Defeito misterioso atinge motor de Gol, Fox e Voyage
Montadora admite falhas em pelo menos 300 automóveis 1.0 fabricados desde o ano passado. Concessionários dizem que pode haver milhares de carros afetados. Um dos primeiros sinais é a baixa do nível do óleo e ruídos
Um problema misterioso nos motores 1.0 flexível 1.0 VHT, da Volkswagen, está afetando modelos como Gol G5 (nova geração), Voyage e Fox. A fabricante admite a existência de defeito, mas informa que ainda não conseguiu identificar sua origem. “Divulgaremos um parecer em dois ou três meses”, diz João Alvarez Filho, gerente-executivo de Engenharia da empresa. “Temos conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com o motor 1.0, nenhum com o 1.6.” Segundo concessionários da marca, pode haver milhares de veículos com o problema.
Consumidores relataram queda no nível de óleo do motor, que passa a apresentar um barulho constante. “Parece ruído de tucho (peça do cabeçote) batendo ou virabrequim (parte inferior do motor) rajando”, diz Alvarez. Esses depoimentos são constantes em páginas da internet e comunidades de sites de relacionamento dedicadas à VW. A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0, mas Alvarez diz que há casos também com Voyage e Fox, os outros carros equipados com o 1.0 VHT.
A maior parte dos veículos com problemas tem entre 10 mil e 15 mil km rodados, mas há relatos de modelos mais recentes. “O meu Gol foi para a concessionária com barulho no motor aos 700 km”, diz Fábio Vieira. Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo. E em decorrência disso, surgem problemas em diversos componentes. Uma das peças que mais tem sido afetada – e trocada – é o cabeçote. Mas são comuns os casos em que é preciso substituir todo o motor.
Foi o que ocorreu com Hugo Barros, cujo Gol com 10 mil km teve o motor 1.0 trocado. “O carro começou a fazer barulho de válvula batendo e disseram que era problema no bloco e no cabeçote”, conta. “O meu foi entregue em 18 dias e, na autorizada, vi que os motores de outros cinco Gol estavam sendo substituídos.”
Já no Gol de Rafael Iwata, apenas o cabeçote foi substituído, mas quando o carro tinha somente 500 km rodados. “Me entregaram o Gol reparado em 30 dias e hoje, aos 14 mil km, ele não apresenta mais problemas.”
O que falta à Volks identificar é a origem do problema. “Por não se tratar de um defeito que compromete a segurança, não faremos recall”, diz Alvarez. Nas autorizadas, reclamações começaram a aparecer há cerca de três meses. Se o defeito for em todos os Gol, Fox e Voyage com o 1.0 VHT, e não apenas num lote, mais de 420 mil carros podem estar ameaçados.
Seus direitos
Márcia Oliveira, técnica do Procon-SP, diz que o cliente pode exigir a troca de todo o motor, não apenas de uma peça, se provar que a substituição parcial desvalorizará o veículo. “A troca do carro eu acho improvável”, afirma. “É preciso entrar na Justiça, o que é caro e demorado. As montadoras vencem pelo cansaço.”
Josué Rios, advogado e consultor do JT, diz que se o caso não for solucionado definitivamente em 30 dias, a fabricante tem de trocar o veículo do cliente por um novo.
Gerente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira afirma que se for constatado risco à segurança, a VW terá de fazer recall. “Mas desde já tem de alertar sobre a necessidade do reparo, sem esperar que o cliente procure uma concessionária.”
Jornal da Tarde Leandro Alvares, Luís Felipe Figueiredo, Michel Escanhola, Viviane Biondo e Tião Oliveira
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Causa do problema será apontada em três meses
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Concessionárias não receberam orientação de recall
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Se houver troca é preciso tirar novo documento
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Recalls Volks
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- Comentado por Luiz Carlos Pedroso em 8/10/11
Adquiri um FOX 2011/2012 em 10 de agosto de 2011, no dia 01/10/2011 o mesmo apresentou uma falha intermitente no painel elétrico, cerca de quatro vezes, os ponteiros de velocidade e rpm oscilavam entre 1000 rpm e 20 Km/h sem o motor estar ligado, em uma das vezes chegou a zerar o marcador de Km parcial e o horário do relógio, mas tambem antes desta data ja estava observando um ruido anormal no motor quando ligava o carro pela primeira vez no dia. Um ruido que apresentava apenas quando o carro estava com o motor frio, que durava aproximadamente dois minutos, sendo assim no dia 03/10/2011 levei para a concessíonaria onde adquiri, so obtive uma resposta no dia 06/10/2011 por volta das 16:00 horas, após análise de técnicos da VW ( FABRICA ) que foram acionados pela concessionaria e constataram a necessidade de troca do cabeçote e correia dentada, e o painel elétrico ainda estão analisando pois o defeito não apresentou com eles. Meu carro tem apenas 2010 Km rodados, acho um absurdo uma falha desta proporção, e ainda sou praticamente obrigado a aceitar tal manutenção pois os orgãos aprovam qualquer conserto sem troca do veiculo, fora os custos, financiei o mesmo em 60 meses e considero que se tudo der certo ficarei com um carro a meu ver com motor retificado. QUE DECEPÇÃO.
