Flávio Citro - Direito Eletrônico

Juros no Brasil – A Taxa média de juros no Empréstimo Pessoal manteve-se em 5,17% a.m. e no Cheque Especial manteve-se em 8,79% a.m., revela Procon-SP.

A pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial efetuada pelo Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em 02 de março, detectou que as duas modalidades mantiveram-se no mesmo patamar de fevereiro. É o quinto mês consecutivo que o empréstimo pessoal apresenta a mesma taxa média, e, no caso do cheque especial, o terceiro.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,17% a.m. mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de fevereiro foi de 5,168% a.m. e neste mês foi de 5,171% a.m., devido à alta da taxa do Bradesco.

A única alteração foi promovida pelo Bradesco, que elevou a taxa de empréstimo pessoal de 5,34% para 5,37% a.m., o que significa um acréscimo de 0,03 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,56% em relação à taxa de fevereiro.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 8,79% a.m. Não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas em fevereiro.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias. A pesquisa envolveu dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

O consumidor deve refletir muito antes de contratar um empréstimo. Se o objetivo for saldar uma dívida no cheque especial, sem dúvida é preferível contratar um empréstimo pessoal, pois as taxas são menores. No entanto, se o objetivo for adquirir bens e esse objetivo não puder ser adiado, deve averiguar a possibilidade de um parcelamento sem juros ou comparar a taxa de financiamento praticada pelo estabelecimento comercial com a taxa de um empréstimo pessoal. Mas, o mais prudente é evitar as linhas de crédito já que os juros são elevados.

Os bancos estão aguardando os novos rumos da política monetária e preferem assumir uma posição de cautela em relação às suas taxas de juros. Na primeira reunião deste ano (ocorrida nos dias 26 e 27 de janeiro), o COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano – taxa que vem se mantendo desde a reunião de julho do ano passado. A próxima reunião está programada para os dias 16 e 17 de março. Não há certeza no mercado que a taxa Selic aumente nessa reunião, entretanto, há indicações de que o COPOM poderá elevar gradualmente a Selic até o fim do ano, pressionado pelos índices de inflação.  

 Juros Bancários – Março 2010 09/03/2010 Assessoria de imprensa Procon-SP

http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1448

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br