Flávio Citro - Direito Eletrônico

Defeito misterioso atinge motor de 300 automóveis Gol, Fox e Voyage 1.0 fabricados desde o ano 2008.

motorgolDefeito misterioso atinge motor de Gol, Fox e Voyage

Montadora admite falhas em pelo menos 300 automóveis 1.0 fabricados desde o ano passado. Concessionários dizem que pode haver milhares de carros afetados. Um dos primeiros sinais é a baixa do nível do óleo e ruídos

Um problema misterioso nos motores 1.0 flexível 1.0 VHT, da Volkswagen, está afetando modelos como Gol G5 (nova geração), Voyage e Fox. A fabricante admite a existência de defeito, mas informa que ainda não conseguiu identificar sua origem. “Divulgaremos um parecer em dois ou três meses”, diz João Alvarez Filho, gerente-executivo de Engenharia da empresa. “Temos conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com o motor 1.0, nenhum com o 1.6.” Segundo concessionários da marca, pode haver milhares de veículos com o problema.

Consumidores relataram queda no nível de óleo do motor, que passa a apresentar um barulho constante. “Parece ruído de tucho (peça do cabeçote) batendo ou virabrequim (parte inferior do motor) rajando”, diz Alvarez. Esses depoimentos são constantes em páginas da internet e comunidades de sites de relacionamento dedicadas à VW. A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0, mas Alvarez diz que há casos também com Voyage e Fox, os outros carros equipados com o 1.0 VHT.

A maior parte dos veículos com problemas tem entre 10 mil e 15 mil km rodados, mas há relatos de modelos mais recentes. “O meu Gol foi para a concessionária com barulho no motor aos 700 km”, diz Fábio Vieira. Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo. E em decorrência disso, surgem problemas em diversos componentes. Uma das peças que mais tem sido afetada – e trocada – é o cabeçote. Mas são comuns os casos em que é preciso substituir todo o motor.

Foi o que ocorreu com Hugo Barros, cujo Gol com 10 mil km teve o motor 1.0 trocado. “O carro começou a fazer barulho de válvula batendo e disseram que era problema no bloco e no cabeçote”, conta. “O meu foi entregue em 18 dias e, na autorizada, vi que os motores de outros cinco Gol estavam sendo substituídos.”

Já no Gol de Rafael Iwata, apenas o cabeçote foi substituído, mas quando o carro tinha somente 500 km rodados. “Me entregaram o Gol reparado em 30 dias e hoje, aos 14 mil km, ele não apresenta mais problemas.”

O que falta à Volks identificar é a origem do problema. “Por não se tratar de um defeito que compromete a segurança, não faremos recall”, diz Alvarez. Nas autorizadas, reclamações começaram a aparecer há cerca de três meses. Se o defeito for em todos os Gol, Fox e Voyage com o 1.0 VHT, e não apenas num lote, mais de 420 mil carros podem estar ameaçados.

Seus direitos

Márcia Oliveira, técnica do Procon-SP, diz que o cliente pode exigir a troca de todo o motor, não apenas de uma peça, se provar que a substituição parcial desvalorizará o veículo. “A troca do carro eu acho improvável”, afirma. “É preciso entrar na Justiça, o que é caro e demorado. As montadoras vencem pelo cansaço.”

Josué Rios, advogado e consultor do JT, diz que se o caso não for solucionado definitivamente em 30 dias, a fabricante tem de trocar o veículo do cliente por um novo.

Gerente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira afirma que se for constatado risco à segurança, a VW terá de fazer recall. “Mas desde já tem de alertar sobre a necessidade do reparo, sem esperar que o cliente procure uma concessionária.”

Jornal da Tarde Leandro Alvares, Luís Felipe Figueiredo, Michel Escanhola, Viviane Biondo e Tião Oliveira

http://www.jt.com.br/editorias/2009/10/24/eco-1.94.2.20091024.1.1.xml

Causa do problema será apontada em três meses

http://www.jt.com.br/editorias/2009/10/24/eco-1.94.2.20091024.2.1.xml

Concessionárias não receberam orientação de recall

http://www.jt.com.br/editorias/2009/10/24/eco-1.94.2.20091024.3.1.xml

Se houver troca é preciso tirar novo documento

http://www.jt.com.br/editorias/2009/10/24/eco-1.94.2.20091024.4.1.xml

Recalls Volks

http://www.jt.com.br/editorias/2009/10/24/eco-1.94.2.20091024.5.1.xml

Faça seu comentário (10)

Comentado por celsolaurentinodosantos em 12/10/11

tenho um fox 2007 2008 plus 1.6 queria saber qual defeito que da nas nele se vcs tem um em gual meu mande recado obrigado