- Comentado por Sidnei João Varanelli em 7/9/11
TENHO UM FOX 2009 , COMPREI ZERO ,AGORA ESTA COM 49.000 KM , COM O MOTOR JÁ BATENDO PARA FUNDIR , SEGUNDO A PROPRIA CONCESSIONARIA ABRÃO REZE AQUI DE SOROCABA , FIZERAM A INSPEÇAÕ COM TECNICOS DA VOLKS , PEDIRAM PARA AGUARDAR SE VÃO TROCAR OU NÃO O MOTOR , O TECNICO ACHOU QUE JÁ ESTAVA COM 49.000 KM , PORTANTO SERÁ DIFICIL A FABRICA FAZER A TROCA DO MOTOR
- Comentado por lucas em 23/5/11
comprei um fox 1.0 2008,começou acender a luz de oléo,e barulho de tucho.com 15 mil km estourou o cabeçote e comando………..gastei na parte de cima 2,500,00.
- Comentado por EDSON S. CARVALHO em 22/10/10
eu comprei um crossfox 1,6 fex 2005/2006e ele está com esse problema motor fazendo barulho luz do oleo fica acessa no painel levei na consecionaria autorizada e eles falaram que tem que trocar o motor .Putz acho uma sacanagem ter que desembolsar cerca de 6 mil reais por um motor novo se esse e um problema de fabrica.
- Comentado por lourdes em 21/8/10
comprei um gol G5 2010, desde maio o motor começou a fazer um barulho ..depois que fiz a revisão o barulho ficou mais acentuado, ainda mais pela manha, na primeira partida é que se ouve melhor….
num sei não…eu até pensei que eu podia estar enganada..mas depois do que vi aqui a VW está deixando a desejar..eu eu vou procurar resolver o meu problema antes que expire todas as minhas garantias.
- Comentado por vilma em 4/4/10
tenho voyage 2010, ja me deu tanto problema ja fui umas dez vezes na concessionario, o banco trazeiro bate desde o terceiro dia que comprei, eles nunca conseguiu arrumar, arruma depois de 8 dias começa tdo de novo, o motor tava tdo sujo de oleo, fui na concessionaria viraoa que tinha baixado o oleo, ta batento muito o motor um barulho muito estranho, foi acionar a consecionaria trescinco de cuiaba, pois quero meu dinheiro de volta ou outro carro, afinal paguei r$ 46,000 nessa bomba se arrenpedimento matasse ja estaria morta, vamos denuncia nao podemos deixar em puni afinal eles ganha milhoes ensina da gente e vende essa bomba pra nos.
- Comentado por Wagner Ferreira em 7/1/10
tenho um fox que adquiri em maio de 2009. Tem somente 11.000 Km rodados. A luz do EPC acendia constantemente e eu o levava à concessionária e eles devolviam o carro dizendo que estava tudo certo. Ocorre que o motor começou a falhar e o carro já foi guinchado pela montadora duas vezes. Neste momento ele se encontra na oficina da VW pois mais uma vez o motor perdeu a força. Propus à concessionária que ela recebesse o carro pelo valor de mercadoe eu compraria outro, porém, eles só pagam no meu carro o valor R$ 24.500,00. Comprei o carro a 8 meses, com defeito e eles querem que eu tenha uma perca dessas! Fui ao Procom e ofertei uma reclamação. Marcaram uma audiência e eu espero que cheguemos a um acordo. Caso isso não seja possível, entrarei com uma ação na Justiça. O problema é que nesta há uma grande demora (sou advogado e vejo meus clientes sofrerem com isso). Mas, será a última saída. Claro que se necessitar de processo pedirei danos morais cumulativamente, tendo em vista o abalo que venho passando. Neste ponto, pondero que os vizinhos quando viram o carro sendo guinchado pela última vez comentaram que eu não estava pagando-o; sendo que eu já adimplir todo o veículo. Por fim, resta relatar que mesmo após a retirada do carro da concessionária, somente o utilizarei dentro da cidade, pois como o motor perde a força repentinamente, estava correndo risco de morte quando viajava com o meu carro em auto-estradas. Vejam que coisa engraçada: comprei um carro novo para ter mais segurança nas viagens que faço nas cidades onde tenho escritório e acabo me socorrendo de carros mais velhos empretados por familiares que me oferecem segurança de verdade. Quem porventura houver tido o mesmo problema entre em contato por e-mail para que possamos dicutir possíveis soluções.
