – Todos que entram com revisional ficam queimados nas financeiras. É a mesma coisa que ter o CPF sujo.

A lista paralela prejudicaria até os profissionais que representam consumidores em ações revisionais. É o caso de um advogado que trabalha no Mato Grosso do Sul: “Eu já tive o crédito restrito em virtude desta informação de que o meu nome estaria nas listas de advogados que entraram com revisionais”, afirma João Arruda Brasil Neto.

O caso levou a Ordem dos Advogados do Brasil a pedir explicações às instituições de crédito que atuam no estado.

“Vamos oficiar todas as entidades financeiras perguntando sobre a existência ou não desta lista e os advogados que militam contra os bancos, perguntando a eles se eles sabem da existência da chamada lista negra”, avisa o presidente da OAB-MS Leonardo Avelino Duarte.

Em nota enviada ao Fantástico, a Federação Brasileira de Bancos afirma desconhecer qualquer banco de dados sobre ações revisionais.

Também em nota, a Associação Nacional das Instituições de Crédito afirma que os bancos e financeiras fazem, dentro da lei, consultas a diversas bases cadastrais que podem incluir levantamentos de informações públicas do Poder Judiciário.

Mas, segundo o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor. O descumprimento do artigo pode gerar a multa de até R$ 30 milhões.

A coordenadora do Procon do Rio Grande do Sul confirma que é discriminação negar crédito a quem entrou na Justiça.

“Há um cadastro paralelo, há um cadastro negro, há um cadastro pardo, que não é oficial e que restringe os direitos das pessoas”, explica Adriana Burger.

O consumidor que tem o nome limpo na praça mas não consegue crédito por causa de ação revisional pode procurar o Procon. Se possível, deve levar provas ou testemunhas.

“O que eu compro eu pago, mas com o valor correto”, diz o consumidor gaúcho.

15/6/2010  Fonte: Globo.com

veja o vídeo do fantástico:

 http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1596853-15605,00-REVISAO+DE+DIVIDA+COLOCA+CONSUMIDORES+EM+LISTA+NEGRA.html

Faça seu comentário (12)

Comentado por ajes rachid amin em 3/10/11

estou com o nome no serasa por que pedi uma revisao de contrato em 2009, ojuiz do pequenas causas concedeu liminar retirando os descontos, depois ele retirou a liminar e ficou por isso, e, o banco desde deste ano não se manifestou. meu advogado entrou na justiça comun com outra ação, o banco colocou meu no serasa, eu pergunto pode?

Comentado por beu em 20/8/11

existe sim esta lista a pouco tempo tentei financiar um carro o vendedor tentou passar a ficha em mais de dezzzzz bancos e depois de eu muito insistir ele me revelou que o meu perfil de credito é considerado como auto risco sendo que entrei com a acao ja tem mais de tres anos para comprovar esta suposta lista fui ao banco em que sou correntista e pedi para o gerente aumentar o limite da minha conta e do meu cartao de credito nao foi possivel perguntei a ele porque ele me informou como desculpa que eu deveria investir um pouco mais em servicos como seguros ou aplicacoes sendo que recebo meu salario por esta conta que é mais de quatro mil reais que uso o debito automatico para pagar varias contas inclusive os dois cartoes de creditos desta financeira que é o banco do brasil se alguem souber como de resolve este problema me ajudem

Comentado por luciano vasconcelos em 5/8/11

sejamos realistas, O PROBLEMA NÃO É O QUE NÓS ACHAMOS OU O QUE O DIREITO BRASILEIRO ACHA, O PROBLEMA GARANTIRMOS CRÉDITO (é claro se estivermos com o nome limpo) ATRAVÉS DE UMA AÇÃO que obrigue essas instituições gatunas a nos fornecer crédito novamente,caso não seja possível,vpcê deve pensar bastante antes de entrar com uma revisional.

Comentado por luciano vasconcelos em 5/8/11

meus amigos,eu particularmente considero absurda essa canalhice que essas instituiçoes financeiras praticam ao colocar juros altíssimos,todavia, a questão me parece que não é se temos o direito de colocar na justiça,ou mesmo se vamos ganhar,a questão preponderante é ; AS CONSEQUENCIAS PARA A NOSSA VIDA PRÁTICA,resumindo,você coloca a ação, chega até a ganhar,mas depois…hum…o que precisamos saber é se existe uma ação a posteriori que nos garanta acesso de novo ao crédito,e isso me parece que ainda não é certo,pois bem,creio que deveria partir das autoridades e das instituiçoes sérias a compra dessa briga,pois nós aqui de baixo fica muito complicado brigar com essas instituições super poderosas,sei que muitos dirão “não abaixe a cabeça!,lute pelos seus direitos! “,mas repito,as consequencias são muito difíceis,principalmente pra nós que não temos dinheiro a vista e temos que recorrer aos financiamentos.

Comentado por MSN em 6/7/11

Entrei com açâo revisional no ano passado e hoje tentei financiar um carro sem sucesso, o vendedor disse que meu crédito foi negado mesmo não havendo restrições no meu nome no spc e serasa, e depois de eu questionalo sobre o porquê. Ontem tentei passar minha ficha no Banco Votarantin e a agente de crédito medisse que não obtive aprovação porque meu histórico bancario não é favoravel, ou seja, mesmo não tendo restrições não posso nunca mais obter crédito na praça porque procurei meus direitos. Este é o país que vivemos ou engolimos o que os bancos querem ou vivemos as margens da sociedade, como marginais.

Comentado por waldeci de oliveira gomes em 14/5/11

Fui comprar um carro, pois sou taxista não consegui comprar O vendedor disse que o meu nome esta na lista negra por te colocado o ABN banco Aymnore na justiça em 2010. pois eles colocaram o meu nome no serasa e spc indevidamente depois de um acordo de entrega de um carro amigavelmente.
Não sei o que fazer preciso trabalhar e não consigo compra o carro.

