Flávio Citro - Direito Eletrônico

Não é necessária a utilização do provedor para acesso à internet pelo Velox

ustiça obriga operadora da Oi a oferecer banda larga sem provedor

Uma decisão da Justiça Federal de Belém (PA) obriga a operadora Telemar Norte Leste, do Grupo Oi, a oferecer o serviço de banda larga Velox sem a exigência de um provedor adicional. A medida, de caráter liminar, tem abrangência nacional, mas ainda pode ser contestada por meio de recurso.

O juiz Antonio Carlos de Almeida Campelo, da 5ª Vara Federal em Belém, entendeu que não é necessária a utilização do provedor para acesso à internet pelo Velox, que usa o sistema ADSL (via rede telefônica). Além disso, segundo Campelo, a exigência do provedor desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, por ser uma venda casada de serviços.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também é citada na decisão, por supostamente ter implementado uma norma que obriga a contratação da operadora e do provedor para possibilitar o acesso à internet.

O magistrado determinou que a Telemar Norte Leste deixe de exigir o provedor e que não corte o acesso dos clientes que pararem de pagar pelo serviço. Campelo estipulou uma multa diária de R$ 100 mil para cada descumprimento individual da decisão.

No ano passado, a Telefônica foi condenada por um juiz federal de Bauru (SP) a indenizar clientes atuais e antigos do serviço de banda larga Speedy pela contratação de provedor de internet. Em primeira instância, a Justiça também proibiu a empresa de telefonia de exigir a contratação de provedor para o acesso ao serviço de internet de alta velocidade. A empresa recorreu da decisão.

Na época, a Anatel emitiu um parecer afirmando que a contratação do servidor é necessária para a conexão à internet. Anatel e Telemar Norte Leste não se pronunciaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

http://www.tudoagora.com.br/noticia/9426/Justica-obriga-operadora-da-Oi-a-oferecer-banda-larga-sem-provedor.html

 

 

Faça seu comentário (1)

Comentado por Jefferson em 5/5/10

Se a Oi foi obrigada pela justiça a oferecer internet sem a necessidade de um provedor, porque ainda está falando a seus clientes que precisa?
Hoje liguei para solicitar o serviço e na hora disseram que além do valor da ADSL eu precisaria contratar um dos provedores homologados por eles.
Então a decisão da justiça não valeu de nada?
Sempre as grandes empresas fazem o que querem e tudo bem?

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br