Comentado por Luiz Carlos Pedroso em 8/10/11

Adquiri um FOX 2011/2012 em 10 de agosto de 2011, no dia 01/10/2011 o mesmo apresentou uma falha intermitente no painel elétrico, cerca de quatro vezes, os ponteiros de velocidade e rpm oscilavam entre 1000 rpm e 20 Km/h sem o motor estar ligado, em uma das vezes chegou a zerar o marcador de Km parcial e o horário do relógio, mas tambem antes desta data ja estava observando um ruido anormal no motor quando ligava o carro pela primeira vez no dia. Um ruido que apresentava apenas quando o carro estava com o motor frio, que durava aproximadamente dois minutos, sendo assim no dia 03/10/2011 levei para a concessíonaria onde adquiri, so obtive uma resposta no dia 06/10/2011 por volta das 16:00 horas, após análise de técnicos da VW ( FABRICA ) que foram acionados pela concessionaria e constataram a necessidade de troca do cabeçote e correia dentada, e o painel elétrico ainda estão analisando pois o defeito não apresentou com eles. Meu carro tem apenas 2010 Km rodados, acho um absurdo uma falha desta proporção, e ainda sou praticamente obrigado a aceitar tal manutenção pois os orgãos aprovam qualquer conserto sem troca do veiculo, fora os custos, financiei o mesmo em 60 meses e considero que se tudo der certo ficarei com um carro a meu ver com motor retificado. QUE DECEPÇÃO.

Comentado por Sidnei João Varanelli em 7/9/11

TENHO UM FOX 2009 , COMPREI ZERO ,AGORA ESTA COM 49.000 KM , COM O MOTOR JÁ BATENDO PARA FUNDIR , SEGUNDO A PROPRIA CONCESSIONARIA ABRÃO REZE AQUI DE SOROCABA , FIZERAM A INSPEÇAÕ COM TECNICOS DA VOLKS , PEDIRAM PARA AGUARDAR SE VÃO TROCAR OU NÃO O MOTOR , O TECNICO ACHOU QUE JÁ ESTAVA COM 49.000 KM , PORTANTO SERÁ DIFICIL A FABRICA FAZER A TROCA DO MOTOR

Comentado por lucas em 23/5/11

comprei um fox 1.0 2008,começou acender a luz de oléo,e barulho de tucho.com 15 mil km estourou o cabeçote e comando………..gastei na parte de cima 2,500,00.

Comentado por EDSON S. CARVALHO em 22/10/10

eu comprei um crossfox 1,6 fex 2005/2006e ele está com esse problema motor fazendo barulho luz do oleo fica acessa no painel levei na consecionaria autorizada e eles falaram que tem que trocar o motor .Putz acho uma sacanagem ter que desembolsar cerca de 6 mil reais por um motor novo se esse e um problema de fabrica.

Comentado por lourdes em 21/8/10

comprei um gol G5 2010, desde maio o motor começou a fazer um barulho ..depois que fiz a revisão o barulho ficou mais acentuado, ainda mais pela manha, na primeira partida é que se ouve melhor….
num sei não…eu até pensei que eu podia estar enganada..mas depois do que vi aqui a VW está deixando a desejar..eu eu vou procurar resolver o meu problema antes que expire todas as minhas garantias.

Comentado por vilma em 4/4/10

tenho voyage 2010, ja me deu tanto problema ja fui umas dez vezes na concessionario, o banco trazeiro bate desde o terceiro dia que comprei, eles nunca conseguiu arrumar, arruma depois de 8 dias começa tdo de novo, o motor tava tdo sujo de oleo, fui na concessionaria viraoa que tinha baixado o oleo, ta batento muito o motor um barulho muito estranho, foi acionar a consecionaria trescinco de cuiaba, pois quero meu dinheiro de volta ou outro carro, afinal paguei r$ 46,000 nessa bomba se arrenpedimento matasse ja estaria morta, vamos denuncia nao podemos deixar em puni afinal eles ganha milhoes ensina da gente e vende essa bomba pra nos.

Comentado por Wagner Ferreira em 7/1/10

tenho um fox que adquiri em maio de 2009. Tem somente 11.000 Km rodados. A luz do EPC acendia constantemente e eu o levava à concessionária e eles devolviam o carro dizendo que estava tudo certo. Ocorre que o motor começou a falhar e o carro já foi guinchado pela montadora duas vezes. Neste momento ele se encontra na oficina da VW pois mais uma vez o motor perdeu a força. Propus à concessionária que ela recebesse o carro pelo valor de mercadoe eu compraria outro, porém, eles só pagam no meu carro o valor R$ 24.500,00. Comprei o carro a 8 meses, com defeito e eles querem que eu tenha uma perca dessas! Fui ao Procom e ofertei uma reclamação. Marcaram uma audiência e eu espero que cheguemos a um acordo. Caso isso não seja possível, entrarei com uma ação na Justiça. O problema é que nesta há uma grande demora (sou advogado e vejo meus clientes sofrerem com isso). Mas, será a última saída. Claro que se necessitar de processo pedirei danos morais cumulativamente, tendo em vista o abalo que venho passando. Neste ponto, pondero que os vizinhos quando viram o carro sendo guinchado pela última vez comentaram que eu não estava pagando-o; sendo que eu já adimplir todo o veículo. Por fim, resta relatar que mesmo após a retirada do carro da concessionária, somente o utilizarei dentro da cidade, pois como o motor perde a força repentinamente, estava correndo risco de morte quando viajava com o meu carro em auto-estradas. Vejam que coisa engraçada: comprei um carro novo para ter mais segurança nas viagens que faço nas cidades onde tenho escritório e acabo me socorrendo de carros mais velhos empretados por familiares que me oferecem segurança de verdade. Quem porventura houver tido o mesmo problema entre em contato por e-mail para que possamos dicutir possíveis soluções.