Comentado por DAVSON AGUIAR em 10/11/10

EU ACHO AÇÃO REVISIONAL TOTALMENTE LEGAL, QUANDO SE PROVA JUNTO A JUSTIÇA QUE EM UM CONTRATO SE COBRA JUROS ABUSIVOS ACIMA DE 12% AO ANO, ESSA QUESTÃO DA LISTA NEGRA Ñ TEM FUNDAMENTO, POIS QUANDO FINANCIAMOS E DEPOIS QUESTIONAMOS OS JUROS,Ñ ESTAMOS NOS NEGANDO A PAGAR A DÍVIDA, ESTAMOS PROCURANDO ACORDO E COBRANDO NOSSOS DIREITOS Ñ RESPEITADOS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.CONHEÇO VÁRIOS CASOS QUE AS PESSOAS COLOCAM FINANCIMENTO DE VEÍCULOS NA REVISIONAL,ENTRAM EM ACORDO COM O BANCO QUITAM A DÍVIDA, E DEPOIS OS BANCO NEGAM CRÉDITO. COMO NEGAR CRÉDITO SE A PESSOA ESTÁ SEM RESTRIÇÕES NO NOME?O MÁXIMO QUE PODERIA ACONTECER ERA O BANCO QUESTIONADO PELO JUROS Ñ LIBERAR MAIS CRÉDITO A PESSOA, PORÉM OS OUTROS FINANCIARIAM SEM PROBLEMAS NENHUM,POIS QUEM FINANCIOU Ñ TEM NENHUMA DÍVIDA COM O MESMO…

Comentado por marly em 1/11/10

Este tipo de procedimento dos bancos, serve-nos como uma forma de COAÇÃO. Se você contrata um serviço financeiro tem que aceitar o que eles impõe. Se depois de algum tempo você resolve questionar, pronto…tá ferrado. Nunca mais na sua vida consiguirá crédito. Isso tem que acabar. Porque nos consumidores, não temos direito a dever, a questionar? A receber ajuda dos bancos em caso de estarmos no vermelho?. Mas quando os bancos estão falindo é nosso dinheiro que levanta eles do buraco. Aí vai o governo e empresta milhões pra eles, e nao os colocam em lista negra. Simplismente zeram as dividas deles. E porque conosco brasileiros trabalhadores não acontece isso também?

Comentado por maria aparecida em 14/10/10

entrei como uma açao revisional para baixar as parcelas do meu carro , pois assinei um contrato bancario fraudulente onde advogado formula clausulas para beneficiar os bancos e arrebentar com o cliente, pois o contrato deveria ser bilateral , mas , o cliente nao tem o poder de mudar uma clausula de quer , ele e obrigado (coagido) assinar o contrato na integra , sendo assim este contrato nao e bilateral e sim unilateral, com clausulas que beneficiam somente o banco.
Todos deveriao entrar sim com uma açao revisional , assim voçe deixa de emrriquecar ainda mais os bancos.
OBS. Um trabalhador ao fazer uma poupança ele recebe rendimentos de + ou – 0,4 ao mes , mas quando ela nao consegue pagar todo seu cartao de credito, no mes seguinte ela paga um juro de +ou- 20% e voçe ainda vai ter dó dos bancos, onde está o art. 5 da CF onde dis que todos sao iguais peranta a lei.
Procure um advogado e busque seus direitos.

Comentado por Cristina em 12/9/10

Também entrei com revisional das parcelas do meu carro e penso que todo individuo que tenha dívidas e parcelas com compra de automóvel deve entrar com a ação, pois se todos entrarem quem sabe os capitalistas do setor começam a operar com taxas justas, e todos possam ter mais qualidade de vida, e desta forma como os bancos vão se manter ????? Se não liberam financiamento para quem está “na lista negra” , não vão querer falir, se o povo se unir e sempre procurar seus direitos acredito que teremos mais justiça neste mundo capitalista, não esqueça que a maior fatia de financiamento neste país é para a classe média baixa e a mesma é a maior classe neste país, sendo assim quem perde mesmo os bancos ou o brasileiro que sua para ter um mínimo de conforto.
E incentivo a todos procurem seus direitos lutem,por justiça.

Comentado por Cristina em 12/9/10

Também entrei com revisional das parcelas do meu carro e penso que todo inivúduo que tenha dívidas e parcelas com compra de automóvel deve entrar com a ação, pois se todos entrarem quem sabe os capitalistas do setor começam a operar com taxas justas, e todos possam ter mais qualidade de vida, e desta forma como os bancos vão se manter ????? Se não liberam financiamento para quem está “na lista negra” , não vão querer falir, se o povo se unir e sempre procurar seus direitos acredito que teremos mais justiça neste mundo capitalista, não esqueça que a maior fatia de financiamento neste país é para a classe média baixa e a mesma é a maior classe neste país, sendo assim quem perde mesmo os bancos ou o brasileiro que sua para ter um mínimo de conforto.
E incentivo a todos procurem seus direitos lutem,por justiça.

Comentado por Sergio em 10/8/10

Talvez fosse o caso de porcessar as empresas que se valem de tais listas para negar o diereito ao crédito com base no artigo 5º da Constituição Federal:
XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.
Considerando-se que SPC e SERASA são reconhecidos como os órgãos que possuem as informações sobre a situação de crédito de um cidadão e obrigatoriamente são tornadas públicas quer para o agente de crédito como para o próprio cidadão as informações não públicas (como a tal lista negra) são consideradas ilegais e, portanto qualquer decisão baseada em tais informações pode e deve ser considerada discriminação.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br