Flávio Citro - Direito Eletrônico

A IMPORTÂNCIA DA IMPRESSÃO

A impressão é imaterial e conceitual. É a ideia que fazemos de algo ou alguém. É a chamada fama ou conceito. E, acredite em mim, essa impressão demora muito para ser construída e não é destruída por meios físicos, apesar de ser frágil. Quando tratamos de empresas, essa impressão fica fortemente arraigada pelo nome de “marca” exatamente pelo fato de ficar quase que tatuada no nosso subconsciente.

As empresas detestam ter suas marcas manchadas ou questionadas. Para tanto, gastam milhões com a denominada publicidade de longo prazo, que é aquela que não visa promover ou vender produto, mas sim gerar boa impressão.

Por esse motivo, uma das punições administrativas prevista no Código de Defesa do Consumidor é a contrapropaganda às custas do fornecedor.

As empresas fazem força para figurarem na lista das empresas mais verdes, melhores para se trabalhar e até mesmo para não figurarem em listas negras. E as empresas virtuais e de e-commerce estão no mesmo barco, obviamente.

E qual a relação entre direito, tecnologia e cuidados com a marca? Simples e já respondido. As empresas fazem força para não terem suas marcas maculadas. E sabem qual é o melhor e mais efetivo instrumento para macular a imagem de um fornecedor irresponsável? A Rede.

Hoje, muitas empresas já dedicam funcionários para cuidarem de suas “famas virtuais”. Profissionais dedicados a passar dias nas redes sociais e serviços de análise de marca para verificar o que tem sido dito da empresa e tentar reverter eventuais movimentos e tendências prejudiciais.

Tenho certeza que o receio de ter a imagem arranhada é maior do que o receio de sofrer processo na justiça ou no PROCON. Mesmo porque a imagem custou muito mais mesmo.

Sendo assim, eu recomendo e aconselho uma pequena inversão nos costumes da sociedade. Antes, entravamos em contato com os SACs das empresas e pedíamos para que os problemas fossem resolvidos, torcendo para um bom resultado. Uma comunicação consumidor-fornecedor. Hoje, podemos fazer o caminho reverso. Publicamos o problema para toda a sociedade e aguardamos o movimento da empresa para reverter a tendência.

Um bom site e através do qual muitos problemas podem ser resolvidos extrajudicialmente é o RECLAME AQUI (www.reclameaqui.com.br). O cidadão se cadastra e publica o fato que o fez insatisfeito. Boa parte das empresas com marcas boas e confiáveis de verdade se preocupa em responder ao cliente. Eu mesmo já tentei 6 vezes e em 5 delas obtive bons resultados (quando a Administração Pública é acionada, não há resposta, apesar da relação de consumo configurada).

Outros bons mecanismos são os comentários de clientes sobre produtos nos sites de compra e as pesquisas através das comunidades. É o cidadão a serviço da cidadania!

Acho que essas condutas podem ajudar nós, consumidores internautas, a nos precavermos e nos aborrecermos menos, se diante de problemas. Essa pelo menos é a minha impressão.

quarta-feira, 7 de abril de 2010 – por Spencer Toth Sydow

http://info.abril.com.br/noticias/rede/legal/direito-do-consumidor/a-importancia-da-impressao/A

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Site publicado em 04/05/2009
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