Comentado por fabiano em 6/1/10

comprei um cross fox 08/09 1.6. tenho ele 3 meses e agora ele esta com 12.000km e esta batendo o motor por baixo. que merda….disse o mecanico que veio de fabrica

Comentado por karina dos santos pereira em 26/12/09

Comprei um fox em março de 2009, e ao levar o carro para fazer a 1 revisao necessaria, informei ao funcionario que o motor estava fazendo um barulho estranho, e o mesmo me respondeu simplesmente que era normal e caso encontrasse algum problema, seria solucionado. Apos 3 dias da revisao, o carro simplesmente nao pegou, foi pegar apos 3 horas, nao consegui ate hoje entender o motivo. Enfim, o carro continuava com o barulho e as vezes tinha dificuldade ao ligar. Entao decidi levar novamente a concessionaria localizada na leopoldina, porem na epoca fiquei sabendo que ainda poderia ter mais um problema com o carro que seria a troca do oleo, o que possivelmente esta fazendo barulho. Alem disso, ao verificar o carro por inteiro, verifiquei que o encosto do banco dianteiro estava descosturado na parte de baixo, o que esta claro que veio de fabrica, pois há falha na costura. Com isso mandei um e-mail a concessionaria informando todos os defeitos do carro e a mesma me retornou marcando para um sabado. Ao chegar na concessinaria, a recepcionista informou que deveria voltar outro dia, pois o tipo de serviço que eu queria fazer nao fazia de sabado e que deveria voltar na semana e levaria 2 dias uteis. Briguei com ela, mas nao adiantou nada, como vi que nao ia resolver tentei entrar num acordo, onde teria que receber um carro reserva, pois meu noivo usa o carro pra trabalhar e como trabalha numa empresa localizada na castelo branco de madrugada, nao poderia ficar sem o carro. A mesma ainda me informou que nao teria como disponibilizar o carro reserva, liguei na VW e recebi a mesma informação, entao aproveitei que estaria em viagem de 19/12 a 23/12 e deixei o carro na concessionaria. E no dia 23/12 os mesmo, apos muita demora, pois nem sabiam o que realmente o carro tinha, me informou que o carro deveria ficar lá até dia 20 de janeiro mais ou menos, pois teria o motor trocado. Tentei entao pedir um carro reserva, mas nao consegui, me informaram qeu eu nao teria direito, pois o carro foi para a concessionaria pq eu levei e nao pelo guincho da VW. E ainda me informaram que teria direito a 2 dias. Entao eu pergunto: Eles so me dao carro reserva se o guincho for acionado, porem só posso chamar o guincho se o carro tiver um pane, ou seja, impossibilitado de rodar. Se o carro ta andando pra que vou chamar o guimcho? Outra coisa, se o carro vai ficar varios dias como vou ter apenas 2 dias de carro reserva, nao vai aliviar o transtorno em nada. Porem apos muita briga, ainda mais pq na concessionaria ninguem sabia me dizer o qeu estava acontecendo com o carro, pois a pessoa que tinha verificado o carro estava de folga, nunca vi isso, retirei o carro pois eles acharam a ficha de entrada do carro, mas antes mesmo de retirar o carro nao ligava e teve que dar uma carga na bateria. Alem de deixar o carro pra arrumar, eles ainda pioram mais. Agora eestou esperando o motor chegar, cuja previsao é para final de janeiro. Agora quero saber se os dias que forem trocar o motor irao me dar carro reserva. E um abuso, o que a w esta fazendo, o carro esta parado por culpa deles, que quiseram economizar e acabaram fazendo cagada, No meu ver a VW deveria dar o carro reserva ate o carro ficar pronto, pois a culpa é dela.
Agora em relação a documentação me recuso aceitar um docuemnto que conste o motor trocado, já que isso fara com que o carro seja desvalorizado. Eu mesma jamais compraria um carro que tivesse o motor trocado, pois indica que ja teve um problema e possivelmente terá. Agoar estou eu no final do ano impossibilitada de viajar, pois o carro pode me deixar na mao, e apos as festas vou trabalhar com medo de parar na castelo branco de madrugada. Bom vou aguardar a VW, mas espero qeu resolva logo o meu problema.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br