Flávio Citro - Direito Eletrônico

Recall da Toyota – Reunião com órgãos de defesa do consumidor define recall da Toyota.

toyotarecallApós reunião com o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC), do qual a Fundação Procon-SP faz parte, a montadora japonesa Toyota assumiu compromisso, nesta sexta-feira, de realizar recall do tapete do Corolla, em razão das notícias de acidentes envolvendo o modelo.

 A convocação visa a resguardar a saúde e a segurança dos consumidores brasileiros. A convocação será informada pela empresa aos consumidores nos próximos dias.

 “O resultado da reunião foi satisfatório, pois mostrou a força da união dos órgãos de defesa do consumidor, que conseguiram garantir a preservação da segurança dos motoristas”, afirma Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP.

 Além da Fundação Procon-SP, compõem o GEPAC: Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ministério Público Federal em São Paulo, Ministério Público Estadual de São Paulo, Ministério Público do Distrito Federal, Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

 Processo continua

A Fundação Procon-SP tem como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho o acompanhamento constante das convocações de recall, no Brasil e no exterior, orientando os consumidores sobre seus direitos. Assim que foi divulgada a notícia de recall nos Estados Unidos, em janeiro deste ano, foi instaurada averiguação sobre o caso, que vem sendo trabalhada em conjunto com o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC).

Assim, este procedimento da Toyota segue aberto no Procon-SP. Isto é, o órgão continua monitorando a conduta da empresa e, caso constate algum desrespeito ao recall, bem como outro problema que possa causar prejuízo aos consumidores, não hesitará em autuá-la.

 23/04/2010 Assessoria de imprensa Procon-SP

http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1505

 

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br