- Comentado por fabiano em 6/1/10
comprei um cross fox 08/09 1.6. tenho ele 3 meses e agora ele esta com 12.000km e esta batendo o motor por baixo. que merda….disse o mecanico que veio de fabrica
- Comentado por karina dos santos pereira em 26/12/09
Comprei um fox em março de 2009, e ao levar o carro para fazer a 1 revisao necessaria, informei ao funcionario que o motor estava fazendo um barulho estranho, e o mesmo me respondeu simplesmente que era normal e caso encontrasse algum problema, seria solucionado. Apos 3 dias da revisao, o carro simplesmente nao pegou, foi pegar apos 3 horas, nao consegui ate hoje entender o motivo. Enfim, o carro continuava com o barulho e as vezes tinha dificuldade ao ligar. Entao decidi levar novamente a concessionaria localizada na leopoldina, porem na epoca fiquei sabendo que ainda poderia ter mais um problema com o carro que seria a troca do oleo, o que possivelmente esta fazendo barulho. Alem disso, ao verificar o carro por inteiro, verifiquei que o encosto do banco dianteiro estava descosturado na parte de baixo, o que esta claro que veio de fabrica, pois há falha na costura. Com isso mandei um e-mail a concessionaria informando todos os defeitos do carro e a mesma me retornou marcando para um sabado. Ao chegar na concessinaria, a recepcionista informou que deveria voltar outro dia, pois o tipo de serviço que eu queria fazer nao fazia de sabado e que deveria voltar na semana e levaria 2 dias uteis. Briguei com ela, mas nao adiantou nada, como vi que nao ia resolver tentei entrar num acordo, onde teria que receber um carro reserva, pois meu noivo usa o carro pra trabalhar e como trabalha numa empresa localizada na castelo branco de madrugada, nao poderia ficar sem o carro. A mesma ainda me informou que nao teria como disponibilizar o carro reserva, liguei na VW e recebi a mesma informação, entao aproveitei que estaria em viagem de 19/12 a 23/12 e deixei o carro na concessionaria. E no dia 23/12 os mesmo, apos muita demora, pois nem sabiam o que realmente o carro tinha, me informou que o carro deveria ficar lá até dia 20 de janeiro mais ou menos, pois teria o motor trocado. Tentei entao pedir um carro reserva, mas nao consegui, me informaram qeu eu nao teria direito, pois o carro foi para a concessionaria pq eu levei e nao pelo guincho da VW. E ainda me informaram que teria direito a 2 dias. Entao eu pergunto: Eles so me dao carro reserva se o guincho for acionado, porem só posso chamar o guincho se o carro tiver um pane, ou seja, impossibilitado de rodar. Se o carro ta andando pra que vou chamar o guimcho? Outra coisa, se o carro vai ficar varios dias como vou ter apenas 2 dias de carro reserva, nao vai aliviar o transtorno em nada. Porem apos muita briga, ainda mais pq na concessionaria ninguem sabia me dizer o qeu estava acontecendo com o carro, pois a pessoa que tinha verificado o carro estava de folga, nunca vi isso, retirei o carro pois eles acharam a ficha de entrada do carro, mas antes mesmo de retirar o carro nao ligava e teve que dar uma carga na bateria. Alem de deixar o carro pra arrumar, eles ainda pioram mais. Agora eestou esperando o motor chegar, cuja previsao é para final de janeiro. Agora quero saber se os dias que forem trocar o motor irao me dar carro reserva. E um abuso, o que a w esta fazendo, o carro esta parado por culpa deles, que quiseram economizar e acabaram fazendo cagada, No meu ver a VW deveria dar o carro reserva ate o carro ficar pronto, pois a culpa é dela.
Agora em relação a documentação me recuso aceitar um docuemnto que conste o motor trocado, já que isso fara com que o carro seja desvalorizado. Eu mesma jamais compraria um carro que tivesse o motor trocado, pois indica que ja teve um problema e possivelmente terá. Agoar estou eu no final do ano impossibilitada de viajar, pois o carro pode me deixar na mao, e apos as festas vou trabalhar com medo de parar na castelo branco de madrugada. Bom vou aguardar a VW, mas espero qeu resolva logo o meu problema.
tenho um fox 2007 2008 plus 1.6 queria saber qual defeito que da nas nele se vcs tem um em gual meu mande recado obrigado